O Marketing Pessoal para advogados está relacionado aos critérios de expansão dos negócios deste profissional. Sabemos que para isso requer muita dedicação, planejamento e estratégias determinadas para a obtenção de bons resultados.
Inicialmente, vale ressaltar que para as carreiras jurídicas, especialmente para os advogados, como discutido no presente artigo, a consumação do Marketing Pessoal e sua consequente divulgação de serviços devem observar todos os regramentos legais contidos no Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil – EAOAB (Lei nº 8.906/94).
Com isso, o Marketing Pessoal surge como um mecanismo capaz de contornar as vedações legais, e assim, alcançar os clientes para as prestações de serviços advocatícios.
Marketing Pessoal para Advogados: o que é?
Realizar o Marketing Pessoal para advogados atualmente deve ser visualizado como uma prática comum, uma vez que reporta a iniciativa de um conjunto de estratégias listadas pelos próprios advogados a fim de divulgar seus conhecimentos e domínios sobre determinado ramo jurídico, angariando, obviamente, prospectar clientes.
Fato é que os próprios operadores do direito criaram tais estratégias com o intuito de utilizar técnicas específicas deste segmento, seja de conversação, elementos, dialéticas e afins, e ainda, objetivando interiorizar todas as comunicações realizadas.
Por óbvio, assim como qualquer outra técnica de apresentação, o Marketing Pessoal deve ser executado corretamente, visto que quaisquer descompassos às regras desta classe profissional ensejam em punições severas.
À vista disso, para que este artigo possa colaborar com o processo de compreensão das estratégias de Marketing Pessoal, expomos alguns procedimentos que podem ser incluídos à rotina dos advogados, e assim alcançar êxito neste perfil profissional, como passaremos a ver nos próximos tópicos:
1 – Contato Visual
O primeiro aspecto que deve ser mencionado é o contato visual. Quando fazemos menção aos “advogados”, logo nos vem à mente um homem ou uma mulher, bem trajados, com conduta totalmente intelectual. Por isso, devem tais profissionais se preocupar com os critérios da vestimenta, e sempre se apresentar da maneira mais ética possível.
2 – Linguagem Formal
Não há como imaginar, sequer admitir, profissionais da lei utilizarem termos de baixo escalão ou jargões populares. A fala e principalmente a escrita do advogado devem ser impecáveis, especialmente no que diz respeito à utilização da grafia correta e pontuação, enfim, todas as situações que envolvam a Língua Portuguesa. Sobre esse assunto, vale orientar aos profissionais que sempre portem um dicionário, seja este físico ou digital, a fim de que não haja erros grotescos.
Entretanto, a depender da ocasião, deve o advogado adaptar-se ao público que esteja imerso, pois de nada adiantaria utilizar termos jurídicos rebuscados se a mensagem a ser transmitida sequer foi compreendida pelo ouvinte.
3 – Objetividade nas Propostas
Agilidade e pontualidade demonstram interesse e foco na demanda. Todo cliente procura a solução de seu problema, e se você for profissional suficiente para tal requisição, seu potencial será elevado, e cada vez mais os seus serviços serão requisitados.
Há de se ressaltar que os critérios de agilidade e pontualidade devem ser analisados em conjunto com a qualidade do serviço. Somente com este “tripé” o advogado obterá maior credibilidade profissional e pessoal para o seu Marketing.
4 – Comportamentos Éticos
Os advogados são reconhecidos popularmente como profissionais dotados de formalidade, prestígio e nobreza. Logo, o desempenho de suas funções deve seguir as mesmas nuances ora elencadas.
O comportamento do advogado deve ser estritamente ético e sigiloso, jamais devem os casos de seus clientes serem expostos à sociedade, vulgarizando a situação ou trazendo chateações ao cliente.
5 – Networking
Este termo, recentemente discutido pelos advogados, diz respeito à participação contínua em eventos, palestras e afins destes profissionais da área jurídica. Perceba que esta presença física resulta na divulgação do nome do advogado, além de direcioná-lo a sua área de atuação com contatos específicos.
Sempre que tiver oportunidade e tempo, frequente estes espaços e deixe evidente o seu domínio e liderança em determinada disciplina. Desta maneira, o desenvolvimento de relacionamentos e a criação de novos contatos se tornarão mais facilitados.
No mais, a presença de um advogado em lugares públicos sedimenta a possibilidade de lembrança deste profissional perante o grupo que esteja imerso. Assim, o Networking deve ser combinado com condutas gentis, simpáticas e convenientes, sendo cuidadosamente organizado pelos novos contatos obtidos ou outros mais antigos, valendo-se, para idealização de tal rede de conhecidos, da entrega dos famosos cartões de visitas.
Em síntese, o Networking enseja o cultivo de uma relação pautada pelo respeito e a confiança de outros profissionais, originando, inclusive, a consumação de parcerias, ideais para a exaltação de benesses financeiras e profissionais para ambos os advogados.
6 – Não Atrase
Atrasos são imperdoáveis, em todos os sentidos. Para grandes e pequenos empresários ou pessoas físicas, “tempo é dinheiro”. Portanto, outro critério imprescindível para a manutenção do Marketing Pessoal do advogado é a pontualidade.
Acerca disso, faz-se necessário salientar que todo e qualquer tipo de atraso encaminha o cliente a dúvidas, e se não sanadas, à procura de outro profissional.
Sendo assim, se não puder cumprir com os prazos anteriormente estabelecidos, comunique o seu cliente, tranquilize-o. Do mesmo modo que o seu tempo é valioso, o dele também é.
7 – Agilidade na Prestação de Serviços
É indiscutível que quanto maior for o seu profissionalismo, maior será sua carga de demandas. Para que elas tenham certa consistência, é preciso ser ágil.
Entretanto, a agilidade deve ser associada com a colaboração de outros profissionais, que mantenham o mesmo nível de qualidade que você. Uma boa dica para esta situação é a contratação de freelancers, profissionais temporários que realizam demandas em tempo curto, e por preço acessível. Logicamente que se recomenda um período de testes para que não haja dores de cabeça no futuro.
No geral, todas as táticas que demonstram agilidade na prestação dos serviços advocatícios demonstram interesse pelos clientes, seja pelo simples atendimento telefônico, resposta a e-mail, entre outras ocasiões que não deixam os clientes esperando por resposta.
8 – Redes Socais
As redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e o YouTube podem sim resultar em bons clientes, desde que sua imagem seja estritamente profissional, e demonstre o seu comprometimento com a advocacia.
Todas estas conexões virtuais viabilizam a exposição do conhecimento da área em que atua o advogado, não esquecendo de mencionar que tais redes devem ser utilizadas como técnica de Marketing Pessoal, e não como mecanismos de venda.
Chegamos ao fim das dicas sobre a promoção do Marketing Pessoal dos Advogados, espero que este conteúdo tenha agregado valor para você, caro leitor.
Não se esqueça que todas as estratégicas mencionadas devem ser aplicadas constantemente pelos profissionais, pois diante de tanta concorrência, apenas tais condutas destacarão os advogados para sua subsistência pessoal e profissional.
A ConsulFis é especialista em contabilidade para advogados. Conheça nosso serviço personalizado!