• Alameda Salvador, 1057, Caminho das Árvores, Salvador - Bahia

Como separar as finanças pessoais das contas do negócio

img

23

mar

Como separar as finanças pessoais das contas do negócio

23/03/2023 Artigos, Gestão de negócios, Gestão Financeira

Você possui dificuldades com a gestão de finanças da sua empresa e das suas finanças pessoais?

Infelizmente, é muito recorrente que empreendedores não consigam separar esses dois setores…

Como resultado, à medida que o negócio cresce, se torna cada vez mais difícil diferenciar o que é verdadeiramente o dinheiro da empresa e o que é referente aos seus gastos pessoais.

Mas calma, tudo tem um jeito e a ConsulFis vai te ajudar hoje nessa missão!

Para que a sua empresa não fique à mercê dos riscos financeiros atrelados à prática de misturar as finanças pessoais com as do negócio, trouxemos dicas muito valiosas para você.

E aí, quer aprender a maneira adequada de realizar o planejamento e controle financeiro da sua empresa de forma eficiente?

Então, continue lendo o artigo até o final!

Como separar finanças pessoais das contas do negócio?

Separar as despesas pessoais das contas do seu negócio é um passo importante para a sua saúde financeira.

Ninguém nasce sabendo de gestão de finanças, mas uma coisa é certa: sempre é tempo de aprender!

Então, nesse processo de evolução de carreira, atente-se às seguintes dicas que trouxemos para você de como realizar essa separação de maneira adequada.

1. Não use dinheiro da empresa para gastos pessoais

O primeiro e mais essencial passo para separar as finanças pessoais das contas do negócio é justamente não utilizar o dinheiro da empresa para os seus gastos pessoais.

Esse problema é ainda mais recorrente em empresas familiares, visto que, constantemente, o saldo operacional é utilizado para pagar custos particulares dos membros.

A princípio, tirar um pouquinho do caixa pode ser irrelevante, uma bobeira de se controlar, mas a longo prazo, isso se transforma em um hábito, gerando um grande descontrole.

O ideal é realmente ter consciência de que os recursos empresariais não são de uso pessoal, essas duas esferas não devem ser misturadas.

Contudo, caso exista alguma necessidade e o dinheiro em caixa é a sua única solução, deixe registrado que valor foi esse e para o qual ele foi utilizado.

2. Possua contas bancárias separadas

Não tem como falar em separação de finanças pessoais e da empresa se, fisicamente, elas não estiverem separadas também, certo?

Por isso, como uma melhor estratégia para se organizar, o ideal é possuir duas contas bancárias distintas.

Em uma conta você deve gerir todas as despesas de casa como alimentação, transporte, aluguel, condomínio, água, luz e compras gerais.

Na outra conta devem ser registrados somente os compromissos comerciais, como os valores de compra de matéria-prima, fornecedores, salários dos colaboradores, taxas das maquininhas, entre outros custos.

Através dessa divisão é muito mais fácil ter o controle de todas as suas entradas e saídas.

O interessante é que, atualmente, muitos bancos oferecem benefícios para abertura de contas para pessoas jurídicas, como condições especiais e isenção de taxas, incentivando ainda mais o empreendedor.

3. Anote despesas

Mesmo que seja registrado no extrato da sua conta todos os valores de saída, é necessário que você possua um balanço interno das movimentações financeiras.

Essa prática é necessária para que você tenha um melhor cenário sobre as despesas reais da sua empresa, verificando onde pode ser reduzido os custos.

Abertura De Empresa Em Salvador Bahia - Contabilidade em Salvador - BA | ConsulFis

A princípio você pode realizar essa anotação de uma maneira mais geral, com tudo o que se recorda de custos fixos e variáveis e com o tempo você poderá afunilar a sua análise.

Durante o mês anote tudo que vai sendo retirado da empresa, assim você pode encontrar algum gasto pessoal que está sendo pago com as finanças da empresa.

4. Monitore o fluxo de caixa

Não tem como falar em controle de finanças corporativas sem falar em fluxo de caixa, não é mesmo?

Esse ponto do setor financeiro precisa ser constantemente monitorado e atualizado, com todos os registros de entradas e saídas, independente do valor.

A prática do gerenciamento do fluxo de caixa permite que o empreendedor tenha uma visão real da situação do negócio.

Mesmo que as planilhas sejam muito utilizadas para essa atividade, o recomendado é a utilização de um bom ERP para tornar o fluxo de caixa automatizado.

5. Realize a segmentação de gastos

Para além de controlar o fluxo de caixa é interessante que você segmente os seus gastos, essa é uma forma eficiente de realizar um diagnóstico mais assertivo das suas despesas.

Essa segmentação pode ser feita tanto no âmbito pessoal quanto profissional, detalhando com uma maior precisão as despesas fixas das variáveis.

Lembre-se que, quanto mais informações você conseguir incluir sobre essas despesas, maior é a capacidade de previsibilidade financeira.

6. Defina o valor da sua remuneração para uma boa gestão de finanças

Um erro bastante comum que é cometido entre os empreendedores é justamente a não definição da remuneração.

Não é porque você é o dono da empresa que não precisa saber exatamente o quanto você recebe, tendo isso estabelecido como em qualquer outro emprego.

Por isso, o indicado é que, tanto você quanto os seus sócios definem uma forma justa de remuneração pelos seus serviços à frente da empresa.

Essa é uma forma eficiente de parar de recorrer ao dinheiro da empresa quando as contas apertam em casa.

Quando as retiradas fazem parte do valor do seu pró-labore fica mais fácil criar um planejamento pessoal e administrar melhor os gastos.

7. Faça reservas

É muito comum que em momentos de crise financeira pessoal empreendedores recorrem ao caixa da empresa para cobrir as despesas.

Para evitar esse tipo de comportamento, nos momentos em que houver um maior faturamento, reserve uma parte do dinheiro para uma imprevisibilidade pessoal.

Do mesmo modo, tirar dinheiro do bolso para alocar na empresa não é uma boa prática, por isso, uma reserva para o seu negócio é uma boa pedida para manter o equilíbrio dos seus dois orçamentos.

8. Conte com a ajuda de uma consultoria contábil para sua gestão de finanças

Não é fácil realizar a separação de despesas sozinho(a), especialmente se existir um fluxo alto de entradas e saídas.

Para isso, um escritório de contabilidade especializado pode te auxiliar tirando todas as dúvidas referentes a essa prática e te ajudar com as particularidades da sua empresa.

Se você deseja que a sua empresa seja gerida de forma mais eficiente e inteligente, escolha a melhor do mercado quando o assunto é gestão de finanças, a ConsulFis!

Oferecemos a você o melhor suporte na hora de honrar com suas obrigações tributárias e compromissos fiscais.

Nossa expertise e profissionalismo permitem enxergar fatos contábeis além dos números com o uso de ferramentas tecnológicas como ERP´s de gestão financeira.

Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp 71 3052-1011 ou Instagram @Consulfis e saiba mais.

Classifique nosso post post

Comentários:

Categorias

Outras notícias

Tags

Compartilhe

Icone whatsapp
Recomendado só para você
A contabilidade para indústria é de extrema importância para as…
Cresta Posts Box by CP