• Edif. Advanced Trade, Sala 601, Caminho das Árvores, Salvador-Bahia
  • (71) 3052-1011
  • contato@consulfis.com.br

Empreendedorismo na Bahia em 2022: dicas para começar o seu negócio

img

06

jan

Empreendedorismo na Bahia em 2022: dicas para começar o seu negócio

06/01/2022 Abrir Empresa, Gestão Empresarial

Empreendedorismo na Bahia em 2022: para abrir o seu próprio negócio é preciso saber por onde começar.

Iniciar com o empreendedorismo na Bahia em 2022 é um grande desafio para o próximo ano. Por isso, você precisa estar preparado para começar da maneira correta o seu novo negócio. Leia o nosso artigo para saber mais!

O ano novo vem se aproximando e com ele chegam novas possibilidades, por isso, colocar em prática o empreendedorismo na Bahia em 2022 pode ser um grande negócio. 

Muitos brasileiros sonham em poder ser dono do seu próprio negócio, mas para que isso ocorra com sucesso, é necessário ter planejamento. 

Definir sobre o seu ramo de atuação, localidade da empresa, regime tributário, e várias outras questões são indispensáveis antes de iniciar o empreendedorismo na Bahia em 2022. 

Além disso, começar um negócio não é tão simples quanto pode parecer. Não adianta apenas ter uma ideia, se não souber dar continuidade ao processo.

Para que você consiga ter a sua própria empresa, é importante que esteja informado sobre todos os trâmites que envolvem essa estruturação.  

O mundo empresarial é desafiador e você precisa estar preparado para os obstáculos que irá enfrentar como empreendedor. 

Se você deseja saber como começar com o empreendedorismo na Bahia em 2022, continue a leitura deste post. Elaboramos algumas dicas para ajudar você nesse desafio.   

Como começar o empreendedorismo na Bahia em 2022?

Como foi dito anteriormente, iniciar um novo negócio envolve várias questões, por isso, você, que deseja começar com o empreendedorismo na Bahia em 2022, precisa estar preparado. 

Dessa forma, estar atento a algumas questões é de suma importância para começar a estruturação do seu negócio da maneira correta. 

A seguir, detalhamos algumas dicas para tornar o seu caminho um pouco mais fácil. 

1. Ter uma ideia bem definida

O primeiro passo antes de começar o empreendedorismo na Bahia em 2022 é decidir o que você vai vender. 

Porém, como já foi dito, não basta apenas ter a ideia, é preciso saber se ela serve para ser um bom empreendimento.

Além disso, é importante que você estude as empresas que já trabalham no ramo em que você deseja iniciar a empresa. 

Observar os outros empresários que já estão na ativa é uma ótima opção para aprender os métodos de ofertas daqueles produtos e desenvolver novas formas.

Observando os empresários do seu segmento, você poderá, por exemplo, criar um diferencial para o seu negócio.

Por exemplo, se a sua ideia for abrir uma lanchonete, invista em um produto que seja pouco produzido pelos seus concorrentes.  

É importante que você saiba, antes de começar o empreendedorismo na Bahia em 2022, que mesmo que o seu negócio seja inovador, você enfrentará desafios. 

Por isso, é necessário que você conheça o seu produto ou serviço que deseja oferecer. 

2. Pesquise sobre a demanda do mercado 

Se a sua ideia de negócio já está definida, agora é o momento de descobrir se existe demanda de consumo para ela no mercado. 

Para entender a demanda  e colocar em prática o empreendedorismo na Bahia em 2022, é preciso que você realize algumas pesquisas no mercado. 

Dessa maneira, você conseguirá saber se as pessoas vão comprar o seu produto. Fazendo essa pesquisa, é possível identificar, também, o seu público-alvo. 

Assim, você saberá mais sobre o seu consumidor, saberá o seu gosto, hábitos e até os meios de comunicação preferidos, isso irá te ajudar com o marketing. 

Com essas informações, será possível oferecer um serviço ideal que atenda perfeitamente às necessidades do seu público-alvo. 

3. Inicie o processo de formalização da empresa

É comum que algumas pessoas não formalizem seus negócios com o objetivo de evitar o pagamento de impostos que irão incidir sobre a pessoa jurídica. 

Porém, se você deseja começar o seu empreendedorismo na Bahia em 2022, fuja do caminho da informalidade, pois ele poderá te trazer graves problemas fiscais. 

Além disso, dependendo do tamanho da empresa que você deseja abrir, não precisará gastar muito com a formalização. 

Abertura De Empresa Em Salvador Bahia - Contabilidade em Salvador - BA | ConsulFis

Atualmente, no Brasil, o empreendedor pode optar pelo regime de microempreendedor individual (MEI), que possui taxas bem mais baixas.

Para ser enquadrado no MEI, o faturamento anual do seu negócio não poderá ultrapassar o valor de 81 mil reais. 

Além do regime de microempreendedor individual (MEI), existem, ainda, outros regimes tributários que o seu negócio poderá se enquadrar. São eles:

Antes de escolher o regime tributário da sua empresa, é importante consultar um especialista contábil. Ele irá ajudar a escolher o melhor enquadramento tributário. 

4. Invista nas redes sociais

Uma dica que irá te ajudar com o empreendedorismo na Bahia em 2022 é investir na divulgação do seu negócio por meio das redes sociais. 

Nos dias de hoje, a empresa que não possui um perfil nas redes sociais deixa de alcançar uma boa parcela de público. 

Por isso, é fundamental se fazer presente nas redes, independente se o seu negócio tem ligação ou não com a internet. 

Caso você não domine essas plataformas digitais, existem empresas especializadas na gestão de mídias sociais. 

Esse é um caminho promissor que, se bem administrado, trará bons frutos ao seu negócio. 

ConsulFis: uma assessoria completa para que você comece o seu empreendimento de forma prática, eficiente e sem burocracias

Para iniciar com o pé direito o empreendedorismo na Bahia em 2022, você precisa estar atento a algumas questões essenciais para ser um bom empreendedor. 

No primeiro momento, você precisa ter uma ideia de negócio, mas somente ela não é o suficiente. É preciso saber se ela é viável. 

Além disso, é necessário pesquisar se ela possui demanda no mercado. Após confirmados esses pontos, comece a buscar pelo diferencial que a sua empresa terá. 

O próximo passo é seguir com a formalização da sua empresa. É de suma importância estar regularizado de acordo com a legislação. 

Pois essa é a única maneira de evitar problemas fiscais no futuro.

Se você optar por se manter na informalidade, estará expondo a sua empresa a um sério risco que pode resultar em seu fechamento.

Para ter mais segurança, praticidade e eficiência em todo esse processo, conte com os serviços de um profissional contábil especializado nesse setor.

Nós, da ConsulFis, somos especialistas em abertura, regularização e gestão de empresas na Bahia, e vamos fornecer o suporte necessário para que você inicie o seu empreendimento em 2022 e obtenha sucesso.

Quer saber mais sobre como vamos te ajudar e as vantagens de contar com os nossos serviços? 

Clique no ícone do WhatsApp, localizado na sua tela, e converse com um de nossos especialistas!

Estamos aguardando o seu contato!

Contar com o suporte de um contador para iniciar o meu empreendimento em 2022 e obter sucesso!

Classifique nosso post post

Comentários:

Categorias

Outras notícias

Tags

Compartilhe

Recomendado só para você
É essencial elaborar um planejamento eficiente para expansão empresarial. A…
Cresta Posts Box by CP