Para o bom funcionamento de um negócio, é necessária a qualidade em todos os âmbitos dele, com isso, é essencial investir em empresas focadas em serviços específicos, como uma especializada em contabilidade para clínicas médicas, por exemplo.
Uma clínica médica exige alguns cuidados extras com as informações pessoais e financeiras dos clientes, e da própria clínica, principalmente se houver sócios.
A organização e serviços de qualidade são fundamentais para o sucesso de um negócio, com isso, manter profissionais capacitados trabalhando para o crescimento da sua empresa é tão necessário.
Além do suporte de uma empresa de contabilidade que atinja as necessidades de uma clínica médica, existem alguns pontos que devem ser observados para esse segmento.
A separação entre as despesas profissionais e pessoais
Grande parte das clínicas são negócios particulares, o que pode prejudicar a sua contabilidade, visto que, as finanças pessoais do proprietário e exclusivas da clínica podem acabar se misturando.
Para que isso não ocorra, é interessante manter as entradas e saídas da empresa bem sinalizadas, e distinguir as despesas referentes a clínica, das pessoais, além de manter contas separadas para ambas, sendo uma referente a pessoa física, e outra a pessoa jurídica.
Essa maneira de cuidar da parte financeira de uma clínica contribui para aprimorar a análise de gastos, evitando, possíveis distorções acerca do cenário financeiro, criando faltas ou excessos inexistentes.
Acompanhar o fluxo de caixa
Acompanhar o fluxo de caixa é um fator decisivo para a saúde financeira de um negócio.
Observar os direcionamentos dos recursos da empresa é primordial para a redução dos gastos, visto que, as reais necessidades ficam nítidas para um novo planejamento, que abranja e satisfaça a divisão dos recursos da melhor maneira possível.
A análise do fluxo de gastos permite a redistribuição dos recursos, por cortes, substituições, aumentos ou reduções de gastos.
Todo esse processo é concretizado via categorização dos gastos e entradas detalhadas, ou seja, a divisão por áreas ou setores, o que é possível devido à contabilidade da clínica médica.
Ter um planejamento financeiro
acompanhar a movimentação financeira não é o único responsável pela organização financeira de uma clínica, os planos referentes ao futuro do negócio devem ser previamente traçados.
O que carece de um planejamento funcional, que trace as próximas etapas do crescimento da empresa, redução de gastos ou qualquer tipo de mudança na movimentação dos seus recursos.
O histórico da clínica deve ser avaliado antes de qualquer planejamento, principalmente para o completo entendimento do comportamento típico do fluxo e caixa e de quais métodos e ações serão viáveis.
Ter a tecnologia como aliada.
O uso da tecnologia consegue tornar tarefas mais práticas e, consequentemente, agilizar o dia a dia dos profissionais, que dispõem de diversos recursos dados por ela.
A otimização da gestão médica, hoje, pode ser feita através de processos digitais, poupando tempo e evita erros, são inúmeras opções de softwares ou aplicativos exclusivos para essa finalidade e setor.
Por meio dos softwares, os processos e registros das transações financeiras se tornam automatizadas, beneficiando a produtividade da empresa e reduzindo as burocracias que antes estavam presentes na área.
Cautela na gestão do estoque.
Uma gestão de estoque de qualidade contribui para a análise dos gastos de uma empresa, devido ao impacto que o comportamento do estoque pode causar em uma clínica.
Através dessa gestão, o direcionamento de recursos é mais estratégico, reduzindo o desperdício de materiais, gasto sem retorno, e custos desnecessários.
São pequenas ações que contribuem para a gestão do estoque, que inclui realizar o levantamento das movimentações, e do grau de relevância dos itens da rotina da clínica, listar os itens substituíveis e os insubstituíveis.
Além disso, é essencial o armazenamento dos itens em um local seguro, e, obviamente, a utilização de softwares que automatizem essa gestão.
Cuidado com a tributação
Na contabilidade para clínicas médicas existem diferentes tipos de tributação que variam de acordo com o porte da empresa, por isso, o conhecimento das distintas modalidades é extremamente útil para o pagamento correto e de maneira mais econômica.
São três diferentes modalidades, o Regime Simples Nacional, que é destinado às empresas que possuam uma receita bruta que não ultrapasse 4,8 milhões de reais, a Tributação do Lucro Presumido é focado nas empresas com margens de lucro superiores à presunção, mas com custos operacionais e a folha de pagamento baixos.
Em contrapartida, está o Lucro Real, exclusivo para as empresas que possuam uma margem de lucro inferior a 32%, mas a opção mais comum entre as clínicas médicas é o pagamento do Tributo com Lucro Presumido.
Frisando que a legislação sofre alterações constantes que influenciam no regime tributário que poderá ser usado em cada caso.
Se a função da contabilidade em uma clínica médica já foi explicada, por que contratar uma empresa?
Qual é a importância da Contabilidade nas clínicas médicas?
O objetivo da contabilidade nas clínicas foi anteriormente explicado nas etapas acima, então qual a importância de contratar uma empresa especializada?
Essa etapa não é obrigatória, mas é assertiva, ao confiar a contabilidade de sua clínica à profissionais qualificados, sua empresa possuirá uma gestão melhor e mais organizada, justamente por ser concretizada por pessoas que entendem do serviço e conhecem as melhores estratégias para o sucesso da clínica.
A contabilidade pode ser conter trâmites específicos e complexos, que podem prejudicar a empresa se não forem realizados por um contador, que está familiarizado com a área, um profissional pode fornecer todo o suporte necessário para garantir a segurança das finanças da clínica, seguindo todas as normas necessárias.
Uma empresa especializada cuidará da burocracia envolvida nos processos de uma clínica médica, assumindo essa obrigação dos profissionais, que poderão focar em oferecer um serviço de qualidade.
Além disso, ela encontrará maneiras de reduzir os custos, optar pelo tributo mais vantajoso, realizar o pagamento correto de impostos, seguir todas as normas para clínicas médicas, aumentar a quantidade de dados financeiros de clientes armazenados, e o mais importante, fazer uma análise geral da empresa, assertivamente.
Para conhecer uma empresa de contabilidade de qualidade acesse o nosso site.