• Alameda Salvador, 1057, Caminho das Árvores, Salvador - Bahia

Como abrir uma loja de eletrodomésticos do zero em Salvador?

img

19

jan

Como abrir uma loja de eletrodomésticos do zero em Salvador?

19/01/2023 Abertura de Empresa em Salvador – BA, Artigos, Contabilidade Consultiva, Gestão de negócios, Loja de eletrodomésticos

Economia de tempo e busca por mais comodidade faz com que mais consumidores busquem por eletrodomésticos modernos e portáteis. Assim, com o aquecimento do setor, abrir uma loja de eletrodomésticos se apresenta como uma alternativa interessante de investimento.

Porém, embora a rentabilidade associada a uma loja de eletrodomésticos seja alta, o empreendedor deve levar em consideração o investimento inicial nesse segmento e se planejar adequadamente para evitar surpresas desagradáveis no futuro, como a quantidade de impostos a pagar.

Pensando nisso, nós da ConsulFis desenvolvemos esse artigo com as melhores informações para você abrir uma loja de eletrodomésticos do zero e sem preocupação. Continue a leitura!

Dicas para tirar o planejamento do papel e abrir a sua loja de eletrodomésticos

Com ampla variedade de móveis e eletrodomésticos no mercado, o empreendedor deve escolher a sua persona, conhecida como o seu público-alvo, para direcionar o seu negócio e oferecer os objetos conforme o poder aquisitivo desse grupo. Veja mais:

Público-alvo

A escolha do público alvo é importante, porque é a partir dela que o empresário vai direcionar a compra dos objetos para a loja de eletrodomésticos, assim como oferecer facilidades e outras vantagens. Assim, elementos como sexo, idade, profissão e poder aquisitivo devem ser levados em consideração.

Local do negócio

Depois de escolhido o público-alvo, é hora de decidir o local do negócio. Analisar a proximidade ou não com o centro, concorrência e possibilidade de acesso fácil devem ser analisados. Necessidade de gasto com itens de segurança também não ficam de fora dessa lista.

Em Salvador, há regiões ainda pouco exploradas, como ao longo da Avenida Paralela e bairros em crescimento, como Cabula, na região do Horto Bela Vista, ou nas proximidades de Lauro de Freitas. Não deixe de conferir esses espaços.

Infraestrutura da loja

Como uma loja de eletrodomésticos deve ser grande, para comportar todos os objetos em uma distância segura, com espaço para os potenciais clientes andarem, ela deve ser arejada, luminosa e, claro, grande.

Espaço equipado com banheiros para colaboradores e clientes, cozinha para funcionários e estoque entram na conta da infraestrutura do local. Nesse momento, a escolha por comprar ou alugar o imóvel vai depender da disponibilidade financeira do empresário. Assim, busque por locais com espaço mínimo de 120 metros quadrados.

Facilidades oferecidas ao cliente

A disputa por consumidores faz com que cada empreendedor crie oportunidades para garantir o sucesso do cliente. Assim, a sua loja deve ser pensada para atrair os clientes com base em facilidades oferecidas.

Para lojas físicas, um bom serviço de estacionamento, água, café e um ótimo atendimento são essenciais para fazer o cliente decidir comprar na loja. Serviço de climatização e iluminação também são considerados.

Se o seu desejo é criar uma loja online, ou negócio multi-canal, investir em um site com boa navegabilidade, diferentes opções de pagamento e apoio ao cliente rápido e fácil são indispensáveis. Cupons de desconto para primeira compra e estímulo à compras recorrentes também são estratégias.

O que considerar na hora de abrir uma loja de eletrodomésticos?

Depois de pensar em seu público alvo, local de abertura, estrutura da loja de eletrodomésticos e facilidades oferecidas ao cliente, é o momento de uma análise mais profunda e técnica do processo de abertura de um negócio.

Abertura De Empresa Em Salvador Bahia - Contabilidade em Salvador - BA | ConsulFis

Plano de negócios

Tudo começa com o plano de negócios, em que o empresário deve fazer análise de mercado, para saber o potencial de crescimento e os possíveis lucros.

Esse documento é fundamental para quem deseja abrir uma loja de eletrodomésticos, porque mostra o passo a passo para alcançar os objetivos do empreendedor e reduzir riscos associados ao investimento, além de funcionar como uma base para a empresa.

Se você vai abrir o negócio com mais pessoas, o plano de negócios também deve estruturar a conversa com os sócios, trabalhadores, fornecedores, investidores e clientes.

A gestão financeira e os recursos disponíveis para investir também devem constar no plano de negócios. Uma boa gestão financeira vai garantir a saúde do seu empreendimento e dar fôlego para a construção da loja.

Capital de giro

Com o plano de negócios pronto e depois de verificada a viabilidade do investimento, é hora de levar em consideração o valor do capital de giro da loja de eletrodomésticos. Isso porque, esse montante deve ser reservado para o investimento contínuo do negócio e gasto com despesas.

Como o capital de giro é fundamental para a boa saúde do negocio, o responsável pela área financeira deve manter um sistema adequado de controle para verificar custos e despesas, a fim de evitar circunstâncias que afetam o capital de giro, como possíveis inadimplências e vendas em queda.

Contratação de funcionários

A depender do tamanho da sua loja de eletrodomésticos, esse número pode variar para mais ou para menos. No entanto, vai ser preciso colocar na conta o pagamento com a contratação de funcionários, que vão desde caixas a vendedores e estoquistas.

Obrigações legais e fiscais

Iniciar um negócio exige medidas jurídicas, financeiras e contábeis para garantir que não haja problemas futuros com os órgãos de fiscalização, como a Receita Federal.

Assim, na hora de abrir uma loja de eletrodomésticos, é preciso considerar os documentos necessários para dar início ao procedimento de abertura da empresa, como:

  • Registro na Junta Comercial do seu estado;
  • Registro e consulta na Secretaria da Receita Federal para obter o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Registro na Secretaria da Fazenda do seu estado;
  • Aquisição do alvará de funcionamento na Prefeitura do seu município;
  • Registro na Entidade Sindical Patronal;
  • Cadastro da empresa na Caixa Econômica Federal para recolhimento do INSS e FGTS dos funcionários;
  • Estrutura de segurança com o Corpo de Bombeiros;
  • Inspeção da Vigilância Sanitária para obter o alvará de licença sanitária.

Como uma contabilidade pode me ajudar?

Agora que você já conhece como abrir uma loja de eletrodomésticos, é hora de contar com a expertise de uma boa contabilidade consultiva para efetuar a gestão fiscal, financeira e contábil do seu negócio.

Como as empresas de eletrodomésticos costumam ser de grande porte, é obrigatória a presença de um contador com registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade para realizar a contabilidade do seu negócio.

Contas e impostos a pagar também são atribuições desse profissional, que faz cálculos de depreciação de eletrodomésticos conforme a tabela da Receita Federal (Artigo 305 do Regulamento do Imposto de Renda de 1999).

Com a ConsulFis, você pode ter acesso a uma consultoria personalizada para o seu momento de negócio, basta entrar em contato conosco através do WhatsApp +55 71 3052-1011, em nossas redes sociais (@Consulfis).

Para se manter atualizado sobre o mundo dos negócios e da contabilidade, não deixe de conferir outros artigos em nosso blog.

Classifique nosso post post

Comentários:

Categorias

Outras notícias

Tags

Compartilhe

Icone whatsapp
Recomendado só para você
O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é um número…
Cresta Posts Box by CP