Quando chega a hora da avaliação de desempenho, todos ficam estressados? É importante que essa reunião seja bem estruturada, com uma boa gestão, produtiva e útil para o seu funcionário. Portanto, como gerente ou empregador, cabe a você garantir que a avaliação de desempenho que você está conduzindo é o mais eficaz e proveitoso possível para os dois lados.
Como você executa um processo eficaz de avaliação de desempenho de funcionários que satisfaz a todos? Neste artigo, dividimos alguns dos principais termos, conceito, melhores práticas e etapas do processo que você pode começar a seguir hoje.
O que é uma avaliação de desempenho?
Considerada uma das ferramentas mais importantes da área de gestão de pessoas, as avaliações de desempenho são usadas principalmente para melhorar o desempenho de um funcionário. Também pode ser usado para justificar a remuneração de um funcionário e seu potencial de promoção.
O avaliador, geralmente um supervisor ou gerente, fornecerá ao funcionário um feedback construtivo com base na avaliação. Isso, por sua vez, fornece ao funcionário a direção necessária para melhorar e desenvolver seu trabalho.
Portanto, um processo eficaz de avaliação de desempenho dos funcionários pode impulsionar o desempenho, reduzir a insatisfação, identificar oportunidades de treinamento e impulsionar a cultura da empresa. As avaliações são normalmente realizadas com um formulário de avaliação de desempenho.
Quais os objetivos de uma avaliação de desempenho?
- Reconhecer quais os pontos de melhoria para que o funcionário ou equipe em questão possa alcançar uma performance ainda mais efetiva;
- Analisar quais são os pontos fortes de cada funcionário ou equipe;
- Fornecer oportunidades de treinamento e mudanças dentro da instituição para melhorar o desempenho e os resultados;
- Registrar o histórico de rendimento de cada profissional, para promoções, feedbacks e estudo de plano de cargos e salários;
- Aumentar o comprometimento dos profissionais da sua empresa;
- Prevenir que haja uma rotatividade alta dos funcionários;
Porque avaliar o desempenho?
Usar a metodologia de avaliação de desempenho garante um ambiente meritocrático, onde os funcionários estarão motivados a se desenvolver para que possam se destacar de acordo com seu desempenho individual.
Além disso, é possível ter os seguintes benefícios ao adotar essa metodologia:
Benefício para organização
As avaliações dos funcionários podem fazer a diferença no desempenho de uma organização. Eles fornecem informações sobre como os funcionários estão contribuindo e permitem que a organização:
- Identifique onde a gerência pode melhorar as condições de trabalho para aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho;
- Possa abordar questões comportamentais antes que elas afetem a produtividade do departamento;
- Incentive os funcionários a contribuir mais, reconhecendo seus talentos e habilidades;
- Apoie funcionários que estão em desenvolvimento de suas habilidades e carreira;
- Melhore a tomada de decisões estratégicas em situações que exigem demissões, planejamento de sucessão ou preenchimento de funções abertas internamente;
Benefício para o colaborador
As avaliações de desempenho destinam-se a fornecer um resultado positivo para os funcionários. As idéias obtidas com a avaliação e discussão do desempenho de um funcionário podem ajudar:
- A reconhecer as realizações e contribuições feitas por um funcionário;
- A reconhecer a oportunidade de promoção ou bônus;
- A identificar e apoiar a necessidade de treinamento ou educação adicional para continuar o desenvolvimento da carreira;
- A determinar as áreas específicas em que as habilidades podem ser aprimoradas;
- A motivar um funcionário e ajudá-lo a se sentir envolvido e engajado no desenvolvimento de sua carreira;
- A discutir abertamente sobre as metas de longo prazo de um funcionário;
Tipos de avaliação de desempenho
As avaliações de desempenho podem ser divididas em quatro tipos significativos distintos:
- A avaliação de 360 graus: o gerente reúne informações sobre o desempenho do funcionário, geralmente por questionário, de supervisores, colegas de trabalho, membros do grupo e autoavaliação.
- Avaliação negociada: esse tipo de avaliação usa um mediador para ajudar a avaliar o desempenho do funcionário, com maior ênfase nas melhores partes do desempenho do funcionário.
- Avaliação por pares: os membros da equipe, o grupo de trabalho e os colegas de trabalho são responsáveis por avaliar o desempenho do funcionário.
- Autoavaliação: os funcionários se classificam em categorias como comportamento, atitude e desempenho no trabalho.
Observe que algumas organizações usam vários tipos de avaliação durante a mesma revisão. Por exemplo, um gerente pode consultar os colegas do funcionário e atribuir uma autoavaliação ao funcionário. Não precisa ser um caso de um ou outro.
Dicas para uma avaliação de desempenho mais eficiente
Como falamos anteriormente, um processo eficaz de avaliação de desempenho pode melhorar drasticamente o ambiente de trabalho, é nela que a empresa consegue identificar quais pontos precisam de mais atenção naquele momento, então, acompanhe as nossas dicas.
1. Quais os objetivos para a avaliação?
O primeiro passo é definir as responsabilidades, expectativas, trabalho e as metas da empresa, nessa etapa para poder ter uma melhor visualização das informações e montar o melhor plano de ação, use a metodologia 5w2h, que trazendo para o português, seria a utilização dos seguintes questionamentos: “o que”, “onde”, “por quê”, “quem”, “como”, “quanto” e “quando”.
2. Prepare-se
O planejamento é o primeiro passo do gerenciamento de desempenho. Nesta fase, os supervisores são designados para definir indicadores e metas de desempenho a serem incluídos na reunião e nos formulários de avaliação. Isso permite uma melhor compreensão do porquê, o quê e como a avaliação será feita. Os funcionários devem estar envolvidos, pois conhecem suas próprias capacidades. Os funcionários também podem falar sobre tarefas e habilidades que desejam incluir no processo de avaliação. O supervisor pode discutir o desempenho, a situação e as metas atuais da empresa.
3. Mapeamento de funções e criação de estratégias
Faça um mapeamento de funções e competências características de cada função e crie estratégias de desenvolvimento individual para os seus colaboradores.
4. Treine-os
Esse processo deve ser o mais transparente possível, então a empresa deve criar vídeos explicativos, e-mails, reuniões em equipe e tudo o que for necessário para esclarecer a todos sobre este processo.
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