Para realizar uma abertura de empresa destinada à saúde, mais precisamente um consultório de fonoaudiologia, é necessário aprender sobre regularização, seleção do imóvel, administração, gestão financeira, marketing médico, e em certos casos, gestão de pessoas.
É comumente que profissionais que concluíram recentemente a graduação acadêmica queiram estruturar o seu próprio consultório, pois assim podem encontrar mais autonomia e uma considerável chance para se destacar em sua área.
No entanto, é relevante salientar que a abertura de um consultório de fonoaudiologia não é uma tarefa tão fácil, especialmente por conta de que em boa parte das grades curriculares não costumam disponibilizar conteúdos referente a gestão e administração da própria clínica.
De modo geral, para aqueles que decidem fazer a abertura de empresa voltada à saúde, é necessário saber que o mesmo não será só médico e sim um médico empreendedor.
Sendo assim, é necessário ter bastante dedicação e planejamento para conseguir abrir o próprio consultório e mantê-lo legal no mercado.
Prossiga com a leitura para mais detalhes!
Saiba mais
Os fonoaudiólogos lidam com as funções do nosso corpo encarregadas pela mastigação, respiração e deglutição. Então, isso quer dizer que o mesmo é um profissional que pode ter um alto índice de procura.
Portanto, se você está pensando em realizar abertura de empresa na área de Fonoaudiologia, deve ter a noção se quer trabalhar como pessoa física ou jurídica.
Então, para ajudar na tomada de decisão, um bom contador pode te auxiliar simulando as duas opções e mostrando os melhores caminhos para o seu negócio.
Todavia, se você escolher por montar a sua empresa como pessoa jurídica, precisará abrir um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Apenas após esse procedimento a sua companhia passa a existir legalmente para o governo e outras entidades.
Principais desafios de abrir um consultório de fonoaudiologia
Abertura de empresa sempre carrega diversos desafios em qualquer área. Quando o foco é referente ao mercado de saúde, pode ficar ainda mais complicado.
Dessa forma, por estarmos lidando com algo bastante delicado que é a saúde e bem estar dos pacientes, é comum que esse tipo de empreendimento necessite de algumas burocracias extras se for comparado com outros tipos de ramos.
Assim sendo, ao iniciar abertura de uma companhia, existem chances de que o empresário consiga esbarrar em alguns desafios, veja a seguir:
Não possuir experiência anterior com gestão administrativa
Muitos profissionais de saúde encontram-se nas primeiras vivências como empreendedores. Então, o conhecimento teórico da gestão administrativa de uma empresa é uma carta na manga, principalmente na parte inicial da abertura de empresa.
Por conta disso, ao abrir o consultório de fonoaudiologia, o médico empreendedor precisa procurar o máximo de conhecimento e agregar sócios ou parceiros que dominem essa questão.
Muitas tarefas ao mesmo tempo
É normal encontrar médicos empreendedores de primeira viagem que querem fazer tudo de uma vez só.
Contudo, é quase certeza que irá se tornar uma “bola de neve” e nada será feito de modo eficiente, tanto as administrativas quanto as médicas. Por isso, saber controlar e delegar cada parte é uma meta desde o início.
Problema em realizar o planejamento tributário
Entender como funcionam os impostos destinados a clínicas de fonoaudiologia é essencial para quem quer fazer a abertura de empresa.
Diante disso, no Brasil, as despesas referentes aos impostos ainda são ligadas ao complicado regime tributário, onde existe uma diversidade de tributos que precisam ser pagos para diferentes instituições.
Por conta disso, um dos primeiros procedimentos é organizar a gestão financeira do empreendimento e realizar o planejamento tributário junto a uma companhia de contabilidade.
Abertura de empresa para fonoaudiologia em Salvador
De modo geral, para abrir uma empresa com um CNPJ na área de fonoaudiologia, primeiramente junto com a prefeitura da cidade, você precisa saber se a clínica está devidamente autorizada a funcionar no lugar pretendido.
Além do mais, verifique com bastante atenção se já encontra uma empresa cadastrada com o mesmo nome selecionado por você.
Agora, após obter o sinal positivo desta breve consulta, o contrato social precisa ser elaborado e registrado no Cartório de Registro ou Junta Comercial do seu estado. Nesse passo, você precisa citar o nome, endereço, atividades, capital social, estrutura do lugar e dentre outras questões.
Ao terminar a parte anterior, deve ser criado um Cadastro Sincronizado Nacional através do portal Redesim, cedido pelo governo federal. Todavia, nele, você deve preencher o formulário com os mesmos dados citados no contrato. Que, até então, são coletados e processados pelas entidades federais, estaduais e municipais do projeto.
Sendo assim, em diversas cidades do país, o CNPJ da sua clínica médica e o cadastro municipal serão produzidos automaticamente após a aceitação do Cadastro Sincronizado.
É válido abrir CNPJ para consultório de fonoaudiologia em Salvador?
Como regra geral, abrir CNPJ para consultório de fonoaudiologia é uma questão que carrega muitas vantagens para os profissionais, visto que, pode proporcionar diversos benefícios interessantes, isso inclui:
- Economia de impostos: Fonoaudiólogos que trabalham como pessoa física são tributados com referência na tabela do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF), cuja alíquota pode atingir a 27,50% sobre os rendimentos, enquanto os que possuem CNPJ, possuem sistemáticas de tributação bem menores;
- Opções de crédito maiores: Por se tratar de pessoa jurídica, o profissional conseguirá linhas especiais de crédito, com taxas de juros mais econômicas;
- Emissão de notas fiscais: Com um CNPJ em mãos, o fonoaudiólogo pode emitir tranquilamente notas fiscais para os clientes do seu consultório, e assim, atrair ser mais reconhecido no mercado.
Conclusão
O primeiro consultório médico de fonoaudiologia engloba diversos desafios, que começam desde a captação dos primeiros pacientes quanto com as burocracias presentes para a devida legalização da empresa.
Todavia, a abertura de uma empresa é uma ótima alternativa profissional, como o ganho financeiro quando se é empreendedor pode ser muito satisfatório. Além também do reconhecimento profissional de ter o próprio consultório.
Vale lembrar mais uma vez, ao iniciar a sua empresa na área de saúde, você precisa estar devidamente preparado para os desafios que estão por vir. Além das questões médicas, que já são diversas, você deve dominar bem a gestão e o planejamento do seu estabelecimento.
E aí, vamos empreender? Para mais detalhes, acesse o nosso site!