Equilibrar as contas pode ser um verdadeiro desafio, principalmente para as empresas menores e que não contam com um time completo. Porém, é possível utilizar as ferramentas corretas para impulsionar os negócios e garantir que haja dinheiro o suficiente para pagar as contas, além de ter um lucro consistente. No caso, essa ferramenta é a Gestão Financeira direcionada para construtoras em São Paulo.
Por meio desse processo de gestão, é possível estruturar a empresa de modo que ela fique menos suscetível às oscilações do mercado. Inclusive, essa será a grande diferença entre as empresas que conseguem se sustentar a àquelas que fecham na primeira crise. Afinal, certamente o primeiro tipo de emprega utilizou alguma técnica de gestão financeira.
No entanto, muitas pessoas acreditam que a gestão financeira seja algo exclusivo para algum tipo de empresa ou então para as maiores empresas. Esse, porém, é um erro gravíssimo, pois toda empresa precisa ter consciência dos valores que entram e saem e precisam saber como utilizar esse dinheiro.
Por isso, nessa matéria você entenderá da importância da gestão financeira para um tipo de segmento empresarial específico: as construtoras do estado de São Paulo. Aqui, nosso objetivo será delimitar como acontece a aplicação da gestão, qual a sua relevância e algumas dicas para começar a implementar a gestão em construtoras.
Mas antes, vale ressaltar que elaborar um projeto de gestão financeira pode ser bastante difícil, sobretudo para pessoas que não possuem proximidade com a ferramenta. Porém, a boa notícia é que essas empresas podem contar com a ajuda da Consulfis!
Afinal, nós trabalhamos com excelentes profissionais de contabilidade que estão preparados para te ajudar na tomada de decisões do seu negócio. Para saber mais sobre o nosso trabalho, acesse o site.
O que é a Gestão Financeira para construtoras em São Paulo?
Talvez você já ouviu falar bastante sobre gestão financeira, mas não consiga de fato compreender o que ela seria. No caso, esse é o processo que visa gerir os recursos financeiros de uma empresa, o que inclui observar todos os valores que entram e saem, bem como orçamentos e fluxo de caixa.
Tudo isso com o objetivo de ter uma vista panorâmica do negócio para que seja possível reconhecer os pontos de melhoria e os destaques da empresa. Logo, podemos dizer que pela gestão financeira podemos de fato reconhecer qual o estado da empresa hoje. Bem como podemos responder à pergunta: esta empresa está gerando prejuízo ou lucro?
Porém, podemos dizer que a gestão financeira vai muito além. Isso porque por meio desse processo é possível estabelecer metas para as finanças. Por exemplo, é possível estabelecer metas para economizar dinheiro ou para aumentar os lucros.
E mais! Na gestão financeira se pensam nos passos necessários para alcançar as metas previamente estabelecidas. Dito isso, não fica difícil imaginar o porquê as empresas que praticam a gestão financeira possuem destaque em detrimento daquelas que não a prática, não é mesmo?
A gestão financeira aplicada às construtoras
As construtoras no geral são empresas que podem evoluir muito com a gestão financeira, bem como podem sofrer muito prejuízo com a falta dela. Afinal, trata-se de um segmento econômico que é muito suscetível às variações do mercado e que lida com diversas demandas financeira ao mesmo tempo.
Por exemplo, uma construtora lida com a compra e estoque de materiais de construção, pagamento de funcionários, empréstimos, tributos e muito mais. Tudo isso implica numa série de fluxos financeiros que precisam da observação correta. Caso contrário, é provável que exista um grande prejuízo financeiro.
Mais precisamente na cidade de São Paulo, essa necessidade pode ser ainda mais perceptível. Isso porque não podemos negar que o maior polo econômico do Brasil também oferece muitas oportunidades para o setor da construção civil. No entanto, é preciso fazer um bom uso da gestão financeira para que o negócio possa crescer.
Por meio dessa ferramenta será possível pensar em deixar a empresa menos suscetível aos ciclos econômicos que podem prejudicar bastante alguns negócios. Ou seja, é saber aproveitar bem os momentos de muita demanda e trabalho para ter estabilidade nos momentos de menor intensidade.
Benefícios da gestão financeira para as construtoras de São Paulo
Certamente você já conseguiu notar diversos benefícios de usar a gestão financeira nas construtoras. No entanto, aqui nós iremos sintetizar alguns dos principais benefícios que podem te convencer a aplicar essa técnica nos seus negócios. Confira alguns exemplos:
Melhor controle de estoque
Quando não se há uma gestão financeira consistente, acontece que a empresa emprega gastos muito maiores do que deveria. Isso principalmente quanto ao estoque. Por outro lado, ao inventariar de forma correta os itens de estoque, realizar cálculos sobre o uso por período mensal ou anual, se pode economizar muito!
Mais facilidade em sanar problemas
Na ausência de uma gestão financeira eficiente, existe até uma dificuldade de encontrar os problemas que impedem a empresa de crescer. Por outro lado, ao mapear todo o fluxo financeiro, é possível reconhecer os pontos de melhoria e traçar estratégias para saná-los. Isso fará total diferença na hora de melhorar o desempenho financeiro da empresa.
Maior produtividade
Como acabamos de ver, a gestão financeira será essencial para resolver os problemas que impedem a empresa de crescer. Nesse sentido, o trabalho será muito mais fluído após se realizar toda a gestão de finanças. Isso inclui fazer com que o trabalho empregado tenha maiores resultados em consequência da melhoria financeira da empresa como um todo.
Como se faz uma gestão financeira?
Não existe apenas uma forma de realizar uma gestão financeira, mas sim diversas. No geral, podemos dizer que esse trabalho irá envolver o acompanhamento de todos os indicativos financeiros da empresa.
Para isso é possível gerenciar o capital de giro do negócio, criar relatórios de desempenho em diversas periodicidades e até mesmo utilizar sistemas e softwares de gestão. Certamente a gestão financeira também envolvem muitas reuniões para acompanhar os resultados e estabelecer metas para o futuro financeiro da empresa.
Conclusão
Realizar a gestão financeira pode ser o que uma empresa precisa para conseguir se destacar no cenário econômico em que se encontra. Inclusive para fins de vantagem competitiva, já que uma empresa com boa administração de seus recursos certamente irá se destacar quanto às demais.
Isso será ainda mais perceptível para as construtoras que lidam com uma série de demandas financeiras muito específicas para o tipo de negócio. Nesse sentido, é imprescindível que se utilize as técnicas da gestão financeira nessas empresas como uma forma de melhorar o desempenho como um todo.
Dito isto, vale dizer que se você precisa de ajuda para implementar a gestão financeira adequada para o seu negócio, então você precisa da ConsulFis. Nosso foco é ajudar empresas de todos os tipos a melhorar o seu desempenho por meio da melhoria do setor contábil e da gestão. Acesse nosso site e saiba mais sobre o nosso trabalho!
Comentários: