São diversas as formas de pagamento existentes em todo mundo. O ato de comprar evoluiu com o tempo e ainda continua em constante evolução. Das moedas de ouro até o PIX muita coisa mudou!
Nesse sentido, as empresas necessitam possibilitar o cliente de pagar um valor de diversas maneiras. Cada venda que é perdida por não possuir um método de pagamento que seja confortável para o consumidor é um prejuízo para o seu negócio.
Por esse motivo, conheça abaixo os métodos de pagamentos existentes, suas vantagens, desvantagens e qual é a melhor solução para potencializar as vendas!
Por que possuir mais de uma forma de pagamento?
Como falamos inicialmente, as formas de pagamento são as maneiras que um cliente quita uma compra ou serviço para com a empresa. O dinheiro em espécie já não é mais a forma preferida pelos clientes, que buscam soluções práticas, rápidas e tecnológicas para pagar.
Dessa forma, oferecer diversas formas de pagamento é a maneira de atender a necessidade da grande maioria dos clientes, evitando que uma venda seja perdida pelo fato do cliente não possuir cédulas suficientes ou não possuir o valor total da compra naquele momento.
Confira abaixo as principais vantagens em possuir mais de uma forma de pagamento:
Melhora a relação com o cliente
Um dos primeiros pontos é que a relação com o cliente é melhorada. Poder dar opções para que o cliente possa escolher a melhor maneira de realizar uma compra, deixa-o mais confortável para tomar essa decisão, estreitando lações e tornando-o um comprador fiel.
Eleva a quantidade de vendas
Como falamos anteriormente, perder uma venda por não possuir o método de pagamento desejado pelo cliente é bastante prejudicial para a empresa e sua imagem.
Dessa forma, quando se oferece diversas maneiras de pagamento, o volume de vendas é aumentado, pois, aqueles clientes que não possuíam o valor total no momento da compra, podem utilizar um cartão de crédito, por exemplo. Logo, nenhuma venda será perdida.
Moderniza o seu negócio
Se você está em busca de uma maneira de modernizar o seu negócio, incluir tecnologias do momento e se adaptar a necessidade do mercado, uma solução é expandir as suas formas de pagamento, como, por exemplo, o uso de QR Code ou de aplicativos.
Qual método de pagamento escolher?
Para escolher quais formas de pagamento implementar em sua empresa é preciso estar atento a alguns pontos. Descobrir a resposta para essas questões vai facilitar o atendimento e auxiliar no momento de fechar uma venda.
Os principais pontos para escolher os métodos de pagamento são:
- Pergunte os métodos que os clientes preferem;
- Observe quais métodos os concorrentes utilizam;
- Veja quais possui as menores taxas;
- Busque opções modernas que permitam o pagamento online;
- Contrate empresas especializadas em contabilidade.
Para definir quais métodos de pagamento são ideias para seu negócio, você pode contar com um escritório de contabilidade consultiva, como a ConsulFis, que é especializada em gestão empresarial, aumento de lucros e ajudar na tomada de decisões!
Principais formas de pagamento
Citar todos os meios de pagamento é uma tarefa complicada, pois novas tecnologias estão constantemente surgindo no mercado, como, por exemplo, as cripto moedas (já utilizadas como pagamento em algumas empresas). Dito isso, as formas de pagamento mais comuns e buscada pelos consumidores são:
Cédulas
Cédulas, pagamento em espécie ou dinheiro vivo é a forma mais tradicional de se pagar, utilizando moedas e notas de papel, devendo ser obrigatoriamente aceito em todos os estabelecimentos comerciais.
Essa maneira está deixando de ser utilizada em diversos países do mundo. Com o surgimento do Pix aqui no Brasil, a utilização de cédulas também sofreu uma drástica redução.
A grande vantagem desse método de pagamento é que não cobranças de juros sobre o cliente. No entanto, a grande desvantagem é não permitir o parcelamento, aceitando apenas o valor total da compra, além de dificultar vendas online.
Pix
Criado pelo Banco Central em 2020, o Pix caiu na graça do povo e têm sido utilizado constantemente por todos os brasileiros que necessitam realizar uma transação rápida, segura, onde o dinheiro cai automaticamente na conta do destinatário.
A vantagem desse meio é a agilidade com que é feito, podendo ser utilizado facilmente como forma de pagamento. Como desvantagem estão os golpes aplicados com comprovantes de Pix falsos, além de necessitar de um smartphone com acesso à internet para ser feito.
Portanto, se vai utilizar o Pix como forma de pagamento em sua empresa é preciso que pelo menos ofereça um ponto de acesso à rede wi-fi.
Cartão de crédito
Conhecido e utilizado pela maioria dos brasileiros, o cartão de crédito quando bem utilizado é uma excelente maneira de pagamento. Ele possibilita o parcelamento de compras, facilita as compras online, além de ainda oferecer benefícios para os usuários, como o cashback.
Porém, as desvantagens desse meio de pagamento é o risco dos clientes de endividarem, reduzindo o seu poder de compra, além disso, a empresa ainda necessita pagar uma taxa para a operadora da máquina que recebe o cartão de crédito.
Cartão de débito
A principal diferença entre o cartão de débito e crédito é que o de débito não opera utilizado um limite, ele utiliza apenas o valor disponível na conta bancária para quitar um pagamento.
Ao contrário do cartão de crédito, o cartão de débito não possibilita o parcelamento de compras, devendo ser pago o valor total da compra. No entanto, ele ainda pode ser utilizado para compras online e não possui juros.
QR Code
Bastante moderno o uso de QR Code pode ser aplicado de diversas formas. Para o pagamento, basta deixá-lo em um local visível e o cliente necessita apenas escanear o código através da câmera do smartphone e realizar o pagamento em poucos minutos.
A desvantagem desse método é que também necessita que o cliente possua acesso à internet para pagar e que a câmera de seu smartphone esteja funcionando normalmente.
Boleto
O boleto é uma alternativa para quem quer pagar utilizando dinheiro em espécie, sem necessitar ir até a empresa. Dessa forma, a empresa emite um boleto bancário com uma data de validade e o cliente pode quitar esse boleto em qualquer agência bancária ou lotérica.
Esse meio também é muito utilizado para assinaturas mensais, onde o cliente recebe um talão de boleto para pagar a assinatura mensalmente. A desvantagem desse método é que para emitir um boleto, o banco emissor cobra uma taxa da empresa.
Aplicativos
Os apps de carteiras digitais facilitam e agilizam o pagamento, podendo ser utilizado em compras físicas ou online, oferecendo benefícios para os usuários como cupom de desconto, cashback, promoções para empresas parceiras, etc. A desvantagem desse método é que o usuário precisa se cadastrar no aplicativo antes de utilizar.
Para ler mais sobre outros temas semelhantes, confira o Blog Consulfis!