Escrituração Fiscal Digital: 8 erros de preenchimento que não devem ser cometidos, descubra agora!
Veja agora 8 erros de preenchimento que não devem ser cometidos e evite problemas em sua empresa
Para uma empresa se manter em dia com o governo, é necessário cumprir algumas obrigações previstas em lei. O não cumprimento desses deveres pode custar caro para o negócio.
Essas obrigações são comprovações de valores gastos e recebidos, pagamentos de impostos e demais informações fiscais e financeiras.
A Sped fiscal – escrituração fiscal reúne essas informações e é uma obrigação fiscal Infelizmente, algumas empresas, apesar de entregarem a Sped, acabam cometendo erros de preenchimento, que também podem custar muito.
Pensando nisso, preparamos este artigo com os 8 erros mais comuns no preenchimento da Escrituração Fiscal Digital para serem evitados.
Então, continue lendo para entender melhor o assunto e evitar esses erros!
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O que é Escrituração Fiscal Digital e Sped?
- Escrituração Fiscal Digital
A Escrituração Fiscal Digital (EFD) é um documento digital composto por escriturações de documentos de interesse do fisco, como, por exemplo, registros referentes à apuração de impostos e a demais informações financeiras.
- Sped
O Sped se trata do programa que reúne duas bases, a ECD ou o Sped contábil – que se trata da Escrituração Contábil – e a EFD ou Sped Fiscal, que é a Escrituração Fiscal Digital.
Por que erros na Escrituração Fiscal Digital não devem ser cometidos?
Por ser um documento que reúne informações necessárias para a prestação de contas de todas as movimentações financeiras e tributárias das empresas para o governo, ele reúne uma série de informações sobre ela.
Essas informações são enviadas ao fisco; será realizada uma análise das informações fornecidas e, na EFD, serão enviadas informações relativas aos seguintes registros e documentos:
- Entradas;
- Saídas;
- Apuração do ICMS;
- Apuração do IPI;
- Inventário;
- Controle de Crédito de ICMS do Ativo Imobilizado – CIAP;
- Controle de Produção e Estoque.
Essa entrega trata-se de uma obrigação acessória, enviar o documento (e garantir o envio com as informações corretas) é importante para evitar multas e demais penalidades. Veja abaixo 8 erros no preenchimento da Escrituração Fiscal Digital e os evite:
- Utilização de códigos errados;
- Não conhecer a legislação;
- Fornecer dados incompletos e incorretos sobre notas fiscais;
- Não descrever produtos ou serviços;
- Informar NCM e alíquotas erradas;
- Não fornecer valores em campos que são obrigatórios;
- Ter certificado digital inválido;
- Não ter atenção a valores e a dados fornecidos na hora de preencher.
Como não cometer erros na Escrituração Fiscal Digital?
O apoio de uma empresa contábil de excelência é fundamental para manter as obrigações de assessoria em dia e sem erros.
Contar com o apoio de uma empresa contábil, além de ser uma obrigação de todas as empresas, é fundamental para manter as obrigações acessórias em dia e sem a incidência de erros.
Por isso, é essencial contar com uma empresa contábil que tenha excelência no que faz e que disponha dos melhores e mais atualizados profissionais e das ferramentas necessárias para atender às necessidades específicas de sua empresa.
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