Existem três tipos diferentes de pensamentos ao contratar um serviço ou comprar um produto. O primeiro é escolher sempre aquele com o menor preço, sem avaliar o custo benefício, o segundo é olhar apenas para a qualidade do produto ou comprar o mais caro por pensar ser o com maior qualidade, e por fim, aqueles que baseiam esse tipo de decisão com a contabilidade.
Tudo depende do tipo de público que você procura, mas, a maioria das empresas não se estabelecem com preços muitos baixos e serviços ou produtos sem qualidade, no mesmo passo que dificilmente vingam com preços muito altos, mas sem a qualidade devida.
A experiência do consumidor deve sempre ser priorizada, por isso é tão importante estudar o mercado e criar uma identidade bem clara para empresa, focando de forma certeira em seu público alvo e assim, fidelizando mais clientes no caminho para se estabelecer no mercado.
Como é calculado o preço do seu produto?
O preço de um produto ou serviço é uma quantia estabelecida através de cálculos sobre o custo de sua produção para que o empresário tenha uma porcentagem de lucro em cima dele. Mas o consumidor enxerga como a quantia que ele terá que gastar para ter aquele produto ou usufruir do serviço, mas é a qualidade que agrega o real valor dele.
Esse preço inclui o custo para sua produção, dos materiais usados junto com despesas variáveis, como possíveis erros, e despesas fixas, se você tiver um espaço físico, os custos dele também estão inclusos nos preços do produto.
No caso dos prestadores de serviço, essa definição de preço que os consumidores tem em mente é menos palpável. Isso que dificulta a compreensão do motivo daquele valor, já que eles vendem um serviço e não um produto, o custo muitas vezes não é em relação a material e sim a tempo ou conhecimento do profissional.
Como a qualidade influencia o preço?
No caso da qualidade de um produto ou serviço, como o da contabilidade, alguns fatores também são analisados, mas o foco é um pouco diferente. Enquanto o preço prioriza a parte financeira e lucrativa, a qualidade deve focar totalmente na experiência do cliente, desde os materiais usados até o atendimento ao cliente, seu produto ou serviço deve suprir as necessidades dos consumidores e deixá-los satisfeitos em todos os aspectos.
Você com certeza já ouviu a frase “o barato sai caro”, e ela é dita muitas vezes por causa dessa cultura de que é melhor pagar menos em algo com a qualidade inferior do que investir um pouco mais em um serviço ou produto que muitas vezes será mais duradouro ou com a qualidade superior, óbvio que não podemos exagerar, mas será que vale mesmo a pena pagar menos do que priorizar a qualidade?
Depende da finalidade daquele produto ou serviço, mas, normalmente, quem paga mais barato sem olhar a qualidade, precisa repor aquele produto em um prazo mais curto. No caso de um serviço, o mesmo pode não ser executado da maneira correta e você terá que refazê-lo. Assim, é possível lembrar da famosa frase “o barato que sai caro”, porque você desperdiçará o valor investido naquele produto ou serviço com a qualidade inferior e precisará pagar novamente para outra empresa fazer da maneira correta.
É aí que vem a importância de entregar um serviço e produto de qualidade aos consumidores, porque o valor importa mais que o preço. Não é porque algo é barato que ele será bom e não é porque algo é caro que será bom também. Mas, quanto mais qualidade, maior será seu valor, que pode ser convertido em preço, contanto que entregue um bom custo benefício. Ou seja, apesar de o preço ser um pouco mais elevado, a qualidade daquele produto ou serviço condiz com a quantia dele.
O que deve ser priorizado na contabilidade?
Você deve conhecer bem seu público alvo para responder essa pergunta, mas para a maioria deles, a experiência é a parte mais importante de um serviço ou produto. A qualidade dos materiais deve ser boa, os profissionais que realizarão um serviço devem ser qualificados e os clientes devem ser bem atendidos e fidelizados. Isso, sim, fará sua empresa crescer, afinal, não existe propagando melhor do que indicação, e se o cliente estiver satisfeito com seu trabalho, você terá retorno.
Infelizmente preços muito baixos remetem à pouca qualidade para os consumidores, e o mesmo ocorre no sentido contrário. Por isso, produtos mais caros geram a impressão de melhor qualidade. Se um cliente consumir um produto ou serviço com preço mais elevado, mas sem valor, ou seja, de baixa qualidade, sem priorizar a experiência, o consumidor dificilmente indicará sua empresa ou consumirá novamente com você.
Inúmeras pesquisas já foram feitas para responder essa pergunta de forma mais objetiva, e a maioria delas deixa bem claro que os consumidores buscam em seus produtos ou serviços o perfeito equilíbrio entre preço e qualidade. Mesmo em cenários em que o país está em crise, eles preferem investir um pouco mais por uma melhor qualidade e um bom atendimento e tratamento ao cliente.
Isso significa que não adianta aumentar o preço se sua qualidade não condiz com ele e também não é uma boa manter os preços baixos. Qualidade e preço andam juntos, e devem permanecer sempre em equilíbrio, afinal, você não está vendendo apenas um produto ou serviço qualquer, você está vendendo o que aquele cliente precisa.
Conclusão sobre o preço e a qualidade da contabilidade
A quantia equivalente ao preço de um produto ou serviço não define o sucesso de um negócio, e muito menos a qualidade do seu produto ou serviço. O que deve ser feito para atrair clientes fieis é justamente focar na qualidade da sua empresa, e principalmente estudar o comportamento do seu nicho para se adequar a ele, uma estratégia deve ser montada para decidir como combinar tudo em um sucesso. Afinal, clientes leais e fidelizados, além de possibilitar algo um pouco mais seguro, também traz clientes novos que confiarão no seu serviço ou produto por ter conhecido através da publicidade orgânica, a boa e velha indicação.
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