Você quer saber como abrir uma empresa em Salvador? Venha conferir este guia 2022!
Atualmente, abrir empresas se tornou algo muito prático e fácil, pois a tecnologia revolucionou os processos de aberturas.
Sabemos que o sonho de muitas pessoas é ter sua própria empresa para comandar, ter rendas maiores e ganhar autoridade e credibilidade no mercado.
Para isso, será preciso dar início a abertura da sua própria empresa.
Nesse momento, o empreendedor começa a ter dúvidas de qual o primeiro passo a tomar para abrir seu negócio.
Mas fique tranquilo (a), aqui separamos os principais pontos para te ajudar!
Contudo, antes de darmos início, já é importante salientar a necessidade de ajuda de uma empresa de contabilidade segura e confiável.
Quer saber tudo sobre como abrir uma empresa em Salvador? Continue a leitura!
O que você precisa saber antes de abrir uma empresa?
Antes de concretizar a abertura de uma empresa, é preciso conhecer alguns pontos, como:
- Localização da empresa
- Equipamentos necessários
- Área jurídica e administrativa
- Despesas
- Quantidade de funcionários
Dessa forma, não é tão fácil abrir um negócio.
É preciso pensar em toda a estrutura e investimento antes de dar entrada na documentação.
Por pularem etapas como esta acima mencionada, uma parte das empresas fecham com menos de 2 anos de abertura.
Pois os empreendedores não consideram todo o gasto envolvido para montar uma empresa e acabam falindo.
Portanto, ao pensar em abrir uma empresa, considere:
- Licenças e autorizações municipais, que são necessárias para qualquer negócio, independente do ramo
- Equipamentos de trabalho e matérias-primas
- Softwares
- Custos mensais contínuos
- Manutenções preventivas
- Funcionários e colaboradores
Todos estes quesitos são essenciais para que a sua empresa comece com faturamento no verde!
Documentos dos sócios
Para fazer qualquer procedimento jurídico, federal, regional ou municipal é necessário ter documentos, correto?
E para abrir uma empresa não é diferente!
Portanto, ao decidir dar abertura ao seu negócio, é preciso que você e seu sócio considerem toda a relação de documentos abaixo.
Confira!
- CPF, RG, CNH ou qualquer outro documento com foto
- Comprovante de residência
- Estado civil (certidão de casamento se houver)
- Profissão
- Número para contato
- Razão social da empresa
- Nome fantasia da empresa
- Atividade comercial da empresa
- Capital social
- Participação de cada sócio
- Situação fiscal e cadastral no site da Receita Federal
Por fim, prepare-se para ter cópia autenticada de todos esses documentos, pois serão necessários para abrir a sua empresa!
Qual o custo para abrir uma empresa?
Tudo tem um custo e para assegurar que sua empresa não terá problemas quanto às despesas, você deve analisar quanto deve investir no capital inicial.
Para ter certeza de que o seu investimento será viável e seguro, é recomendado que tenha um suporte de Contabilidade Consultiva.
Na ConsulFis, você terá todo o suporte administrativo necessário para abrir uma empresa!
Para que não haja empecilhos na abertura, ou ao longo de vida da empresa, é bom escolher um escritório de contabilidade com valores justos, empenhados na resolução dos processos e com especialistas que compreendam a sua empresa.
Considerando os impostos e taxas obrigatórias para a licença de funcionamento, até os custos mensais, tudo deve ser bem calculado para não causar prejuízos na largada.
Portanto, o gasto médio para abrir uma empresa e ter CNPJ ativo é variável de acordo com a localização da empresa.
Os custos que envolvem a documentação variam entre R$ 500,00 e R$ 1.500,00.
E a partir do momento que a empresa é aberta, despesas mensais passam a ser contabilizadas, como: luz, telefone, internet, contador, impostos, água etc.
Desse modo, é fundamental ter estudos e análises da quantia a ser investida e a sua empresa ter capital suficiente para suprir as demandas.
Referente às documentações, os gastos envolvem:
- DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais)
- DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais)
- Certificado Digital
- Junta Comercial
Vale ressaltar que esses são os custos básicos para abrir uma empresa, pois a depender da natureza jurídica, os valores finais são afetados.
Quanto tempo leva para abrir uma empresa?
Se o seu desejo é ter sua própria empresa, você já passou a conhecer alguns princípios básicos para a abertura.
O tempo que leva para abrir uma empresa é variável de estado para estado, justamente por ser um processo que passa por diversas etapas.
De modo geral, o prazo para abrir uma empresa é de 30 a 60 dias, sendo realizado por um contador ou empresa confiável de contabilidade.
Se fizer todo o procedimento sozinho, é bem provável que leve mais tempo para concretizar a abertura da sua empresa, pois a lista de documentação é extensa e depende de vários fatores.
Sem mencionar que, com uma empresa de contabilidade, você terá menos problemas para entender cada documento e cada imposto que deve ser pago aos órgãos federais, regionais ou municipais.
Contrate uma empresa de confiança como a ConsulFis, que fará todo o processo de abertura por você de maneira segura, rápida e eficiente!
Saiba agora o passo a passo para abrir uma empresa em Salvador
Para abrir empresa em Salvador, você precisa seguir alguns passo a passo e separamos neste tópico para você!
Vamos começar?
Razão Social (JUCEB)
Você sabia que toda empresa precisa ter uma Razão Social, que é comumente denominada de nome jurídico?
Pois é!
Essa Razão Social deve ser única. Portanto, não há chances de ter mais de uma empresa com o mesmo nome jurídico.
Assim, para você que deseja abrir uma empresa em Salvador, recomendamos que pesquise a disponibilidade do nome na Junta Comercial do Estado da Bahia.
O valor gira em torno de R$ 11,00 e a busca pode ser realizada via Internet.
Situação fiscal dos sócios na Receita Federal e JUCEB
Antes de abrir uma empresa, será necessário verificar a situação fiscal dos sócios perante a Receita Federal e a JUCEB.
Essa análise é necessária para ratificar que os sócios estão livres e sem pendências no Estado.
A consulta na Receita Federal é realizada sem custo e via internet, no próprio site da Receita.
Já a consulta de nome na JUCEB, é feita também sem custos e só pode ser realizada na própria Junta Comercial do Estado da Bahia.
Documentação da empresa
Se após a verificação constatar que não há pendências no nome dos sócios, o próximo passo será preparar a documentação da empresa.
Todos os documentos dos sócios acima mencionados e outros preparados pelo escritório de contabilidade serão necessários para levar à SUCOM (Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município de Salvador) e à JUCEB.
Os documentos são:
- Contrato Social
- Declaração da natureza jurídica da empresa
- Processo na DBE (Documento básico de entrada da Receita Federal) e JUCEB
- Atividade da empresa
- Endereço da empresa
- Percentual de cotas de cada sócio
- Responsável técnico
- Profissão dos sócios
Além desses dados, a contabilidade precisa ter em mãos as cópias autenticadas de CPF, RG e comprovante de residência dos sócios.
O custo referente à documentação dependerá da empresa de contabilidade e dos impostos a serem pagos.
Importante ressaltar que os sócios precisam assinar todos os documentos.
Verificação de localização na SUCOM
Com documento em mãos, a empresa de contabilidade poderá realizar a inscrição na SUCOM, verificando se há possibilidade de instalar a empresa e desenvolvê-la no endereço comercial informado.
O custo gira em torno de R$ 85,00 e pode ser realizado via internet, no site da SUCOM.
TVL – Termo de Viabilidade de Localização
Após a verificação da localização perante a SUCOM, com aprovação, deve ser realizado um pagamento para liberar o TVL.
Esse documento é uma forma de ratificar e comprovar que há liberação para a atividade comercial exercida naquele endereço.
O custo depende do tipo de atividade exercida e a localização da empresa, sendo informados em uma tabela no site da SUCOM.
O pagamento referente ao TVL pode ser realizado pela internet!
Documento enviado à Receita Federal
Após os procedimentos mencionados acima, a empresa de contabilidade deve criar e enviar o chamado DBE, Documento Básico de Entrada.
Esse documento é o responsável por gerar o número de CNPJ de uma empresa!
Sem custos e tudo online!
Registro definitivo da empresa perante a JUCEB
Aqui é a fase final para quem deseja abrir uma empresa em Salvador.
Será preciso entregar fisicamente os seguintes documentos:
- 3 vias de Contrato Social
- 3 vias de Declaração da natureza da empresa
- Capa do contrato
- RG, CPF ou CNH dos sócios
- Ficha de Cadastro Nacional
Devendo todos os documentos estarem assinados e rubricados!
O valor gira em torno de R$ 185,00 e só pode ser realizado presencialmente na Junta Comercial do Estado da Bahia.
Se a Junta Comercial da Bahia recusar a documentação, cabe à contabilidade revisar e reenviar os documentos.
Após verificação e aprovação perante à JUCEB, sua empresa estará aberta!
Nesse período, entra novamente a contabilidade para fazer o procedimento de habilitação de emissão da Nota Fiscal Eletrônica e envio da Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF).
Importante lembrar que cabe à contabilidade cadastrar a empresa no FGTS e INSS.
Você agora consegue perceber o quão importante é ter um escritório de contabilidade de confiança nesse processo de abertura de empresa?
Aqui, na ConsulFis, realizamos todos os procedimentos necessários, de forma econômica e eficiente, para abrir o seu negócio!
Qual a documentação necessária para abrir uma empresa?
Vimos anteriormente que diversos documentos são necessários para abrir uma empresa.
Independente de como a tecnologia agiliza o processo, a documentação ainda é uma parte burocrática.
Documentos vão dos mais simples como RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência comercial e residencial aos mais complexos como declaração do imposto de renda, cópia de IPTU, atividade da empresa, nome fantasia e muitos outros que vão ser requisitados a depender do ramo da empresa.
Antes de dar início ao processo de abertura, confira se você tem toda a documentação necessária.
Confira, nas próximas linhas, a relação de documentos!
Documentos pessoais
Os documentos pessoais são:
- Cópia autenticada do RG
- Cópia simples do CPF
- Certidão de casamento (se for casado)
- Cópia do comprovante de endereço residencial
- Carteira do órgão regulamentador (como CRM)
- Última declaração do Imposto de Renda
Documentos da empresa
Já os documentos da empresa são:
- Atividades da empresa
- Cópia do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou de outro documento que conste a Inscrição Imobiliária, ou Indicação Fiscal do imóvel que irá abrigar o estabelecimento
- Cópia do comprovante de endereço comercial onde será a sede da empresa (se for diferente do endereço residencial)
- Nome fantasia da empresa
Como temos visto, o processo e abertura não é fácil e depende também dos seguintes documentos que precisam ser elaborados pela contabilidade:
1. Contrato Social
É o documento-base de uma empresa.
Neste documento devem constar todos os dados dos sócios, da empresa, o ramo de atuação, o capital social, responsabilidade de cada sócio e muito mais!
Portanto, podemos entender que é um dos principais documentos de uma empresa.
Essa certidão deve ser realizada nos primeiros passos de abertura de uma empresa, pois nela constarão todas as especificidades do negócio.
Importante lembrar que o Contrato Social também será importante para outras etapas do processo de abertura.
2. Junta Comercial do Estado da Bahia
É com o registro da JUCEB que você adquire o CNPJ.
Com o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, a empresa já é considerada aberta e pode operar comercialmente.
Através do pedido do CNPJ perante a JUCEB, você receberá o Número de Identificação do Registro da Empresa, podendo chegar como uma etiqueta ou carimbo.
No entanto, para obter esse registro na Junta Comercial, será preciso uma outra relação de documentos, como:
- Contrato Social e a descrição do tipo societário, em três cópias autenticadas e rubricadas
- Cópia(s) autenticada(s) do(s) RG(s) e CPF(s) do(s) sócio(s)
- Pagamento das taxas com o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais)
- Os modelos 1 e 2 da Ficha de Cadastro Nacional em uma via
- Requerimento padrão (capa da Junta Comercial) em uma cópia autenticada e rubricada
3. Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ
Após o recebimento do NIRE, chega a hora de ter o seu CNPJ.
Essa etapa de aquisição do CNPJ pode ser realizada via Internet, pelo site da Receita Federal e lá também consta a relação de documentos necessários para concluir a solicitação.
Para tal, o envio dos documentos pode ser feito pelo Correios ou presencialmente em qualquer unidade da Receita Federal.
Contudo, é importante lembrar que a resposta de aprovação ou recusa continua sendo via Internet, independente do modo de envio dos documentos.
Além das já mencionadas, outras declarações se fazem necessárias, como:
- Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica
- Quadro de Sócios e Administradores
- DBE (Documento Básico de Entrada) do CNPJ ou o protocolo de transmissão
- Ficha específica, de acordo com o órgão convenente
- Ficha de beneficiários finais (documento obrigatório quando for informada a existência ou inexistência de beneficiários finais)
A única modalidade de natureza jurídica que não precisa passar por esse processo para adquirir o CNPJ são os MEIs (Microempreendedor Individual).
Em situações assim, o CNPJ a ser adquirido é elaborado automaticamente via Internet após se registrar no site do Empreendedor.
Importante compreender que é nesta etapa que são definidas as atividades da empresa, de acordo com os CNAEs, para que a Receita Federal faça a fiscalização correta.
Se não entende o que são os CNAEs, procure por um buscador e descubra o exercício legal comercial para sua empresa.
4. Alvará de funcionamento
O que você entende por Alvará de funcionamento? Uma permissão para que a empresa possa realizar suas atividades comerciais legalmente naquele determinado endereço comercial, correto?
Pois é isso mesmo!
Nesta etapa, sua empresa deve adquirir a licença da Prefeitura ou de outro órgão governamental municipal para que você se assegure comercialmente.
Para conseguir almejar esse alvará, serão necessários outros documentos, como:
- Cópia do CNPJ
- Cópia do Contrato Social
- Análise de endereço que tenha sido previamente aprovada
- Preenchimento do formulário da prefeitura
- Laudo dos órgãos de vistoria, quando for necessário
Vale ressaltar que órgãos de vistoria são imprescindíveis para o alvará, apesar de que cada modalidade e ramo de atuação da empresa deva ser analisado em específico.
5. Inscrição Estadual
A inscrição estadual é, definitivamente, o registro formal de sua empresa.
Com essa inscrição, será possível realizar o cadastro no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que permite a comercialização em todo o território nacional.
Os documentos necessários são:
- RG e CPF dos sócios
- Comprovante de contribuinte do Imposto Sobre Serviços para as empresas que irão prestar serviços
- Certidão da Junta Comercial do Estado da Bahia para empresas que foram formalizadas há mais de três meses
- Comprovante de endereços dos sócios, original ou cópia autenticada
- DUC (Documento Único de Cadastro), em três cópias assinadas e rubricadas
- DCC (Documento Complementar de Cadastro), em uma cópia assinada e rubricada
- Cópia autenticada do documento de direito de uso do imóvel, como contrato de locação ou escritura pública
- Número do cadastro fiscal do contador responsável pela sua empresa
- Cópia do CNPJ
- Cópia do alvará de funcionamento
Com todos esses processos acima mencionados, é possível verificar a importância de toda a documentação para abrir uma empresa.
Precisa ser algo completamente analisado e aprovado por órgãos Federais, Regionais ou Municipais por envolver a economia local e nacional.
Tamanha complexidade não é à toa!
Por ser muitos documentos e declarações, a melhor opção é ter um serviço de contabilidade como o da ConsulFis para te ajudar a abrir sua empresa com segurança e comodidade!
Quanto custa manter um CNPJ por mês?
Para saber o quanto você terá de custo com o CNPJ por mês, será preciso calcular as despesas com os impostos.
E o valor desses impostos dependerão do tipo de empresa e do porte dela.
Outros pontos que podem alterar a sua despesa por mês com o CNPJ são:
- Faturamento mensal e anual
- Valor da folha de pagamento
- Regime tributário da empresa
Falando em regimes tributários, eles são um dos que mais impactam no valor do seu CNPJ mensal.
Entenda agora os tipos e suas alíquotas!
Simples Nacional
Esse é o tipo mais simples de regime tributário utilizado no Brasil e voltado para as micro e pequenas empresas.
Desse modo, são para negócios que faturam até R$ 4,8 milhões ao ano!
Quem se adequa às características do Simples Nacional deverá pagar todos os impostos em uma só guia de pagamento.
O cálculo será baseado no tipo de atividade comercial exercida pela empresa e o seu faturamento mensal.
As alíquotas, como dito anteriormente, dependem do tipo de atividade e estão nas seguintes percentagens:
- Indústria: 4,50% a 30%
- Comércio: 4% a 19%
- Serviços: 6% a 33%
Lucro Presumido
É o tipo de regime tributário intermediário, pois é voltado para empresas que possuem faturamento anual de R$ 78 milhões.
Para esse segmento, os impostos são separados em diversas guias e possuem base de cálculo no faturamento mensal da empresa.
As alíquotas dos impostos são dependentes do tipo do negócio: comércio ou serviços. Confira agora as diferenças entre os impostos!
- Empresas de Serviços
- IRPJ: 32% x 15% = 4,80%
- CSLL: 32% x 9% = 2,88%
- PIS: 0,65%
- COFINS: 3%
- ISS: 2% a 5%
Alíquota Final: 11,33% a 16,33%
- Empresas do Comércio
- IRPJ: 1,20%
- CSLL: 1,08%
- PIS: 0,65%
- COFINS: 3%
Alíquota Final: 5,93%
Estes são os impostos federais que devem ser pagos mensalmente pelas empresas de faturamento anual até R$ 78 milhões.
No entanto, há especificidades entre impostos de comércio e de serviços, pois as empresas de comércio devem contribuir para o ICMS (Estadual) e as empresas de serviços contribuem com o ISS (Municipal).
É importante salientar que os impostos estaduais e municipais irão modificar de acordo com a localidade da empresa.
Entre em contato com os consultores da ConsulFis, indique que deseja abrir uma empresa e conheça todas as alíquotas de sua região!
Lucro Real
Concluindo a tríade de regimes tributários do Brasil, tem-se o Lucro Real.
É um regime completamente voltado para empresas de grande porte e instituições bancárias, pois não há limite de faturamento anual.
Por este motivo, os impostos federais são baseados no lucro líquido dessas empresas, com as seguintes alíquotas:
- PIS: 1,65%
- COFINS: 7,60%
- IRPJ: 15%
- CSLL: 9%
- Adicional de IR: 10% sobre o lucro trimestral maior que R$ 60 mil.
Por fim, neste regime, há também as regras de ICMS e ISS dita anteriormente e referente a empresas de comércio e serviços.
Além dos regimes tributários, você sabia que os honorários contábeis também impactam no custo do seu CNPJ por mês?
Isso mesmo!
Confira agora abaixo como.
Honorários contábeis
Ter um escritório de contabilidade se tornou imprescindível para empresas, devido aos inúmeros cálculos mensais que devem ser feitos mensalmente.
Por este motivo, os honorários contábeis interferem na sua despesa mensal com o CNPJ.
O seu contador deverá, mensalmente, calcular impostos com base no seu faturamento, calcular folha de pagamento dos funcionários, entregar declarações à Receita Federal e muito mais!
Portanto, recomendamos a você uma contabilidade consultiva, que será algo seguro, rápido e prático para a sua empresa!
A ConsulFis é uma empresa de enorme segurança para você entregar a sua empresa!
Além disso, terá certeza que está investindo e pagando os seus impostos corretamente, sem trapaças.
Pode abrir empresa com endereço de casa?
Muitas pessoas acham que podem abrir uma empresa com o endereço residencial. Mas será que pode mesmo?
Bom, é necessário entender que é possível sim utilizar o seu endereço residencial para regulamentar uma empresa, mas tudo dependerá do tipo de comércio.
De forma geral, somente é permitido utilizar endereço residencial para prestadores de serviço, como os MEIs (Microempreendedores Individuais).
Inclusive, os MEIs estão assegurados de acordo com a Lei Complementar 123/06, no Artigo 18-A do Parágrafo 25:
O MEI poderá utilizar sua residência como sede do estabelecimento, quando não for indispensável a existência de local próprio para o exercício da atividade.
E, para completar, para regulamentar uma empresa em endereço de casa, deverá ser comprovado que o titular ou um dos sócios realmente habite nesta localização.
Após essa comprovação, será liberado o alvará de funcionamento da prefeitura.
Contudo, há outros exercícios comerciais que não podem, de maneira alguma, serem registrados com endereços residenciais, pois este tipo de comércio precisa seguir regras da vigilância sanitária e fiscalizações constantes.
Por isso recomendamos que o melhor é ter endereço comercial e estruturar sua empresa, de forma correta, e seguindo as regras vigentes.
Tipos de natureza jurídica
Saber o tipo de natureza jurídica que sua empresa terá é essencial, pois a legislação brasileira faz distinções entre os tipos de pessoas jurídicas.
Também denominada de tipo societário, é o que irá encaixar a sua empresa na esfera jurídica, social e física.
Por este motivo, esse tópico deve atrair muito a sua atenção.
De forma resumida, o tipo de natureza jurídica da sua empresa é quem definirá quais impostos deverá pagar, qual o mínimo de capital social e quais os benefícios que o empresário receberá.
Além disso, o tipo societário torna a sua empresa apta para ter linha de crédito, alíquotas corretas e de acordo com a sua atividade comercial.
Aqui te mostraremos os tipos de natureza jurídica para que você escolha corretamente, pois a decisão impactará no seu bolso ao final de cada mês!
Vale ressaltar que é importante ter uma Contabilidade Consultiva, como o da ConsulFis, para que o profissional especializado possa te ajudar a escolher a natureza jurídica mais adequada para sua empresa.
Microempreendedor Individual (MEI)
Como rapidamente mencionado acima, os MEIs (Microempreendedores Individuais) são os tipos mais simples de natureza jurídica.
Uma empresa considerada MEI é rápida de ser aberta e possui grau baixo em relação à burocracia de documentação e fiscalizações.
Para ser considerado MEI, o empreendedor não pode ter ou ser sócio de outra empresa.
E se faz necessário verificar os tipos de atividades comerciais envolvidas e liberadas pelo fisco para quem deseja abrir um MEI.
Empresário/Empresa individual (EI)
É uma modalidade um pouco mais complexa que o MEI, mas ainda assim é menos burocrática que outras naturezas jurídicas, no que se refere a abertura da empresa e recolhimento de tributos.
Desse modo, a grande diferença entre Empresa Individual (EI) e o Microempreendedor Individual (MEI) é que o espólio do empresário deve ser associado ao espólio da empresa.
Na abertura da EI, não será solicitado capital social mínimo e nem o faturamento anual do Simples Nacional (de até R$ 4,8 milhões).
Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)
Para abrir uma empresa EIRELI, você terá que estar apto a mais exigências e os impostos já passam a encarecer.
O capital social pretendido para essa natureza jurídica é de 100 salários mínimos, representando, aproximadamente, R$ 115 mil, de acordo com o salário 2022.
Apesar de já gastar muito no início, com esse capital social, a EIRELI pode ser muito benéfica para o empreendedor.
Em eventuais perdas, o empresário pode contar com alguns recursos.
Contudo, o espólio do empresário está completamente dissociado do espólio da empresa.
Não há limite de faturamento anual para esse tipo societário, mas há certos valores de faturamento que podem obrigar o enquadro da empresa como ME – até R$ 360 mil – ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) – até R$ 4,8 milhões.
Sociedade Limitada (LTDA)
É o tipo de natureza jurídica mais encontrada no Brasil.
Para realizar abertura de empresa LTDA, será preciso o investimento bruto inicial da empresa.
Aqui também há dissociação de espólios entre empresários e espólios da empresa.
Não há exigência mínima de investimento inicial.
Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)
Recém criada, a Sociedade Limitada Unipessoal visa assegurar redução das exigências burocráticas durante a abertura de uma empresa.
Desse modo, na SLU, será possível encontrar as partes mais benéficas de cada outro tipo de natureza jurídica.
Não há exigências de capital social mínimo, não há necessidade de um sócio e os espólios são independentes uns dos outros.
Sociedade Anônima (S/A)
Abrindo uma empresa nesse tipo jurídico, a empresa não terá somente um dono, mas sim vários acionistas.
Desse modo, as ações das empresas estão nas mãos de vários investidores.
Assim, o acesso a esse tipo de ações pode ser feito adquirindo uma parcela da empresa por meio do mercado de capitais se a empresa for listada ou por meio de negociações com outros acionistas se a empresa for uma empresa individual.
As chances de investidores estarem atentos às ações da empresa é uma poderosa forma de captar ainda mais recursos para investimentos.
Portanto, é o tipo jurídico escolhido para grandes instituições.
Regimes Tributários
Regimes tributários se referem a diversas leis que definem como a empresa pagará pelos impostos.
Como rapidamente mencionado acima, os regimes tributários no Brasil são: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
Importantíssimo escolher o regime tributário ideal para o seu negócio, portanto atente-se a esta etapa.
Uma dica para escolher adequadamente, é elaborar um planejamento tributário, analisando o que melhor se encaixa na sua empresa e o que trará menos impostos inicialmente, para que sua empresa não sofra impactos negativos na receita.
Simples Nacional
É o modelo mais simples existente.
Criado para ajudar microempresários e pequenos empresários que tinham que lidar com diversas guias com tributos diferentes para serem legalizados perante a Receita Federal.
Os tributos e alíquotas desta modalidade foram mencionados acima, mas aqui listamos quais são:
- IRPJ
- PIS/Pasep
- Cofins
- CSLL
- ICMS
- ISS
- INSS
Com o Simples Nacional, você encontrará todos esses impostos em uma só guia denominada de DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.
Lucro presumido
Lucro presumido é um regime tributário que se aplica ao quanto a empresa recebe de lucro.
Ou seja, o empreendedor faz uma estimativa do lucro que espera ter no mês e, com isso, faz o pagamento dos impostos nessa alíquota.
Importante lembrar que o empresário só terá vantagem se os lucros da empresa forem maiores que o valor estimado para aquele mês.
Este sistema tributário é usado mais do que os lucro real porque é mais simples e fácil de fazer.
É o regime que define a tributação do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Lucro real
O lucro real é um sistema tributário que se concentra nos lucros que uma empresa obtém das receitas, despesas e custos gerados no período atual.
Ou seja, o imposto a ser pago será baseado apenas no valor real do lucro da empresa.
Desse modo, é um lucro calculado com base no que realmente acontece no negócio, não apenas uma estimativa como no lucro presumido.
Esse sistema tributário é o mais burocrático e pode ser difícil para algumas empresas implementarem.
Isso porque as empresas são obrigadas a apresentar uma série de documentos contábeis e financeiros na Receita Federal que não são exigidos para quem opta por assumir lucros.
No entanto, as empresas que têm custos fixos elevados ou que utilizam muita mão-de-obra tendem a beneficiar de um regime de imposto sobre o rendimento tributável e, por isso, tendem a optar por ele.
Portanto, embora tenha uma taxa mais alta porque as taxas são descontadas e só paga o que realmente dá lucro, pode ser vantajoso para uma empresa que consegue fazer toda a escrituração e gerar os relatórios necessários.
Como escolher um bom contador
Hoje em dia, o papel do contador vai muito além de simplesmente fazer cálculos e apresentar a saúde financeira da sua empresa.
Por meio de extratos e relatórios regulares, ele deve fornecer uma análise verdadeira de suas contas e orientá-lo na tomada de decisões estratégicas.
Ele precisa ser crítico e analítico para estar apto a orientá-lo claramente na escolha das melhores opções de investimento e métodos de pagamento com base nas circunstâncias específicas de sua empresa.
Para isso, ele deve ser um verdadeiro parceiro de sua empresa para minimizar o imposto a pagar, analisar se o seu preço de venda e margem de lucro são suficientes, e orientá-lo para melhores compras com créditos tributários embutidos.
Portanto, o bom contador está presente em todas as etapas da sua empresa, do preço da sua compra, até a organização financeira e fiscal da sua empresa pode ser planejada.
Aqui na ConsulFis, você encontra contadores profissionais e de excelente qualidade para estar presente na sua empresa do momento da abertura até ao longo de vida do seu negócio.
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A ConsulFis é um escritório de contabilidade de Salvador – BA que oferece aberturas de empresas, contabilidade consultiva, serviços fiscais e societários, além de terceirização do departamento pessoal. Conheça mais sobre a nossa empresa e serviços em nosso site!
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