Dê fim às suas dúvidas sobre a Sefaz – BA conferindo o esclarecimento das principais dúvidas
Saiba como funciona a Sefaz – BA e de que forma ela impacta o seu negócio na Bahia
Manter a completa conformidade de um negócio exige diversos conhecimentos e o cumprimento de diversos processos indispensáveis para que tudo esteja em ordem.
Dessa forma, você, empresário na Bahia, deve se atentar a todos os detalhes que são responsáveis por garantir o funcionamento em regularidade do seu negócio.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para falar sobre um órgão que impacta diretamente o seu negócio de diversas maneiras: Sefaz – BA.
Apesar de serem inerentes ao cotidiano de empresários na Bahia, é comum que ainda existam muitas dúvidas sobre o assunto, por isso selecionamos as 5 principais e vamos esclarecê-las para você ao longo deste artigo.
Sendo assim, vamos ao conteúdo!
Sefaz – BA: Por que é importante conhecê-la?
A Sefaz – BA é um órgão de extrema importância e que impacta diretamente a regularidade fiscal do seu negócio.
Ou seja, é importante saber do que se trata para que você saiba como proceder e como acionar os serviços conforme for necessário.
Sendo assim, separamos as principais dúvidas voltadas ao funcionamento deste órgão, de forma que você tenha o direcionamento correto para quando necessitar de algum serviço.
Esclarecimentos sobre as 5 principais dúvidas sobre a Sefaz – BA!
Estudamos as 5 principais dúvidas e vamos trazer os esclarecimentos sobre cada uma delas, de forma a te direcionar da forma adequada.
1 – O que é a Sefaz – BA?
A primeira coisa que deve estar muito clara é o que é a Sefaz – BA e em quais momentos ela pode e deve ser acionada.
Sefaz é a sigla para Secretaria da Fazenda, nesta situação, do Estado da Bahia, sendo um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda.
Sua principal finalidade é cuidar das finanças públicas de cada Estado.
2 – Como consultar débitos na Sefaz – BA?
Por vezes, as obrigações com o Fisco podem ficar pendentes, o que leva à geração de débitos que devem ser quitados.
Para consultar, é preciso entrar no site da Sefaz – BA, acessar a “Inspetoria Eletrônica” e “Consulta de Dívida Ativa”; assim, basta informar os seus dados e ter ciência da situação.
3 – Como emitir um DAE?
Para emitir o DAE, também é necessário acessar o site da Sefaz – BA, sendo que a opção sobre o DAE está disponível na própria página de home.
Dessa maneira, é possível realizar o cálculo e a emissão.
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4 – Como consultar o parcelamento do ICMS?
A consulta do parcelamento do ICMS também pode ser acessada pela “Inspeção Eletrônica”, na aba de pagamentos, podendo realizar o cálculo e a emissão.
5 – Como imprimir o boleto do IPVA?
Por fim, a impressão do boleto IPVA também pode ser realizada pelo site da Sefaz-BA, sendo que cada vez mais os processos são realizados de forma online.
Para isso, o procedimento é o mesmo do ICMS, acessando a “Inspeção eletrônica” e realizando o processo de cálculo e de emissão do boleto.
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