• Edif. Advanced Trade, Sala 601, Caminho das Árvores, Salvador-Bahia
  • (71) 3052-1011
  • contato@consulfis.com.br

Contabilidade consultiva: O que é e qual o impacto para os negócios

img

23

maio

Contabilidade consultiva: O que é e qual o impacto para os negócios

23/05/2022 Artigos, Contabilidade Consultiva, Gestão de negócios, Gestão Empresarial

A contabilidade é, sem dúvida, um dos pilares que sustentam as operações de qualquer negócio. Essa ciência é responsável por estudar os fenômenos financeiros, suas variações e, consequentemente, seus efeitos sobre o patrimônio das empresas. O contador é o profissional encarregado de diagnosticar e prever a situação financeira de uma empresa.  Hoje em dia, os contadores assumiram uma nova função de gestão financeira da empresa. Eles agora prestam consultoria e suporte para garantir que não apenas se regularizem, mas também cresçam e tenham sucesso! Por esse motivo, vamos apresentar neste artigo as características da contabilidade consultiva, bem como os seus impactos para o seu negócio.

O que é contabilidade consultiva e quais os impactos para seu negócio?

Em poucas palavras, a consultoria contábil nada mais é do que a interação mais frequente e estratégica entre o contador e o empresário. Ela é responsável por acompanhar o desenvolvimento de um negócio para que o profissional entenda as verdadeiras necessidades do empreendedor e possa auxiliá-lo na tomada de decisões promovendo soluções assertivas ao longo do tempo.

Portanto, a contabilidade consultiva é uma nova abordagem da contabilidade que está mais presente no contexto empresarial. Assim, tanto o contador como o empresário podem analisar os dados conjuntamente para servir de base na hora de tomar uma decisão. O seu principal papel é manter os gestores importantes e mais velhos informados sobre as contas mais importantes da empresa, como planos econômicos e financeiros. 

Entenda como funciona a contabilidade consultiva

Com base em informações de movimentações, registros e demonstrações, o contador desenvolve análises e interpretações desses números, gerando indicadores que contribuem para o desenvolvimento dos negócios no longo prazo.

Cabe a cada agente personalizar a entrega desses dados, e isso será determinado pelas ferramentas que possui e pela avaliação do perfil de seu cliente. Dessa forma, é importante ressaltar que um dos aspectos mais importantes da contabilidade consultiva é a comunicação entre profissionais e empresários, o que resulta em aumento de valor para os serviços.

Essa comunicação fortalece a troca de informações e o entendimento da real situação do negócio, permitindo a formulação de planos mais precisos e alinhados com a realidade da empresa e as necessidades do empreendedor.

Como funciona na prática?

A contabilidade de consultoria funciona como uma via de mão dupla. Na prática, o cliente é responsável por fornecer informações sobre o andamento e movimento da empresa. Enquanto o contador é responsável por acompanhar os números e promover planos de ação com base nas necessidades da empresa. 

Pensando nisso, os escritórios estão investindo na terceirização de processos de negócios por meio da utilização de ferramentas de gestão que possibilitem proximidade com o cliente e praticidade no recebimento de informações, também conhecido como BPO Financeiro.

Trabalhar com um BPO Financeiro resulta na integração de todos os processos financeiros da empresa para a contabilidade. O fato de você estar lidando diretamente com o controle financeiro do cliente demonstra seu domínio dos números e de todos os processos internos.

Quais os impactos da contabilidade consultiva para o negócio?

A contabilidade consultiva ajuda a elevar os padrões das práticas de gestão. Com ela, é possível transformar um negócio lucrativo, bem organizado e seguro. De forma geral, o profissional da área irá lidar com instrumentos de Controle Financeiro, planejamento tributário, financeiro e estratégico. Veja mais quais são os principais benefícios da contabilidade consultiva para os empreendimentos.

1. Elevação na qualidade das entregas

Sem dúvida, alguns dos objetivos mais importantes da contabilidade nas empresas são o pagamento de impostos e a devida observância dos regulamentos empresariais.

Abertura De Empresa Em Salvador Bahia - Contabilidade em Salvador - BA | ConsulFis

Porém, com a consultoria contábil, esse cenário tende a se expandir. Com uma abordagem mais abrangente e baseada em dados, além de um monitoramento mais ativo de movimentação, a nova abordagem tem o potencial de não apenas auxiliar nas áreas mencionadas, como também contribuir para a diminuição de falhas nos processos contábeis.

Na prática, essa característica tem impacto direto e positivo na qualidade da produção dos profissionais de contabilidade e dos escritórios, o que pode ser visto como um diferencial significativo na ampliação e retenção de clientes.

2. Inovação

Essa nova perspectiva da contabilidade consultiva é uma oportunidade fantástica para as empresas do setor inovarem e se aproximarem de seus clientes. Isso porque essa estratégia possui um maior valor agregado, além de ser mais atual e proporciona resultados ainda mais satisfatórios.

Além disso, é impossível ignorar o fato de que a contabilidade consultiva está indissociavelmente ligada à tecnologia e ao uso estratégico dos dados. Como resultado, por meio da automação de relatórios, aprimoramento e padronização de ERPs, por exemplo, é possível fazer o processamento de dados, facilitando a detecção de erros e reduzindo o tempo operacional.

Isso tudo sem contar, que a contabilidade consultiva também está profundamente interligada com a modernização dos processos de negócios através do uso de assinaturas eletrônicas , documentos digitais e o uso do Certificado Digital, que tornam os processos mais dinâmicos e eficientes.

3. Diminuição de custos

A contabilidade consultiva proporciona ao gestor um método muito mais sistematizado e eficiente para visualizar e compreender as operações do negócio do ponto de vista financeiro e contábil. Com isso, um de seus resultados positivos é a redução de custos, principalmente no que diz respeito à tributação.

Com base em avaliações mais bem estruturadas e fiscalizações frequentes, o contador pode identificar diversas formas de promover a eficiência fiscal, como manter o negócio em conformidade com a lei e o Fisco, mas da forma mais econômica e produtiva possível.

Além disso, a economia de custos pode ser vista na redução de erros nos processos, atrasos de pagamentos e ocorrência de multas. Isto é, situações menos prováveis ​​de ocorrer com uma contabilidade mais moderna e estratégica, ou seja, com a contabilidade consultiva.

4. Planejamento integrado e eficiente 

Ao fortalecer a gestão estratégica e financeira do negócio, a contabilidade consultiva tem um potencial significativo para apoiar as decisões e o desenvolvimento dos planos da empresa, principalmente aqueles em estágios iniciais, quando cada número e informação é ainda mais crucial.

Dessa forma, a atuação de um consultor, por exemplo, auxilia no desenvolvimento de ações voltadas ao crescimento espontâneo do negócio, ampliando as análises e aumentando a probabilidade de os resultados serem positivos.

Por isso, a contabilidade consultiva tem sido cada vez mais introduzida dentro das empresas que buscam otimização dos seus recursos e lucros finais. Tudo isso atrelado a um processo bastante dinâmico e estratégico. 

Se você gostou desse conteúdo e quer ter acesso a muito mais é só conferir o site da ConsulFis e ficar por dentro de tudo o que acontece nessa área. 

Classifique nosso post post

Comentários:

Categorias

Outras notícias

Tags

Compartilhe

Recomendado só para você
Automação de processos: Conheça as vantagens para a sua empresa.…
Cresta Posts Box by CP