As transportadoras oferecem um serviço muito importante no Brasil, que é um país que precisa muito do serviço de entrega por transporte rodoviário. Dito isso, existe muita oportunidade de crescimento para essas empresas, desde que se faça uma boa gestão. Isso irá incluir diretamente a aplicação de conceitos da contabilidade para transportadoras.
No caso, a prestação de serviços contábeis acaba por abarcar todos os processos de uma empresa, o que não será diferente para as empresas de transporte. Essas empresas também irão crescer muito ao ampliar a atuação de profissionais de contabilidade em seus diversos setores.
Para exemplificar melhor essa questão, abordamos neste texto todas as atuações possíveis da contabilidade dentro de uma transportadora em São Paulo. Então, muitos poderão se surpreender com a variedade de serviços que ganharão muito com o uso correto da ciência contábil.
Afinal, trata-se de uma ciência que possui diálogo com diversos setores e que acompanha todas as etapas de uma empresa.
Afinal, o serviço contábil está presente desde o momento de abertura de uma empresa até a manutenção da mesma para ampliação de lucros e diminuição de gastos. Em consequência, as empresas que não utilizam os serviços contábeis acabam por sofrer com a oscilação do mercado, além de perder oportunidades de lucro.
Por isso muitas empresas já recorrem a escritórios contábeis em busca de melhores resultados. Nesse sentido, a ConsulFis é uma ótima opção para empresas de todos os tipos, inclusive as transportadoras. Por meio de trabalhadores competentes, prestamos consultorias e ajudamos no equilíbrio das contas e na gestão financeira como um todo.
Contabilidade na hora de abrir uma transportadora
Será basicamente impossível, ou pelo menos muito mais difícil, tirar o plano de uma transportadora do papel sem ajuda de profissionais da contabilidade. Afinal, a elaboração do contrato social, a escolha do ramo de atuação e os registros junto aos órgãos competentes são etapas minuciosas que profissionais contábeis já dominam.
Por exemplo, um dos primeiros passos para se abrir uma transportadora ou empresa em geral é a escolha do regime tributário. Sem a presença de uma consultoria contábil de qualidade, pode ser que o empreendedor tenha dificuldade em escolher o tipo correto de regime. Isso pode acarretar em prejuízo financeiro futuro.
Ademais, outro processo importantíssimo da fase inicial da abertura de uma empresa é a escolha do tipo de empresa quanto à sua natureza contábil. Essa é uma etapa que compreende a escolha de sócios ou não, e que irá dialogar com as obrigações financeiras da empresa.
Nesse sentido, é essencial contar com a ajuda de uma consultoria contábil que pode realizar o estudo completo capaz de dizer qual tipo de empresa é o adequado naquela situação. Isso sem falar que a fase inicial de abertura de uma transportadora irá exigir diretamente a elaboração de contratos e emissão de documentos e licenciamentos.
Para o empresário de primeira viagem, tudo isso pode ser bastante difícil, mas aquele que entende a necessidade de ter uma consultoria certamente irá tirar de letra.
Impostos e tributos de uma transportadora
A funcionalidade de uma transportadora dentro da legalidade irá incluir diretamente o pagamento de tributos e impostos específicos. Fazer todo o levantamento de valores em impostos e tributos é uma das principais funções do setor contábil. A seguir, você confere alguns exemplos de obrigações com as quais as transportadoras terão de lidar:
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL): Trata-se de um imposto de competência federal cujo fim é a garantia da seguridade social. Portanto, se relaciona diretamente com o regime tributário que mencionamos acima, que nesse caso pode ser tanto o regime de Lucro Real quanto de Lucro Presumido;
- Programa de Integração Social (PIS): Mais um imposto de âmbito federal que levará em consideração o próprio faturamento mensal da transportadora. Nesse caso, as alíquotas variam entre e 0,65% e 1,65% do faturamento;
- Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ): Tributo pago anualmente e se assemelha ao processo de declaração do imposto de renda pessoal, o que claramente indica a necessidade de um contador. Para as transportadoras, o valor do IRPJ fica em 8%.
- Imposto Sobre a Circulação de Mercadoria e Serviço (ICMS): O ICMS é um imposto de âmbito estadual cuja alíquota será sobre o valor do produto ou serviço que a transportadora irá prestar;
- ISS (Imposto Sobre Serviço): Imposto de nível municipal pago por todas as empresas prestadoras de serviço do município;
- IPVA da frota: A transportadora ainda precisará calcular o valor do IPVA de todos os veículos que compõem a frota em atividade.
Contabilidade para transportadoras no departamento pessoal
Uma transportadora, assim como toda empresa, lida com a contratação de funcionários ou de empresas terceirizadas para a prestação de serviço. Isso inclui o cálculo de folha de pagamento que leva em consideração todas as Leis da Previdência Social. Ou seja, o cálculo de férias, FGTS, INSS, décimo terceiro e muito mais.
Ademais, também é preciso se preparar para a eventualidade de acidentes de trabalho que também incluem o pagamento de seguridade social e afins. Todas essas áreas vão dialogar com a contabilidade e demandarão diretamente a presença de um contador.
Planejamento e Gestão Financeira para uma transportadora
A contabilidade vai muito além dos trâmites legais que envolvem legislações ou obrigações. Na verdade, o setor contribui muito para a avaliação do desempenho financeiro e comercial da transportadora por meio da elaboração de relatórios. A partir de então é possível localizar quais as falhas do processo, bem como as suas fortalezas.
A longo prazo, a gesto financeira em uma transportadora proporcionará a elaboração de metas para o futuro. Como metas para o aumento do lucro ou então para a diminuição de custos e despesas.
Conclusão
Uma transportadora em São Paulo tem grandes oportunidades de crescer tanto com entregas para a própria região metropolitana quanto para o estado e Brasil. Afinal, ela estará no maior centro comercial da América Latina e um dos maiores polos consumidores do mundo. Ou seja, existe sim muita chance do negócio ir para frente com sucesso financeiro e relevância no mercado.
No entanto, isso apenas acontecerá com a ajuda das ferramentas necessárias, o que claramente implica na atuação de profissionais da contabilidade. Como vimos neste texto, o dia a dia das transportadoras envolve uma série de demandas legais que serão melhor assistidas por uma equipe contábil.
Isso sem falar que a gestão financeira é uma frente necessária para qualquer empresa que deseja crescer e se tornar relevante. Em todas essas frentes a atuação da ConsulFis é completa e de qualidade. Já que conta com contadores preparados para lidar com as especificidades do negócio e de seus desafios.