Para montar um home care você precisa de uma estrutura completa, formada por enfermeiras, médicos e área de farmácia, visando oferecer uma assistência ampla para os clientes e para isso, precisa de uma contabilidade também.
Para abrir um home care é necessário muito planejamento, cuidado, investimento financeiro e trabalho! Este é um empreendimento que tem a ver com a saúde do indivíduo, então a responsabilidade é a base de tudo.
Se você quer entrar no segmento para fazer a diferença, no artigo de hoje, vamos dar algumas dicas de contabilidade para home care.
Confira também: Contabilidade para imobiliárias em Salvador
E aí, se interessou pelo conteúdo? Continue lendo nosso artigo e confira nossas dicas de contabilidade para home care em Salvador.
O que é um home care?
Um home care é um serviço que dá a pacientes e/ou idosos, cuidados médicos e especiais 24 horas por dia. É instalada na casa do paciente a estrutura necessária para atender as suas necessidades.
É extremamente importante nesse negócio oferecer segurança, saúde e cuidado máximo ao contratante.
Como montar um home care de sucesso?
Como qualquer tipo de negócio, para montar um home care você precisa estar atento a algumas questões burocráticas. E, por se tratar de uma empresa do ramo da saúde, os cuidados precisam ser redobrados.
Confira agora algumas dicas que como montar um home care de sucesso:
Faça uma análise financeira de viabilidade
Para montar um home care é necessário investir no negócio. Para isso, é importante que o empreendedor entenda cada tipo de investimento, sobre sua concorrência e quais os erros cometidos na análise de mercado.
O investimento corresponde a todo o capital que foi empregado para começar o seu negócio até o momento de sua autossustentação. Sendo assim, o investimento pode ser dividido em 3 tipos, são estes:
- Investimento fixo: No qual, todo o capital é usado para a compra dos equipamentos, aluguel, reforma e entre outros.
- Investimentos pré-operacionais: Que corresponde aos gastos ou despesas com projetos, registro da empresa, honorários profissionais, entre outros.
- Capital de giro: É o capital necessário para os gastos e despesas iniciais da empresa.
Os investimentos informados acima são referentes a parte administrativa, atendimento, salas, depósito e veículo. Já, os investimentos relacionados aos materiais, móveis e equipamentos que serão usados nos tratamentos na casa dos pacientes são mensurados levando em consideração a demanda do negócio.
O valor do investimento para montar uma home care vai depender diretamente do tamanho e estrutura da empresa. Para te auxiliar nesse processo, é recomendado que o investidor contrate uma contabilidade consultiva, que irá te guiar da melhor forma possível.
Além disso, é importante saber como os seus concorrentes estão posicionados no mercado. Assim, ficará mais fácil de identificar diferenciais que você pode implementar na sua empresa.
Por fim, é necessário que o investidor saiba quais são os erros cometidos na análise de mercado. Pelo fato de ser uma tarefa bem trabalhosa, na maioria das vezes o empreendedor não faz essa pesquisa e, consequentemente, ele deixa de conhecer os seus clientes em potencial, bem como os seus concorrentes e fornecedores, dificultando muito o desenvolvimento do seu negócio.
Informações tributárias e fiscais
A empresa de home care é regida pela CNAE 8712-3/00 como a Atividades de fornecimento de infraestrutura de apoio e assistência a paciente no domicílio.
Nesse tipo de empresa, você pode utilizar o Simples Nacional, que é utilizado por Microempresas e Empresa de Pequeno Porte. São utilizar esse regime, você consegue recolher os seguintes tributos:
PIS;
ISSQN;
INSS.
Entretanto, se a receita bruta anual da sua home care não ultrapassar 81 mil reais e não tiver nenhum sócio, você pode utilizar o MEI. Porém, para se enquadrar como MEI, sua atividade precisa estar no rol disponível na tabela da Resolução CGSN número 94/2011 – Anexo XIII. Se você se enquadrar como MEI, o recolhimento de seus tributos e contribuições irão ser em valores fixos mensais.
É importante que você consulte um contador para te orientar sobre o seu enquadramento jurídico e qual o seu regime de tributação. Mas, como uma empresa de home care precisa ter uma equipe com pelo menos um enfermeiro é um médico, esse regime é pouco usado.
Fique dentro da legalidade
Para você montar a sua empresa de home care, é necessário que você faça o seu registro de forma individual ou em um dos enquadramentos jurídicos de sociedade.
Vale ressaltar que, para escolher a melhor forma de registro da empresa, você deverá analisar qual delas atende melhor as suas expectativas em relação ao perfil do negócio pretendido. Para isso, o ideal é contratar um contato, que é um profissional legalmente habilitado para fazer a elaboração dos atos constitutivos da empresa e também é o profissional que conhece a legislação tributária.
Além disso, para abertura e registro da empresa, é necessário fazer os seguintes procedimentos:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
- Registro na prefeitura municipal;
- Enquadramento na entidade sindical patronal;
- Fazer o cadastro junto a Caixa Econômica Federal;
- Alvará do Corpo de Bombeiros Militar;
- Fazer uma consulta previa de endereço na Prefeitura Municipal acerca da Lei de Zoneamento;
- Respeitar as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor.
Conclusão
O mercado do home care está em expansão, sendo assim, se você pretende trabalhar da mesma forma que seus concorrentes, sem diferenciais atrativos, saiba que isso não lhe trará muitos resultados positivos.
Pesquise e análise o mercado, entenda o que está sendo feito e busque por formas inovadoras para melhorar o seu negócio. Além disso, contrate uma empresa de contabilidade para te auxiliar nos processos burocráticos e financeiros da empresa, mantendo assim, a legalidade da mesma.
A ConsulFis é uma empresa de contabilidade consultiva que visa auxiliar seus clientes da melhor forma possível financeiramente e ajudá-los a alcançar seus objetivos. Clique aqui para saber mais!
E então, o que achou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso site para mais dicas de contabilidade!