Ter um negócio próprio é o sonho de muitas pessoas, infelizmente a maioria delas não começam por medo ou não saber por onde iniciar esse processo, mas, o primeiro passo é mais obvio do que parece, você deve abrir empresa, tá, mas como faço isso em Lauro de Freitas?
Quando pensamos em abrir empresa, normalmente vem na mente algo super complicado e burocrático, mas nem sempre precisa ser assim, com o avanço da tecnologia e o impacto da pandemia do COVID-19 no mundo digital, uma grande parte dos processos demorados e burocráticos hoje são feitos de maneira online.
Outra questão bem recorrente é saber quando abrir empresa é realmente necessário e cabe na situação, o que muda e quais são as vantagens, afinal, junto com o CNPJ vem o pagamento obrigatório de alguns impostos, e será que mesmo assim vale a pena? Continue lendo para descobrir.
Quais são as vantagens de abrir empresa?
Apesar de focarem mais na parte “ruim” existem algumas vantagens para aqueles que abrem empresa, que abrangem desde o âmbito financeiro até o de relacionamento com clientes e funcionários.
Quando se tem ou está começando um negócio, altas quantias estão comumente envolvidas, e os bancos tem ciência disso, acontece que nem todas as pessoas físicas conseguem empréstimos altos suficientes para investir, e quando conseguem, pagam o dobro de taxa.
Para aqueles que tem o cadastro nacional de pessoa jurídica ou CNPJ, os bancos liberam com mais facilidade esses empréstimos mais altos e possibilitam o acontecimento de crédito bancário maiores, a diferença também se encontra nas taxas cobradas em cima desse dinheiro que o banco disponibiliza.
Enquanto um empréstimo feito para uma pessoa física teria uma taxa de 22%, uma empresa com CNPJ paga apenas 11% de taxa. Isso acontece porque os riscos que os bancos correm com essas empresas são menores do que para uma pessoa física, até porque os bancos sabem das necessidades que as empresas tem.
Para os casos em que a empresa fique devendo o banco e consequentemente, endividada, seu responsável não fica com todos os seus bens passíveis de penhora, e se mesmo assim, uma situação dessas acontecer, existe um limite para cada sócio de acordo com seu patrimônio e parte.
Uma vantagem muito utilizada em abrir um CNPJ é a possibilidade da emissão de nota fiscal, principalmente para prestação de serviços mais autônomos, é bem comum de empresas não pagarem o valor acordado em contrato por precaução, caso a pessoa não emita uma nota fiscal referente ao serviço prestado.
A abertura de empresa garante os benefícios da aposentadoria, a segurança maior que a carteira assinada entrega, o pagamento de INSS e FGTS, e o melhor de tudo, sendo fiscalizado e protegido pelas leis do trabalho reunidas na CLT.
A boa relação com os fornecedores também é fortalecida pelo registro da empresa, elas passam mais segurança, tem bons históricos de prazos de pagamentos e cedem alguns descontos a mais que uma pessoa física dificilmente recebe.
Para completar, a empresa que possui CNPJ pode prestar serviços ou vender algum produto para órgão públicos, e ainda participar de licitações, e posteriormente, fornecer serviços e produtos em quantidades maiores e por um período prolongado a instituições públicas.
Como faço para abrir empresa em Lauro de Freitas?
Antes, para abrir uma empresa, você teria que ir até uma junta comercial só para dar entrada nesse processo, hoje, todo esse caminho, da abertura do processo até o recebimento do certificado, é totalmente digital, ou seja, você pode abrir empresa sem sair de casa.
É importante se preparar para alguns gastos que esse processo envolve, eles variam de acordo com os métodos ou empresa que você escolheu, existem os custos de taxas como a da junta comercial, e certificados digitais de cada sócio.
Antes de iniciar esse processo, é necessário definir qual será a natureza jurídica da sua empresa, ele deve ser pensada para representar qual será o perfil da empresa, são cinco tipos diferentes de naturezas jurídicas.
Primeiramente temos o MEI, no qual a empresa possui apenas um empresário, e poucos funcionários. O MEI é comumente usado pelos autônomos, e fatura em média 6 mil reais por mês. Em seguida temos o empresário individual, nesse caso a empresa pode faturar como microempresa em torno de 360 mil anuais, 4 milhões anuais como empresa de pequeno porte nacional, e passar disso em outras tributações.
A modalidade EIRELI exige que o capital social do empreendedor atinja um valor mínimo de 100 salários mínimos para abrir, ela é representada por apenas um empreendedor, que tem o maior capital de investimento, seu faturamento varia assim como no caso do empresário individual.
Aquele LTDA no final dos nomes das empresas é também uma modalidade. Nesse caso, é abertura da empresa é feita por uma ou mais pessoas, tem também a Sociedade Limitada Unipessoal, que é um pouco mais recente que as anteriores. Aqui o empresário individual pode trabalhar sem o auxílio dos seus sócios, mas garantindo a proteção patrimonial dos seus bens pessoais, já que essa natureza jurídica protege os bens pessoais do empresário em caso de problemas financeiros.
Após decidir qual natureza se encaixa melhor ao seu modelo de negócio, você precisará de alguns documentos dos sócios ou titular da empresa, são eles o documento de identificação (RG, CPF ou CNH), endereço residencial, profissão, telefone para contato, endereço eletrônico e estado civil.
De informações da empresa, você precisará do endereço comercial, a razão social, endereço eletrônico, telefone para contato, capital social, qual será a participação de cada sócio, quais serão as atividades dela e o nome fantasia.
Com esses documentos em mãos, ou de maneira digital, você irá solicitar viabilidade na Junta comercial mais próxima de você, depois aguardar a sua aprovação, para poder solicitar o DBE na Receita Federal e também esperar que seja aprovado, para finalmente, com os dois aprovados, integralizar o DBE na viabilidade.
Feito isso basta pagar as taxas de abertura, dar entrada no processo digital, assinar todos os documentos necessários com o certificado digital do CPF e por fim, protocolar os documentos, ao final desse processo, o CNPJ, contrato social e inscrição Estadual estarão liberados para retirada de forma digital.
Eai? Conseguiu entender como funciona o processo para abrir empresa em Lauro de Freitas?
Para mais leituras como essa, acesse nosso site!
Entre em contato conosco: WhatsApp: 71 3052-1011/ instagram @Consulfis
E se você precisar de ajuda, a ConsulFis Contabilidade está do seu lado!
Nosso processo de abertura de empresa é completo, com toda orientação devida!
Comentários: