Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil, e no ramo da hotelaria também não é diferente. Principalmente se você levar em consideração a contabilidade para hotel. São muitas funções a serem executadas e muitos detalhes para serem cuidados.
Os problemas podem surgir desde a abertura até a prestação de contas. São muitas questões tributárias que precisam ser resolvidas. Por isso, é sempre indicado contar com profissionais capacitados para solucionar esses problemas.
Por estarmos no verão, Salvador é uma das cidades mais procuradas pelos turistas e a rede hoteleira sempre fica lotada. Se você deseja investir neste ramo, acompanhe a leitura até o final para aprender como funciona a contabilidade para hotel.
Como abrir um hotel em Salvador?
Para conseguir abrir o seu hotel em Salvador você vai precisar seguir algumas etapas. A primeira delas é ir junto à junta comercial solicitar a viabilidade da abertura da empresa.
Em seguida, você vai precisar definir qual é o tipo de empresa que você quer abrir. No ramo da hotelaria existem seis opções.
- LTDA (Sociedade empresária limitada)
- Sociedade simples limitada
- Sociedade simples
- Sociedade limitada Unipessoal
- EIRELI
- Empresário Individual
Depois de escolher o tipo de empresa, terá que executar os seguintes passos: preencher o DBE (Documento Básico de Entrada) para pedir o CNPJ; Preencher a FCN (Ficha de Cadastro Nacional) integrando Junta Comercial e Receita Federal; Pagar as taxas referentes à abertura do hotel; Assinar os documentos; Protocolar o processo de abertura.
Viu como são muitos processos burocráticos? Para facilitar tudo isso, é interessante que você invista em contabilidade para hotel. Assim, você terá um profissional especializado que vai resolver tudo para você.
Como funciona a contabilidade para hotel?
Seja em Salvador, ou em qualquer outra cidade, se você quer abrir um hotel, é fundamental que você entenda de contabilidade. Até porque, um dos primeiros passos que você terá que dar é decidir qual será o regime tributário que você vai aderir.
Por isso, vamos te mostrar as opções que você tem. Veja a seguir!
Lucro real
O primeiro ponto importante de se observar para quem optar por aderir à tributação baseada no lucro real é ter um empreendimento extremamente bem organizado, pois o controle sobre este tipo de imposto é muito maior.
O lucro real leva em conta o total das receitas do hotel, entram na conta todos os custos e despesas, apurando se houve lucro ou prejuízo. O cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) são feitos em cima do lucro real do negócio e não sobre o lucro presumido.
Lucro presumido
O lucro presumido, como o próprio nome diz, é tributado sobre a estimativa de faturamento. Ele é mais indicado para ser aderido por empresas de serviços.
Os índices cobrados são de 13,33% até 16,33%. A porcentagem varia de acordo com a cidade onde o hotel está localizado. Ainda haverá a cobrança de ICMS. A alíquota varia entre 17% e 19%, dependendo do estado onde o empreendimento está sediado.
Simples nacional
Essa é uma boa alternativa para quem ainda está começando no setor de hotelaria ou possui um faturamento reduzido. O simples nacional, tem duas tabelas tributárias, uma para os serviços e outra para a venda de produtos.
Para empreendimentos do setor com faturamento mensal de até R$15 mil as alíquotas são de 6% para os serviços e de 4% nas vendas. Ultrapassando a receita mensal estipulada, o valor do imposto subirá proporcionalmente.
Por que investir em um serviço especializado de contabilidade para hotel?
Tendo em vista que você já consegue ter noção da quantidade de burocracias e questões que precisam ser lidadas pelo setor, investir em um serviço de contabilidade para hotel é muito importante. Por isso, abaixo, separamos alguns motivos para te convencer. Veja!
1. Planejamento tributário
Sabemos que no Brasil, devido à complexidade da carga tributária, a gestão de impostos em qualquer empresa é certamente um desafio para qualquer. O planejamento tributário é um dos principais mecanismos de redução de impostos, ajudando a manter seu empreendimento em dia com o Fisco, e pagando exatamente o mínimo de tributos que for necessário.
Através do enquadramento tributário e da busca por incentivos fiscais, que são programas públicos voltados para o desenvolvimento de certos setores da economia, é possível passar por esse processo.
2. Controle de custos
A planilha de custos envolvidos em uma empresa no ramo da hotelaria, especialmente em momentos de lotação, pode ser bem mais complicada do que a de outros tipos de empresa.
Trabalhar com um profissional experiente no seu segmento é, portanto, um diferencial importante, já que o controle de custos não é uma função nada simples. Dessa forma, você terá um profissional especializado para executar essa função e não ter que se preocupar com isso.
3. Precificação de serviços
A precificação é absolutamente crucial para a sobrevivência de um hotel, e trata-se de um cálculo importante para maximizar o lucro de qualquer empresa. No entanto, para o setor hoteleiro, os valores podem variar bastante dentro e fora de temporada.
Alugar quartos a um preço muito baixo pode atrair mais hóspedes, mas diminui bastante o seu lucro e ainda pode gerar muitos transtornos, que é um dos problemas do alto preenchimento de leitos. Os preços muito altos, por outro lado, espanta a clientela, diminuem o faturamento total e ainda fortalecem a concorrência.
Ao investir nos serviços de contabilidade para hotel, como o da ConsulFis, você tem um profissional especializado e capacitado para fazer isso por você e não te deixar no prejuízo.
Conte com a ConsulFis para te ajudar a abrir o seu hotel!
Como você viu, é necessário o apoio de uma equipe de contadores com conhecimentos técnicos para regularizar o seu negócio. Para que todos os documentos legais e fiscais estejam em dia, somente profissionais experientes estarão preparados para te ajudar.
Então, para que você não tenha que se preocupar com as questões burocráticas da contabilidade do seu hotel em Salvador e tenha mais tempo para cuidar das questões estratégicas do seu negócio, a Consulfis pode te ajudar!
Entre em contato conosco: WhatsApp: 71 3052-1011/ instagram @Consulfis.
Comentários: