As dívidas podem se tornar um grandioso problema na vida de uma pessoa, que perde oportunidade de créditos por estar negativado no SPC Serasa. Porém, esse mesmo problema pode acontecer no contexto de empresas com o surgimento de problemas semelhantes. Dito isso, é importantíssimo saber como consultar dívidas de CNPJ.
De certa forma, o sistema de retaliação de empresas por conta de dívidas acontece da mesmíssima forma que acontece com os cidadãos. Isso porque a empresa passa a integrar uma lista que aponta a presença da pendência em seu negócio. Assim, a empresa pode passar por maus bocados na hora de se estabelecer no mercado.
Afinal, essa lista irá restringir diretamente a tomada de crédito por parte da empresa. Isso pode impedir a própria estabilidade do negócio da organização. Pois, como bem sabemos, é muito difícil encontrar uma empresa que não necessite de crédito em algum momento para fazer investimentos, né?
Assim, o primeiro passo de fato será saber quais são as dívidas em aberto, bem como as condições de pagamentos ofertadas. Neste texto, além de você conferir o passo a passo para mapear possíveis pendências, também te ensinaremos a buscar as formas de pagamento para quitar esse valor. Confira a seguir!
É possível ficar com o CNPJ ‘sujo’?
No âmbito das pessoas físicas, é muitíssimo comum a expressão “ficar com o nome sujo”, que diz respeito ao registro de dívida em aberto que impede a obtenção de novos créditos. Mas você sabia que também é possível ficar com o “CNPJ sujo”?
Sim, é possível que haja a negativação do CNPJ quando não se paga impostos, multas ou qualquer outra dívida que foi feito em nome da empresa. Assim como no caso do CPF Negativado, o maior problema será realmente a dificuldade em conseguir opções de crédito no mercado.
Esse pode ser um prejuízo crucial para a empresa, uma vez que a maioria das empresas de fato precisa de um incentivo via investimento privado. Além disso, a própria ausência de credibilidade para com os bancos e financiadores pode prejudicar muito a relação entre o cliente e a empresa.
Até porque uma empresa que não paga as suas dívidas de forma alguma será vista com bons olhos, né? Embora saibamos que isso aconteça, é inegável que existem impactos diretos na reputação da organização no mercado, ainda mais se envolver capital aberto que busca novos investidores.
Você sabe o que é o CADIN?
Dentro dessa premissa de que é possível ter um “CNPJ sujo”, será muito necessário mencionar o CADIN e sua funcionalidade. No caso, o CADIN tem uma proposta pra lá de parecida com o sistema do SPC Serasa para os consumidores físicos. Ou seja, é um registro de dívidas ativas, só que de empresas para com a União.
Veja que será essa lista a ser consultada pelos bancos e demais instituições de crédito no momento em que a empresa for solicitar o crédito. A presença do nome da instituição nesse sistema diminui de forma drástica a possibilidade de se conseguir algum empréstimo ou um investimento.
Como consultar dívidas CNPJ na Receita Federal
Como já vínhamos mencionado, será primordial que a empresa tenha ciência completa de uma possível dívida, bem como do total em valor que a dívida representa. Para isso, será possível fazer uma consulta por meio do site da Receita Federal GovBR.
Assim que o site abrir, você clicar na opção “Serviços em destaque” para então seguir e clicar em “Certidões e outros serviços”, que diz respeito justamente à emissão da certidão de regularidade fiscal.
Só então você deverá clicar em “Etapas para realização deste serviço” para então “Emitir Certidão de Regularidade Fiscal” e finalizar com a opção “Web: Certidão de Pessoa Jurídica”. Por fim, uma tela irá abrir com o título: “Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida da União”.
No campo destacado, você deverá preencher o número de CNPJ. Agora você poderá escolher entre a emissão de uma certidão nova ou então pedir uma segunda certidão ou 2ª via.
Outra forma de você fazer o mesmíssimo processo é por meio de uma consulta direta no site do CADIN para ver quais empresas possuem o nome no banco de dados como negativado. Para isso, você deverá acessar ao Portal e-CAC que está presente na sessão “Certidões e Situação Fiscal” do campo Consulta Pendências”.
Ao acessar essa aba você deverá incluir os seus dados pessoais ou dados da empresa, além do Código de Acesso e Senha. Outra alternativa é acessar o portal por meio da autenticação do gov.br, que é mais comum entre as pessoas.
Nesse site você deverá buscar pela opção “Relatório de Cadastro Informativo de Créditos não quitados do setor público federal – Cadin”. E saber quais são as dívidas em aberto, bem como as opções de negociação.
Como negociar as dívidas
Uma vez que você já viu como é feito todo o processo para reconhecer essas dívidas, então será necessário pensar numa forma de quitá-la, né? A boa notícia é que você pode fazer essa tarefa diretamente do conforto do seu lar por meio do Portal Regularize.
Aqui será possível fazer a negociação de débitos em aberto desde que o valor da dívida não ultrapasse o de R$ 15 milhões, tá? Confira a seguir o passo a passo para realizar esta tarefa:
- Depois de acessar o Portal Regularize, busque pela opção “Negociar Dívida” e logo em seguida clique em “Acesso ao Sistema de Negociações”;
- Então, clique na opção “Adesão”, selecione o botão “Parcelamento” e termine ao clicar em “Avançar”;
- Logo em seguida será aberta uma tela na qual você poderá ler sobre as modalidades de parcelamento. É uma parte super intuitiva em que você deverá escolher qual opção de negócio combina mais com as suas condições naquele momento.;
- Uma vez que você já fez direitinho o seu modelo de negociação, basta voltar ao menu “Negociar Dívida” e novamente em “Acesso ao Sistema de Negociações”;
- No entanto, a diferença será que agora você deverá clicar no menu “Emissão de Documento” para baixar a boleto da parcela referente.
E a partir do momento em que você realiza o pagamento da primeira parcela, já se tira o registro de dívida do nome da sua empresa!
Conclusão sobre como consultas dívidas de CNPJ
Administrar uma empresa não é uma tarefa nada fácil, tanto que é muito comum que as empresas se metam em dívida, sobretudo em momentos iniciais. No entanto, é preciso ter em mente que isso pode trazer ao menos algumas consequências.
A principal delas, como vimos, realmente será a restrição de crédito em nome da organização, o que pode significar um atraso muito grande para a empresa. Por isso, é fundamental mapear essas dívidas e estar sempre de olho nas condições de negociação porque tem sempre promoção e descontos rolando!
Por fim, saiba que a presença de um contador pode fazer total diferença para o equilíbrio das contas da empresa e até mesmo para consultar as melhores formas de pagamento de dívida. Por isso, escolha conhecer e entrar em contato com a equipe mais que preparada da ConsulFis! Nós podemos te ajudar com a contabilidade e gestão da sua empresa, saiba como!