Cada tipo de negócio possui suas particularidades, alguns exigem etapas inexistentes para outros, um dos setores que varia bastante conforme o tipo de empresa é o financeiro, a contabilidade para supermercado é um ótimo exemplo disso.
Um setor contábil de qualidade é vital para qualquer tipo de empresa, principalmente para os supermercados, o qual é um dos ramos comerciais mais relevantes do Brasil, e também com uma das maiores concorrências.
O maior objetivo da contabilidade é a análise de patrimônios, seus fenômenos e variações, desde seu âmbito qualitativo até o quantitativo, em todos os assuntos de natureza econômica e financeira e as consequências que interfiram na dinâmica de um negócio.
Na área dos supermercados, uma empresa de contabilidade contribui em fins gerenciais e tributários, enquanto colhe e fornece informações essenciais para a tomada de decisões no negócio.
Além de observar todas as documentações necessárias e prazos a serem cumpridos, e optar por qual regime tributário será mais adequado e vantajoso para a empresa, mas qual é a verdadeira importância da contabilidade para supermercados?
A importância da contabilidade para os supermercados?
Existem diversas normas para tributações e processos burocráticos que envolvem a manutenção de um supermercado, uma empresa de contabilidade é responsável por efetuar todas as tributações de lucro real por estimativa mensal necessárias, e realizar o planejamento estratégico correto.
A análise do fluxo de movimentações é uma de suas atribuições, de extrema importância, visto que, sem um controle adequado do que entra e sai, em relação à mercadoria e financeiro, é provável haver algum erro, que cause prejuízo para a empresa.
Uma assessoria profissional e de qualidade otimiza o cotidiano de um supermercado, com atenção aos detalhes, como a folha de pagamento de fornecedores e funcionários, o controle interno de mercadorias, o fluxo de estoque, movimentações e uso dos recursos.
Esses não são os únicos benefícios em contratar uma empresa de contabilidade para a sua empresa, existem muitas outras razões.
Controle do fluxo de caixa
O fluxo de caixa de uma empresa representa todas as movimentações financeiras realizadas nela, o montante de caixa recolhido e gasto durante determinado período, que pode ser observado de modo geral ou para algum projeto em específico.
Ter uma empresa de contabilidade monitorando o fluxo de caixa contribui para uma projeção mais assertiva, é possível supor possíveis cenários futuros baseados no fluxo de caixa passado, após uma análise do comportamento financeiro da empresa.
Quais são os gastos e lucros, quais áreas estão precisando de mais investimento, quais estão ocasionando custo à empresa, se alguma redução ou substituição é necessária e qual será a estratégia escolhida para os próximos momentos da empresa.
Esse controle é responsável por um acompanhamento mais personalizado, e, consequentemente, com maior probabilidade de sucesso, enquanto gera dados importantes acerca do patrimônio.
Análise dos indicadores
Mais um benefício da consultoria de uma empresa de contabilidade, que possua experiência com supermercados, é a análise feita sobre o concorrente, observando o desempenho da empresa quando comparada com as outras do mercado.
Alguns fatores são essenciais para a criação de estratégias e planos de ação que possuam real eficácia, como, por exemplo, o ticket médio das vendas, o índice de lucratividade da empresa, o custo de aquisição dos clientes (CAC), o índice de crescimento anual, retorno sobre investimento (ROI) e a taxa de turnover.
Planejamento tributário e orçamentário
Além dos fatores mais característicos de análise e todos os planejamentos já citados, é praticamente impossível ter sucesso sem um planejamento tributário e orçamentário.
A chamada contabilidade eficaz é a grande responsável pelo planejamento tributário, primordialmente para os novos negócios, que precisam definir seu tipo de empresa, o que afetará os próximos passos.
Ela também atende as obrigações acessórias, conforme o determinado na legislação, evitando que a empresa sofra qualquer tipo de penalidade ou a necessidade do pagamento de alguma multa.
No caso das obrigações orçamentárias, a contabilidade possibilita a previsão, realização, acompanhamento e revisão do controle orçamentário de um supermercado, objetivando que o planejamento realizado não sofra nenhum imprevisto que impeçam ou prejudiquem de maneira significativa a continuidade das suas ações.
O tipo de atividade realizada
Para uma empresa ser funcional, é necessária a definição do seu tipo, de modo que o nicho dela seja especificado, e sua atuação focada em seu público alvo.
Com essa questão bem estabelecida fica mais simples atender ao seu público de modo mais assertivo, o que, trará mais lucro para a empresa, por facilitar a divulgação orgânica e fidelização de clientes.
O mais importante em definir o tipo da empresa, é o seguimento das normas específicas, que variam de acordo com essa informação, desde a legislação geral como as mais específicas, como a tributária ou relacionada com estrutura do supermercado, por exemplo.
Esse fator contribui para lidar melhor com a concorrência, afinal, o nicho dos supermercados é um dos mais acirrados no cenário atual, ter uma equipe especializada no seu negócio é um diferencial que proporciona o destaque da empresa.
Redução de riscos
O auxílio de profissionais da área gera uma redução de riscos para a empresa, que provavelmente não seriam evitados por gestores que não são especializados no setor.
Um dos principais temas que ocasionam erros é o tributário, supermercados possuem diversos tipos de produtos, que possuem tributações distintas.
A substituição tributária, tributação monofásica, isenção, alíquota zero e a redução da base de cálculo, são exemplos de tributações diferentes impostas aos produtos que compõem um supermercado.
Por isso, as empresas de contabilidade traçam estratégias para pagar o mínimo de impostos possível, mas não esquecer nenhum detalhe ou tributo importante e necessário, evitando gastos além dos essenciais, tanto com os impostos, quanto com possível penalidades pela falta de pagamento de algum deles.
Apoio estratégico
Por último, mas igualmente relevante, é possuir um bom apoio estratégico, afinal, supermercados lidam com margens de lucro muito apertadas, exigindo muita atenção dos profissionais que trabalham com elas, principalmente no momento de realização da compra de produtos e sua precificação.
Nesse momento, a atuação de uma empresa torna a diferença nítida no sucesso e organização da empresa, ademais, existe muita urgência entre as demandas desse tipo de comércio.
Desde o departamento de pessoas, devido à quantidade elevada de funcionários e sua rotatividade, até nos departamentos financeiro e tributário, que podem ser considerados os mais vitais da empresa.
Ao final de todas essas informações, é claro que o auxílio de uma empresa de contabilidade é essencial para um supermercado, para conhecer mais sobre, acesse o nosso site!
Comentários: