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Como abrir uma sociedade de advogados em Salvador (Bahia)?

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Como abrir uma sociedade de advogados em Salvador (Bahia)?

03/07/2020 Contabilidade para advogados

Saiba como abrir uma sociedade de advogados em Salvador (Bahia)

Abrir uma sociedade de advogados em Salvador (Bahia)s apresenta muitos obstáculos. 

No entanto, a universidade não ensina como fazer negócios como advogado. Ela “apenas” ensina a avaliação legal de fatos estabelecidos ou verificáveis do passado.
Por outro lado, uma decisão empreendedora é baseada na realização de previsões sobre o futuro. 

Ou seja, esses dois pontos acabam contraponto um ao outro, tornando ainda mais desafiador o objetivo de advogar em sua própria sociedade.

Porém, hoje vamos te mostrar como essa “contradição” pode ser conciliada e como abrir uma sociedade de advogados em Salvador (Bahia).

Etapa 1: admissão como advogado

A aprovação na faculdade não significa automaticamente que você é um advogado. 

Pelo contrário, uma admissão na OAB (Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil) deve, primeiro, ser concedida. Somente após isso é que você pode, de fato, exercer a profissão.

Etapa 2: considerações preliminares necessárias

Se você deseja trabalhar como advogado numa sociedade de advogados, antes de abrir uma sociedade de advogados em Salvador (Bahia), precisa fazer algumas considerações preliminares no nível macro, para desenvolver o modelo de negócios jurídico:

  • Realizar a criação de uma sociedade de advogados com amigos ou não?
  • Que forma legal devo seguir para abrir uma sociedade de advogados em Salvador (Bahia)?
  • Quais áreas do direito devem ser cobertas?
  • Onde faz mais sentido iniciar (por exemplo, cidade ou estado)?

Além disso, as considerações preliminares também devem ser feitas no nível micro empresarial: 

  • Estratégias e objetivos concretos devem ser elaborados;
  • Planejamento corporativo (finanças, liquidez e investimento);
  • Aquisição de clientes;
  • Gestão de pessoas;
  • Gestão de escritórios e contabilidade.

Outras considerações preliminares na área orientada para o cliente também são necessárias, por exemplo, para a biblioteca ou banco de dados planejado e para implementar a proteção de dados.

Etapa 3: implementação do modelo de negócios

A implementação do modelo de negócios começa com o registro de trabalho na administração fiscal. 

Obviamente, ao abrir uma sociedade de advogados em Salvador (Bahia), também deve ser fornecido o material necessário, como espaço, equipamento de trabalho, material de escritório e possivelmente um veículo de trabalho.

Algumas precauções de segurança também são necessárias, como equipamentos de primeiros socorros e extinção de incêndio.Nesta fase de como abrir uma sociedade de advogados em Salvador (Bahia), pode ser necessário contratar pessoal, sob a forma de secretariado ou assistente. 

Vale lembrar que, ao contrário do assistente, o secretariado está em um forte nível hierárquico. Ele funciona apenas em tarefas atribuídas, enquanto o assistente trabalha de forma independente em determinadas áreas. 

A aparência (a chamada identidade corporativa) também é importante. 

É essencial que as cores e o tipo de letra da empresa sejam sempre os mesmos, especialmente em papel timbrado, cartões de visita e letreiros da empresa.

Etapa 4: aquisição do cliente

A aquisição de clientes geralmente é realizada por um marketing inteligente, o que requer um modelo de negócios bem pensado. 

No entanto, as medidas de marketing são limitadas: os limites legais surgem, como a objetividade e publicidade para atividades individuais.

No entanto, por exemplo, são permitidos sites significativos, brochuras da empresa, palestras, publicações e eventos de clientes, bem como redes em geral.Além disso, as expectativas de potenciais clientes fazem parte do marketing. 

Essas expectativas variam de acordo com o grupo-alvo do cliente e as mais importantes incluem processos profissionais como:

  • Processamento oportuno e apropriado;
  • Resolução de conflitos;
  • Domínio no assunto;
  • Estrutura de taxas transparente;
  • Linguagem compreensível;
  • Manuseio amigável;
  • Confiabilidade;
  • Acessibilidade;
  • Velocidade no processamento;
  • Horário de funcionamento ;
  • Possibilidades de visitas domiciliares.

Tudo isso deve basear-se nas respectivas expectativas dos clientes. 

Além disso, o boca a boca é, geralmente, o melhor marketing, pois, aqueles que atendem às expectativas dos clientes, são recompensados ​​com a publicidade apropriada realizada pelos mesmos.

Etapa 5: vendas e lucros

O lucro de um sociedade de advogados depende em grande parte do volume de negócios alcançado. 

A rotatividade depende do número e da solvência (estado do devedor que possui seu ativo maior do que o passivo) dos clientes. 

Logo, não é incomum que o volume de negócios necessário para o lucro geralmente seja alcançado somente um certo tempo depois de abrir uma sociedade de advogados em Salvador (Bahia). 

Até lá, o lucro operacional não será suficiente para sobreviver. 

Portanto, esse período também deve ser financiado, o que exige maior credibilidade.
 
Etapa 6: contabilidade 

Os requisitos legais de contabilidade, bem como das leis tributárias e profissionais. 

Abrir uma sociedade de advogados em Salvador (Bahia) implica em várias obrigações fiscais, como:

  • As obrigações de imposto sobre vendas são, por exemplo, a declaração mensal de imposto sobre vendas (a chamada tributação real), enquanto as obrigações de imposto sobre a renda, por exemplo, são a declaração anual do imposto de renda e os adiantamentos trimestrais.

Além disso, devem ser feitas deduções e relatórios mensais do imposto de renda.

Etapa 7: cumprimento das obrigações profissionais
O advogado tem muitos deveres profissionais resultantes da OAB, em particular confidencialidade, consciência e independência.

Há também uma proibição de interesses conflitantes. 

Além do mais, é necessária maior atenção ao tratar de fundos ou publicidade de terceiros. 

Vale dizer que o advogado independente também é obrigado a contratar um seguro de responsabilidade civil.

A seguir, veja como colocar em prática um plano de negócio para abrir uma sociedade de advogados em Salvador (Bahia).

Plano de negócios para abrir sua sociedade de advogados em Salvador (Bahia)

1. Análise de mercado

Nas grandes cidades em particular, o leque de advogados em oferta é geralmente muito grande. 

Para descobrir a oferta real, vale a pena dar uma busca na OAB, no Google Maps ou no diretório telefônico ou comercial clássico. 

Idealmente, é bom ter advogados locais em seu círculo de conhecidos ou amigos, assim, pode perguntar como está a situação real do mercado. 

Estudos e estatísticas sobre a competição também podem ser encontrados online. 

Para se aprofundar ainda mais no mercado, vale a pena observar a presença online dos concorrentes: como os outros se posicionam? Quais áreas especializadas são particularmente fortes e quais são menos?

Tudo isso faz parte do processo de como abrir uma sociedade de advogados em Salvador (Bahia).

2. A localização

Ao escolher um local para uma sociedade de advogados recém-criado, é essencial que ele esteja bem conectado à rede de transporte público. 

A proximidade dos tribunais locais também pode ser uma vantagem competitiva.

No entanto, os dois fatores de localização afetam o preço do aluguel. 

Antes de decidir sobre um escritório, você precisa fazer uma visita ao local e obter sua própria impressão: 

Como o ambiente afeta você e, portanto, seus clientes? 

O escritório é fácil de encontrar ou está oculto? 

Existem oportunidades para publicidade ao ar livre ou pelo menos para um grande letreiro para uma sociedade de advogados? 

Existem vagas de estacionamento nas proximidades? 

Você deve se perguntar essas e outras perguntas para avaliar um bom local para abrir uma sociedade de advogados em Salvador (Bahia).

3. A oferta: O que eu quero oferecer?

A pergunta “O que você oferece?” não é menos importante do que a pergunta “O que a competição oferece?” 

Em quais questões legais você se concentra? 

Que qualificações e experiências você tem para atender aos desejos dos clientes? 

Por qual remuneração você oferece seus serviços para que eles se ajustem tanto à concorrência quanto aos clientes e, ao mesmo tempo, cubram seus custos de operação? 

Dessa forma, busque analisar bem o que você vai oferecer ao abrir uma sociedade de advogados em Salvador (Bahia).

4. Os custos de fundar e administrar o negócio

Quando você decide abrir uma sociedade de advogados em Salvador (Bahia), precisa ter claro que  existem custos obrigatórios ao iniciar e, posteriormente, custos fixos em execução. Para a base real, você deve calcular os seguintes fatores:

  • Custos de aluguel de escritórios, isto é, taxas de corretagem e custos de renovação.

Dica: Se você deseja começar pequeno, seu primeiro escritório também pode ser uma sala separada em seu apartamento particular, desde que você possa ser contatado por telefone ou email.

    • Equipamento inicial do escritório, por exemplo, móveis, recursos como impressora e sistema telefônico, material de escritório, livros especializados e, possivelmente, a compra de um carro comercial
    • Custos de consulta para a fundação, por exemplo, para consultores fiscais ou custos de seminários.
  • Medidas iniciais de publicidade

Os principais custos contínuos incluem:

    • Custos de aluguel e manutenção de escritórios, por exemplo, limpeza regular terceirizado.
    • Custos operacionais gerais, por exemplo, material de escritório, seguro, telefone e internet, eletricidade e água, custos operacionais do carro da empresa.
    • Custos de aquisição e publicidade, como viagens e entretenimento, gastos com medidas de publicidade e presentes para clientes.
  • Custos de profissionalização
  • Se aplicável, custos com pessoal, como salários, contribuições do empregador para seguros, despesas com busca e treinamento de pessoal, administração e benefícios adicionais.
  • Impostos, contribuições para associações, câmaras e seguros de responsabilidade profissional, juros e pagamentos de principal.
  • Serviços de suporte, como a administração fiscal.
  • Depreciação, por exemplo, para o seu equipamento técnico ou o carro da empresa.

Um orçamento anual para despesas imprevistas também é difícil de calcular, mas, ainda sim, é recomendado. 

Basicamente, você sempre deve planejar um buffer financeiro (reserva técnica de dinheiro) para os primeiros anos após abrir uma sociedade de advogados em Salvador (Bahia).

Depois de identificar todos os custos iniciais e de operação esperados, é relativamente fácil calcular quanto qual a taxa horária ou diária que você deve trabalhar para obter vantagens econômicas com sua sociedade de advogados. 

5. Financiando sua sociedade de advogados em Salvador (Bahia)

Independentemente de você começar com uma sociedade de advogados em seu próprio apartamento ou um escritório maior em escritórios alugados, iniciar uma sociedade de advogados sempre custa dinheiro. 

Para poder iniciar com sucesso e “em paz”, meios financeiros suficientes devem estar disponíveis. 

Tenha em mente que a quantidade de patrimônio determina como serão as condições para o empréstimo: quanto mais você trouxer de suas próprias mãos, mais barato será. 

Para capital de terceiros, empréstimos bancários geralmente são destinados. 

Preste atenção especial às condições: quanto custam os juros e, a partir de quando, quanto dinheiro deve ser reembolsado (reembolso). 

Os pagamentos de reembolso também são (ou especialmente) importantes para um empréstimo privado de parentes ou amigos: aqui, você também deve fazer acordos firmes e aderir a eles, porque nada pode destruir um bom relacionamento tão rapidamente quanto o assunto cansativo do dinheiro.Além do financiamento por meio de ações e dívidas, que você precisará pagar em algum momento, também existem opções de financiamento: o governo federal ou estados federais. 

6.Marketing e aquisição

Quem são seus clientes e como você os alcança? 

Esta é a pergunta central que você deve gastar muito tempo respondendo ao abrir uma sociedade de advogados em Salvador (Bahia).

Primeiro, “mentalize” uma imagem realista de sua clientela: e onde eles moram e como vivem? 

Que recursos financeiros eles têm à disposição? 

Que mídias eles usam? 

Como eles falam e como querem ser abordados? 

Que conselho legal eles têm?As chamadas “personas” são frequentemente usadas pelo pessoal de marketing para executar mentalmente várias medidas de publicidade durante o planejamento e descobrir possíveis fraquezas, mas também para identificar potenciais. 

Personas representam um usuário arquetípico específico e, portanto, um único grupo-alvo. 

Cada figura da persona é equipada com características e características distintivas, como um trabalho típico e a renda associada, situação familiar e de vida, hobbies e comportamento de compras e informações.
Com base nessas considerações, você deve determinar como e por quais canais deseja divulgar sua sociedade de advogados e como adquirir novos clientes. 

Um site próprio agora faz parte do equipamento básico, mas uma entrada em mecanismos de pesquisa e diretórios comerciais especiais também podem fazer sentido. 

Você também pode colocar anúncios em mecanismos de pesquisa e portais especializados por uma taxa. 

Se você preferir segmentar pessoas mais velhas, a publicidade clássica em jornais e revistas ainda é uma ferramenta possível.Para transmitir uma imagem uniforme de você e seu desempenho em todas as medidas de publicidade, também vale a pena considerar criar uma identidade corporativa (IC) logo que abrir uma sociedade de advogados em Salvador (Bahia).

Como deve ser seu logotipo? 

Como seu site pode ser projetado? 

Quais cores e fontes você usa? 

Dependendo dos seus recursos financeiros, vale a pena contratar um designer gráfico para desenvolver e implementar seu IC. Também existem especialistas para colocar publicidade paga na Internet.

Sendo assim, gostou de saber como abrir uma sociedade de advogados em Salvador (Bahia)? Deixe um comentário com suas dúvidas ou experiências.

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