Ao criar uma empresa, o primeiro passo que você tem que concluir é decidir qual vai ser o seu “cliente ideal”. Compreender quem você deseja alcançar é fundamental para o desenvolvimento de seus produtos e para a produção de conteúdo – essencial para conquistar novos clientes. Este é um dos passos mais importantes para estratégia de marketing do seu negócio. Sendo assim, no artigo de hoje, vamos explicar o que é e como criar uma persona para sua empresa.
E então, se interessou pelo conteúdo? Continue lendo nosso artigo e veja como criar um modelo de persona ideal para o seu negócio.
O que é persona?
Persona é basicamente a representação do seu cliente ideal. Muitas pessoas tendem a confundir o conceito de público-alvo com persona, entretanto, existe uma diferença entre eles. O público-alvo é uma representação geral dos seus clientes, já a persona, é a representação de quem você realmente deseja alcançar, de forma mais humanizada e personalizada.
A persona ideal para sua empresa é baseada em dados reais sobre comportamento e características dos seus clientes, incorporando também, suas histórias pessoais, objetivos, preocupações e motivações.
Em uma análise do seu público-alvo, você consegue identificar algumas características em comum que pode formar a sua persona. Vale ressaltar que tais dados vão além de uma pesquisa numérica, analisando também, hábitos de consumo e preferências pessoas. Sua empresa não precisa necessariamente focar em uma persona, afinal, é muito comum que os negócios tenham mais do que uma persona definida. Entretanto, é essencial não exagerar na dose, visto que, se o seu negócio tiver muitas personas, isso pode fazer com que você perca o foco principal da sua estratégia que é o objetivo da persona.
Por que é importante criar uma persona para o seu negócio?
A criação de personas está diretamente ligada a estratégia de marketing digital da empresa, afinal, seu objetivo é alcançar tais pessoas e assim, ter uma maior chance de sucesso.
Confira agora os principais fatores que indicam a importância da sua empresa ter uma persona definida:
- Ter uma persona definida te ajuda a determinar o tipo de conteúdo que você precisa lançar para atingir seus objetivos;
- Também te auxilia a definir o tom e estilo do seu conteúdo, garantindo assim, a aquisição desses clientes;
- Tendo uma persona, fica mais fácil para a empresa criar suas estratégias de marketing focando em quem deseja;
- Te ajuda na criação de tópicos que você deve se atentar para atingir esses clientes ideais;
- Saber quem você deseja atingir, é essencial para buscar informações e entender como esses clientes querem consumir os seus produtos.
Como criar uma persona?
Como mencionado anteriormente, a persona é baseada em dados dos seus clientes ideias. Sendo assim, para criar uma persona, basicamente, você deverá detalhar o perfil do cliente a partir das respostas que você deseja obter. Assim, fica fácil de unificar informações e elaborar o personagem em um documento, que deverá ser enviado para todos os colaboradores da empresa, para que, todos fiquem familiarizados com a personificação do seu cliente ideal.
Confira agora algumas das características que podem ser utilizadas para definir as personas de uma empresa:
- Idade;
- Hábitos;
- Desafios;
- Crenças;
- Estilo de vida;
- Hábitos de consumo;
- Hobbies;
- Frustrações;
- Cargo;
- Preferências;
- Onde busca informação;
- Critérios que influenciam na compra.
Questões que ajudam a criar uma persona para sua empresa
Criar e montar uma – ou mais – persona(s) não é uma tarefa fácil. Entretanto, se você tiver em mãos as perguntas certas, esse desafio ficará mais fácil de ser alcançado.
É importante que você tenha em mente o que o seu cliente ideal busca e quer da sua empresa, em quais assuntos ela pode estar interessada e quais são as suas principais preocupações relacionadas ao seu produto ou serviço.
Confira agora algumas questões que você deve se perguntar para montar a persona ideal para sua empresa:
- Quais são as características do seu cliente principal?
- Quais os assuntos que são do interesse do seu potencial cliente?
- Quais são os seus hábitos de consumo mais comum?
- Quais são seus desafios e preocupações relacionadas ao setor da sua empresa?
- Quais são seus objetivos e desafios?
- O que influencia na sua tomada de decisões?
- O que seu potencial cliente espera da sua empresa?
- Como entrevistar os clientes para criar as personas?
A melhor forma para definir suas personas é entrevistar os seus clientes. Assim, você consegue montá-la de uma forma mais concreta.
Para isso, é importante que você siga o passo a passo abaixo:
Escolha as pessoas certas
Analise quem são as pessoas que mais interagem nas redes sociais da sua empresa e analise seus perfis. Além disso, você pode visualizar seu banco de dados de clientes e selecionar os que mais consomem os seus produtos.
Roteiro de perguntas
É importante que você monte um roteiro de perguntas prezando por perguntas básicas relacionadas aos dados para a criação das personas. Você também pode cogitar em um formato de conversa fluida e deixar espaço para que o entrevistado comente sobre outros assuntos, o que é uma forma bem bacana de permitir que ele traga outras informações importantes. Através disso, você deverá ficar ligado para descobrir quais são os pontos-chave para a construção de diferentes perfis de clientes ideais.
Como abordar?
A forma que você vai abordar o seu cliente, deve ser elaborada com muito cuidado. Você pode enviar uma mensagem no privado se apresentando e explicando o seu objetivo através dessa entrevista, propondo de forma natural uma conversa para saber mais sobre suas características e hábitos de consumo. Para atrair mais entrevistados, a empresa pode oferecer um benefício como forma de agradecimento. Afinal, este é um investimento para o futuro do seu negócio. O contato pode ser feito de forma remota ou presencial, o importante é obter as informações consideradas essenciais para criar a persona.
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