• Alameda Salvador, 1057, Caminho das Árvores, Salvador - Bahia

Contratação de estagiários para construtora, te explicamos como funciona!

img

07

mar

Contratação de estagiários para construtora, te explicamos como funciona!

07/03/2023 Artigos, Construtoras

A contratação de estagiários para construtoras pode ser um assunto delicado para as empresas. Isso acontece, pois existe uma série de regras a serem cumpridas para a convocação desses profissionais.

Quer entender como funciona a admissão de estagiários para construtoras? Confira o conteúdo completo a seguir!

Contrato de estágio: o que é e como funciona?

Como o seu próprio nome sugere, o contrato de estágio é um tipo de admissão de profissionais um pouco diferente dos serviços CLT, terceirizado ou freelancer. Isso acontece, pois, no modelo de estágio, a empresa realiza a contratação de mão de obra qualificada, enquanto também assume a responsabilidade de contribuir diretamente para a formação do profissional.

Dessa forma, o estágio é uma atividade educativa extremamente importante para o mercado de trabalho. Ele é aplicado tanto para estudantes do ensino médio, quanto em níveis profissionalizantes, como o ensino técnico ou superior.

A contratação de um estagiário para uma construtora é vantajoso para ambas as partes envolvidas, visto que, o valor de manutenção desse profissional costuma ser muito menor que um funcionário já formado. Além disso, o estudante que foi contratado passará a adquirir experiências profissionais que irão contribuir diretamente para sua inserção efetiva no mercado de trabalho.

Entretanto, assim como o contrato de estágio pode ser uma alternativa mais lucrativa em termos financeiros, ele também apresenta diversos percalços burocráticos para ser colocado em prática. Isso acontece pois, no Brasil, existem algumas regras e documentações exigidas por lei para que você possa contratar um estudante para a sua empresa.

Confira alguns exemplos a seguir:

Quem pode ser estagiário?

O primeiro ponto a ser levado em consideração quando pensamos em contratar um estagiário é quem pode exercer essa função. De acordo com o Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE), o estagiário é todo e qualquer aluno que esteja matriculado regularmente em alguma instituição de ensino (médio, técnico ou superior).

Além disso, os alunos da Educação de Jovens e Adultos também são elegíveis como estagiários do ensino médio ou fundamental.

Quais são os documentos exigidos para realizar a contratação de estagiários?

Como dito anteriormente, para realizar a contratação de um estagiário é necessário estar atento para cumprir com alguns dos seus requisitos básicos. Dentre eles, estão a emissão de um documento que comprove o tipo de aprendizado adquirido durante o período de trabalho.

Esse documento é denominado como Termo de Estágio. Ele serve para realizar o registro do período trabalhado, visto que, diferente dos outros tipos de contratação, o estágio não pode ser considerado como vínculo empregatício.

Para isso, será necessário inserir os seguintes dados:

Abertura De Empresa Em Salvador Bahia - Contabilidade em Salvador - BA | ConsulFis
  • Dados pessoais do estagiário como aqueles que constam em documentos originais, como nome, endereço, RG e CPF;
  • Dados da empresa e da instituição de ensino ao qual o estudante está regularmente matriculado, como endereço, CNPJ, razão social;
  • Objetivos do contrato de estágio;
  • Definição da área para qual o estagiário está sendo admitido;
  • Plano de atividades que serão exercidas durante o período de estágio;
  • jornada de trabalho pré-estabelecida de acordo com a Lei 11.788/2008,, que define que a carga horária máxima é de 6 horas diárias e 30 semanais;
  • Valor da bolsa auxílio e vale-transporte;
  • Duração do contrato de estágio;
  • Nome da Seguradora e número da Apólice.

É importante que todos esses dados sejam verificados por todas as partes envolvidas no processo de estágio, evitando assim possíveis incongruências no futuro.

Quais são as partes envolvidas na contratação de estagiários?

Outro ponto importante acerca do contrato de estágio é que esse processo não é realizado apenas pelo estudante e a construtora. Na verdade, para que a contratação aconteça, tanto o estudante quanto a instituição de ensino precisam estar de acordo com os termos estabelecidos pelo contratante.

Dessa forma, o documento de Termo de Compromisso de Estágio é emitido em no mínimo 3 vias originais, onde, cada parte envolvida receberá uma via assinada por todos.

Além disso, durante o estágio, a empresa contratante precisará designar um profissional responsável pela supervisão deste estudante. Esse profissional será aquele direcionado para realizar a avaliação desse estagiário durante a bolsa e quais são os pontos a serem melhorados durante o processo.

Existem algumas instituições que exigem a confecção de relatórios periódicos durante o período de estágio, para que assim possam estabelecer um tipo de avaliação na própria rede de ensino.

Qual o melhor tipo de contrato de estágio para a minha construtora?

Muitos gestores ainda possuem dúvidas sobre qual seria o melhor tipo de estagiário para as suas construtoras (ensino médio, técnico ou superior). Entretanto, é importante ressaltar que nesses casos devemos avaliar quais os tipos de necessidade da empresa para então definirmos qual será a mão de obra a ser contratada.

Isso acontece, pois, de maneira geral, um estudante de nível técnico em edificações pode suprir melhor as suas necessidades do que aqueles que ainda estão no ensino médio, devido ao seu maior nível de conhecimento na área.

Em compensação, um estudante de nível médio pode apresentar maior disponibilidade e flexibilidade para trabalhar em setores de suporte como administração, caixa ou na prestação de serviços de atendimento ao público.

Ou seja, ao considerar a contratação de um estagiário, devemos considerar o que esperamos desse profissional e o que poderemos fornecer a ele de suporte em seu processo de construção de carreira.

Para tal, é importante pensarmos um pouco fora da caixa, visto que esse estagiário pode se tornar um excelente profissional para a empresa, trazendo novos conhecimentos e melhoria na forma como tocamos os nossos negócios.

Dessa forma, você pode considerar a elaboração de planos de carreira para esses estudantes, estimulando o seu crescimento profissional ao mesmo tempo em que estabelece parâmetros de serviço no seu período de contratação. Assim, tanto a empresa quanto o estudante saem ganhando em termos de conhecimento e produtividade.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para que você consiga realizar a contratação de estagiários na sua construtora. Para saber um pouco mais sobre o mercado da construção civil, entre em contato com os especialistas da Consulfis através do nosso WhatsApp ou acesse o nosso site e conheça os conteúdos completos elaborados pela Consulfis!

Classifique nosso post post

Comentários:

Categorias

Outras notícias

Tags

Compartilhe

Icone whatsapp
Recomendado só para você
Seja você um iniciante no mundo dos negócios ou empreendedor…
Cresta Posts Box by CP