Cada vez mais cresce o número de serviços de Home Care no Brasil e também na Bahia. Afinal, esse modelo de negócio consegue fugir do atendimento de saúde no formato tradicional, com internações hospitalares. Com isso, é possível oferecer confortos para pacientes em diferentes situações e que precisam de cuidados contínuos. Entretanto, abrir um Home Care é um desafio em qualquer lugar, visto que se trata de um serviço que tem como principal função a manutenção da saúde de alguém. Por isso, existem muitos trâmites que precisam ser observados com cautela, sendo alguns deles referentes à estruturação do negócio e outros quanto à burocracia.
No caso, é preciso observar bem o que diz a legislação, bem como se atentar ao que o mercado demanda de uma desse tipo de serviço. Dito isso, esse artigo pretende oferecer uma visão completa sobre todos os passos necessários para abertura de um Home Care, trazendo detalhes específicos para a cidade de Salvador.
De antemão, vale ressaltar o quanto o processo de abertura de um Home Care pode ser difícil para quem é leigo na questão contábil. Porém, para isso existem escritórios com profissionais competentes para ajudar a população, como é o caso da ConsulFis.
Afinal, nós oferecemos consultoria para diferentes tipos de negócios em diferentes ramos, tanto para quem já tem uma empresa quanto para quem deseja abrir. Ademais, trata-se de uma consultoria personalizada e completa para atender às demandas de cada empresa.
O que é um Home Care?
O primeiro passo é entender como funciona esse tipo de negócio e quais são as suas vantagens para quem busca empreender. No caso, um Home Care consiste em um serviço de cuidados médicos e especiais que fica instalado na casa do paciente para que haja atendimento 24 horas por dia.
Dessa forma, é possível notar que cada instalação de Home Care traz especificidades, já que terá que dar conta da necessidade de cada paciente. Por exemplo, é possível abrir uma instalação em Home Care que dê conta de uma internação hospitalar em casa. Já em outros casos, pode ser o acompanhamento de idosos ou pessoas com doenças crônicas.
Desse modo, podemos observar que possuir uma equipe interdisciplinar que ofereça os serviços será essencial. Ademais, também é preciso ter em mente os equipamentos necessários para auxiliar nos cuidados desses pacientes. Tudo isso para conseguir entregar ao paciente um serviço que seja o mais completo possível.
De fato, esses itens podem ser um tanto caros, de modo que se estipula um valor entre R$ 20 mil e R$ 100 mil para a abertura de um Home Care. Como já mencionamos, o valor também irá variar de acordo com o tamanho da equipe de pronto-atendimento. Em casos de serviços mais especializados, como exclusivo para idosos, esse valor de investimento pode ser menor.
Passo a Passo para a abertura de um Home Care
Agora, vejamos quais serão as etapas necessárias para quem já decidiu abrir um Home Care. Aqui, entendemos que já houve a definição se será um negócio mais amplo ou especializado em um público específico e já se pensou no tamanho da equipe e se elaborou uma lista de equipamentos.
Portanto, iremos dar conta especificamente dos processos burocráticos que têm a ver com as licitações e também com os documentos. Confira!
Abertura do CNPJ
Qualquer empresa, inclusive um Home Care, precisa abrir um CNPJ para se constituir enquanto empresa. Portanto, esse primeiro passo será semelhante à abertura de qualquer outro tipo de negócio.
Para quem deseja abrir esse negócio em Salvador, esse processo se dará junto à Junta Comercial da Bahia. Nesse órgão você deverá fazer a pesquisa do nome da sua empresa, bem como verificar o CPF dos sócios, para impedir que haja alguma complicação legal. No caso da verificação do CPF, há a possibilidade de realizar a consulta gratuita no site da Receita Federal.
Ainda dentro da etapa de abrir o CNPJ, será necessário cuidar de todos os documentos referentes à abertura, como o contrato social. Nessa etapa ficará visível que é preciso a ajuda de profissionais da área da contabilidade, que conseguirão oferecer um entendimento técnico imprescindível.
Uma boa opção é consultar a equipe da ConsulFis, que garante atendimento de qualidade em todas as etapas de abertura de uma empresa. No caso, podemos ajudar na elaboração de Contrato Social, emissão de documentos e dúvidas em geral quanto aos processos burocráticos da abertura de uma empresa.
Alvará de funcionamento
Logo em seguida, será preciso seguir com o processo de solicitação de um Alvará de Funcionamento, que dará a autorização para abrir o Home Care. Para as empresas que não possuem pendências fiscais ou cadastrais, esse processo poderá ser feito pelo site da Secretaria Municipal da fazenda de Salvador, mesmo site em que se pode emitir o CGA.
Licença Sanitária
Por fim, é preciso ter em mente que qualquer negócio na área de saúde irá precisar de uma licença sanitária. Nesse caso, o documento é feito junto à Vigilância Sanitária da região, onde também haverão maiores informações sobre todos os detalhes específicos para a abertura desse tipo de negócio.
No processo de tirar a Licença Sanitária, será possível ter acesso a todos os documentos importantes e também quais são as exigências e certificações. É de suma importância atentar-se a esses detalhes para não correr o risco de ter o seu negócio fechado por desobediência às políticas sanitárias.
Hora de montar a equipe
A montagem da equipe precisa ter em mente a interdisciplinaridade que o serviço de Home Care apresenta. Por exemplo, uma equipe completa dá conta da contratação de serviços de médicos, enfermeiros, profissionais de farmácia, nutricionistas, fisioterapeuta e outros. Entretanto, esse número de profissionais podem ser reduzido.
Por exemplo, quando há cuidados com idosos que possuem doenças crônicas, apenas um enfermeiro para ajudar com os medicamentos, e também um fisioterapeuta para lidar com os exercícios costuma dar conta. Por outro lado, os casos de internação irão precisar, necessariamente de uma equipe maior.
Um detalhe importante é que é possível solicitar a realização de um contrato de prestação de serviços com esses profissionais, ou também pode haver a contratação regular. Para todo o caso, a ajuda de profissionais da área da contabilidade será essencial nesse momento.
Conclusão
A abertura de um Home Care pode ser uma ótima oportunidade de negócios tendo em vista a alta demanda por esse tipo de serviço. Entretanto, é de suma importância atentar-se a todos os detalhes e não faltar com nenhum, justamente para conseguir oferecer um serviço de qualidade a pacientes.
Para todas as etapas é possível recorrer à ajuda de profissionais da contabilidade na instrução de cada um dos pontos burocráticos. Nesse sentido, vale muito a pena entrar em contato com o time da ConsulFis, uma equipe preparada para ajudar a sua ideia a se tornar uma empresa de grande potencial!
Comentários: