• Edif. Advanced Trade, Sala 601, Caminho das Árvores, Salvador-Bahia
  • (71) 3052-1011
  • contato@consulfis.com.br

Saiba como melhorar a gestão Contábil e financeira da sua construtora

img

01

jun

Saiba como melhorar a gestão Contábil e financeira da sua construtora

01/06/2022 Contabilidade Consultiva, Contabilidade para Construtoras, Gestão de negócios, Gestão Financeira

Se você quer ter um bom resultado nas suas obras e nas suas construtoras, é fundamental que você faça uma boa gestão contábil e financeira

Caso você seja uma daquelas pessoas que acha que as construtoras não precisam se preocupar com a gestão das obras ou até mesmo com a contabilidade, sinto te informar mas, você está completamente equivocado.

A contabilidade é fundamental para qualquer empresa, seja ela do ramo de construção civil ou de qualquer outro setor.

Você que é dono ou gerente de uma construtora, sabe muito bem como as obras são complexas e cheias de etapas, que normalmente demandam um certo investimento financeiro.

Ao investir em uma boa gestão contábil e financeira, além de diminuir os seus custos, isso também vai ajudar na qualidade e nos prazos das suas obras.

Neste artigo, vamos te mostrar a importância da gestão contábil e financeira para sua construtora e algumas dicas para melhorá-la. Continue a leitura até o final para ficar por dentro de tudo!

Importância da gestão financeira para construtoras

A gestão financeira não é só um monte de burocracias trabalhosas, ela tem um papel fundamental quando falamos de construção civil.

Um deles é averiguar entre os regimes tributários, quais são os mais adequados para sua construtora. Isso vai te ajudar a não ter problemas fiscais ou até mesmo gastos indesejados de repente.

O outro, é cuidar e pensar exatamente como devem ser feitas as contratações de cada profissional7 que estará envolvido em uma obra. Sabemos que a quantidade de colaboradores necessários para que uma obra fique pronta no prazo estipulado é muito grande, mas, também sabemos que cada um desempenha uma função diferente e até mesmo por um período diferente. 

Uma boa gestão financeira e contábil vai possibilitar que os contratos sejam elaborados de acordo com as necessidades da empresa e com o perfil do projeto.

Além disso, uma boa gestão financeira permite que você tenha uma visão mais abrangente dos custos de uma obra e consiga controlá-los. Isso vai fazer com que você conheça muito bem os índices financeiros do seu negócio e mantenha o seu lucro.

5 dicas para melhorar a gestão contábil e financeira da sua construtora

Agora que você já sabe da importância da gestão contábil e financeira para a sua construtora, vamos te dar algumas dicas para melhorá-la.

Tenha cuidado com o seu plano de contas

O primeiro passo para que você possa garantir uma boa gestão contábil e financeira é fazendo um plano de contas eficiente. 

Ter garantias de sucesso em uma obra não se resume aos cuidados com os orçamentos.

Se você quer ter uma visão mais ampla sobre os seus ganhos e despesas, o seu plano de contas deve ter detalhadamente as entradas e saídas da empresa. Fazendo isso, com o tempo, você vai perceber que este hábito permite que você possa acompanhar o seu fluxo de caixa de maneira mais fácil.

Tenha profissionais qualificados ao seu lado para realizar uma boa gestão financeira das suas construtoras

Ninguém vai a lugar nenhum sozinho. Então, investir em ter uma equipe de profissionais qualificados é fundamental para o crescimento do seu negócio. 

Quando você investe em profissionais qualificados o resultado disso é tarefas realizadas nos prazos e de forma otimizada, clientes satisfeitos e com boa relação com a empresa e profissionais que estão sempre preparados para lidar com eventuais problemas.

Além disso, uma boa forma de manter os profissionais que trabalham com você motivados é investindo em capacitação para eles, cursos, palestras, etc. 

Os resultados disso serão revertidos para sua empresa, então não é um gasto desnecessário.

Faça a análise dos dados e indicadores financeiros

De nada vai adiantar você fazer a coleta de dados e indicadores financeiros, se você não analisá-los e processá-los da forma correta. 

Isso porque, os dados são um dos bens mais preciosos da sua empresa, com eles você consegue alcançar lugares e resolver muitos problemas.

Se você usar os seus indicadores financeiros para mapear e acompanhar os resultados do seu negócio, vai perceber que assim você consegue examinar detalhadamente seus resultados, possibilitando que você tenha mais controle sobre despesas, impostos e margem de lucro.

Faça o controle dos custos e do seu estoque

Muita gente pode até dizer que isso é desnecessário, mas, um bom gestor sabe que isso é essencial. 

  • Planilhas de custo e estoque;
  • Registrar a movimentação de insumos no estoque;
  • Atualizar os valores das matérias primas e dos serviços terceirizados.

Um bom gestor precisa saber disso. Seu papel é garantir que as obras e projetos não tenham problemas por falta de material ou mão de obra e que terminem no prazo estabelecido.

Uma obra parada, além de significar o não cumprimento do prazo, também significa um custo mais elevado e um lucro menor, eu tenho certeza que você não vai querer isso.

Por isso, uma boa forma de te ajudar a manter os custos e estoque em dia, é investindo em um bom software de gestão. Assim, você vai otimizar os seus processos, guardar informações de forma segura e acessível, além de integrar todos os seus processos em uma só tela, com todas as informações necessárias para a obra deslanchar.

Invista em tecnologia

Como dissemos acima, investir em um bom software de gestão pode ser uma boa forma de te ajudar a reduzir os seus problemas e garantir uma gestão financeira mais eficaz.

Um bom software de gestão contábil, vai te dar mais praticidade, segurança e precisão para as suas operações. 

Além disso, você consegue fazer todas as movimentações necessárias através dele. 

Sem falar que por ser uma plataforma online você pode configurar para ter acesso até mesmo do seu smartphone, permitindo que você consiga acompanhar como andam as coisas até mesmo estando fora da construtora.

Viu como é importante e até mesmo simples investir em melhorar a gestão contábil e financeira da sua construtora. Poder contar com um parceiro que possa te ajudar a resolver os seus problemas e que tenha uma equipe qualificada é fundamental, por isso, conte com a ConsulFis!

Entre em contato conosco através do nosso Whatsapp 71 3052-1011 ou do nosso Instagram @Consulfis. E se quiser ter acesso a mais conteúdos como este, não deixe de acompanhar o nosso blog!

Classifique nosso post post

Comentários:

Categorias

Outras notícias

Tags

Compartilhe

Recomendado só para você
Escrituração Fiscal Digital: 8 erros de preenchimento que não devem…
Cresta Posts Box by CP