• Alameda Salvador, 1057, Caminho das Árvores, Salvador - Bahia

Gestão Administrativa: o que é, tipos, ferramentas e práticas

img

25

maio

Gestão Administrativa: o que é, tipos, ferramentas e práticas

25/05/2023 Artigos, Gestão Administrativa

Seu negócio costuma organizar muito bem os processos dele? Se sim, isso corresponde a uma organização que possui uma boa gestão administrativa.

Mesmo que nem todos os gestores costumam priorizar isso, para que consiga ter longevidade, é necessário entregar uma atenção maior aos fluxos organizacionais. Ou melhor, é isso que distingue os excelentes dos apenas líderes razoáveis.

Sendo assim, quanto mais se prepara o modo de realizar as atividades dos setores, maiores são as chances de obter resultados positivos e satisfatórios.

Mas como compreender melhor o que significa gestão administrativa, seus tipos, ferramentas e práticas? Nesse artigo, iremos abordar sobre tudo isso. Está preparado?

Confira a seguir!

Gestão administrativa: o que é?

Ela corresponde a várias técnicas, estratégias, métodos e processos utilizados para que, baseado no planejamento da gestão, consiga atingir um bom desempenho da organização.

Nesse tipo de gestão também está incluída a parte estratégica, pessoal, operacional, financeira e demais áreas. O objetivo final da mesma é melhorar as operações da companhia com um ótimo controle de recursos e custos.

Então, quando todas essas questões são agrupadas de forma harmoniosa, organizadas de forma lógica e constantemente melhoradas, cria-se um fluxo melhor de serviço com base na gestão administrativa.

De modo natural, o gerente administrativo é o encarregado por praticamente todo o sucesso de uma empresa, pois é de responsabilidade do mesmo supervisionar todos os recursos financeiros, humanos e materiais diariamente.

Portanto, isso garante que as operações funcionem de uma forma eficiente para aumentar a produtividade e conseguir os melhores resultados. Com isso, cabe ao gerente o papel de realizar, organizar e acompanhar a rotina diária de um negócio.

Gestão administrativa: quais são os tipos?

De início, quando o tema retrata a gestão, automaticamente pensamos em gerência, direção, altos escalões, CEOs e por aí vai. De certo modo, essa ideia está certa, no entanto, vai muito além do que imaginamos.

Sendo assim, separamos alguns modos de gestão para explicar as distintas formas de gestão administrativa. Vale ressaltar, todas possuem vantagens e desvantagens, e previamente antes de utilizá-las, é necessário avaliar e entender cada uma, veja:

Gestão administrativa democrática

Esse exemplo de gestão administrativa funciona quando os colaboradores cooperam ativamente nas escolhas de decisões. Isso traz motivação aos envolvidos, que começam a se sentir ligados ao negócio.

Contudo, é recomendado assimilar até que quantidade utilizar a gestão democrática para não causar o efeito negativo e atrasar decisões e seus processos.

Gestão administrativa autocrática

Agora, na gestão autocrática, as medidas mais relevantes são estabelecidas por líderes únicos, como exemplos temos os diretores. Assim sendo, as escolhas são de forma mais rápida, mas podem conter um certo limite, visto que a visão é de apenas uma pessoa.

Gestão administrativa meritocrática

A gestão meritocrática é com base no merecimento e premiação por desempenho. Isto é, objetiva o comprometimento e engajamento dos funcionários. Cuidado, em alguns casos pode estabelecer um clima de competição em excesso entre os envolvidos.

Gestão administrativa com foco nos processos

Trazendo agora a gestão focada em processos, possui como particularidade o melhoramento constante dos processos e o olhar especial para a realização

Mas a divergência dessa categoria de gestão pode ser pelo fato do excesso de zelo nos processos e deixar de lado a importância da pessoa em si.

Abertura De Empresa Em Salvador Bahia - Contabilidade em Salvador - BA | ConsulFis

Gestão administrativa com foco nos resultados

Como o próprio nome já demonstra, esse tipo de gestão empresarial tem como foco os resultados. A essência está primeiramente nos objetivos, metas e processos que tragam resultados positivos.

Todavia, o foco em apenas resultados pode criar muito conflito interno e estresse na vida profissional e pessoal dos contratados.

Gestão administrativa por cadeia de valor

O alvo da gestão administrativa por cadeia de valor é proporcionar relevância para o cliente. Ou melhor, a satisfação e consequentemente fidelização está acima de tudo.

Esse tipo de gestão é apontada como excelente, entretanto, a empresa que pratica precisa ter atenção aos processos adotados e à reação dos funcionários (que são basicamente os primeiros clientes da instituição).

Gestão administrativa comportamental

No tipo de gestão administrativa comportamental, a ideia encontra-se no comportamento dos funcionários, entendendo como eles se comportam e, ao mesmo tempo, pensa em meios de potencializar talentos, elevando o desempenho dos departamentos de negócio.

Apesar disso, é necessário lembrar que os empregados entram e saem, e os processos precisam continuar.

Gestão administrativa por competências

Ainda focando nos funcionários, a gestão por competências também trata dos mesmos, mas reforça os conhecimentos, habilidades e atitudes para atingir resultados.

Então, nesse tipo, as qualidades da equipe conversam com as metas da empresa. A grande dificuldade para muitos nesta questão é encontrar profissionais que se adaptam aos padrões do negócio.

Gestão administrativa: ferramentas

O uso de ferramentas para melhorar a gestão é fundamental para otimizar as rotinas da empresa.

Canvas

O Canvas é um instrumento estratégico utilizado para gestão administrativa que possui como principal objetivo desenvolver estratégicas de empresas com base em evidências e pode ser trabalhado em conjunto com as equipes de trabalho.

O mesmo exibe nove categorias que fazem com que os gestores conheçam melhor seus negócios.

  • Proposição de valor;
  • Relacionamento com clientes;
  • Canais de distribuição;
  • Segmentação de mercado;
  • Estrutura de custos;
  • Fluxos de receita;
  • Recursos-chave;
  • Atividades-chave;

OKR

Os propósitos e metas OKR correspondem a processos de gestão administrativa e são cada vez mais usados pelas companhias. Basicamente, é uma forma de organizar, planejar e atingir os objetivos da gestão.

O intuito principal é facilitar a organização do que se quer alcançar bem como as questões essenciais para conquistá-las. Então, o gestor determina objetivos para cada setor, de modo a designar uma visão extensiva da empresa.

SWOT

A ferramenta SWOT é famosa no mundo da gestão administrativa. Através dela, consegue-se analisar as oportunidades e ameaças de um negócio. Então, o gestor pode assimilar melhor como sua empresa está se comparando no mercado.

Do inglês para a nossa língua cada sigla significa:

  • S: strengths (força);
  • W: weaknesses (fraquezas);
  • O: opportunities (oportunidades);
  • T: threats (ameaças).

Práticas

São inúmeros modos de realizar uma gestão administrativa eficiente. Além disso, na era pós-digital, existem muitas alternativas para atingir os melhores resultados e, por isso, é necessário se atentar com algumas práticas.

  • Manter finanças pessoais separadas das do seu negócio;
  • Planejamento em todas as etapas;
  • Ferramentas certas melhoram o controle;
  • Organização;
  • Saber se comunicar;
  • Utilizar a tecnologia a seu favor.

E aí, o que achou do artigo? Fique por dentro de mais questões referente ao mundo empresarial e contabilidade, acessando ConsulFis!

Caso queira, entre em contato conosco através do nosso WhatsApp 71 3052-1011 ou Instagram @Consulfis e saiba mais.

5/5 - (2 votos)

Comentários:

Categorias

Outras notícias

Tags

Compartilhe

Icone whatsapp
Recomendado só para você
São Paulo, é uma cidade famosa pelas multidões que abrigam…
Cresta Posts Box by CP