Muitas pessoas desconhecem a importância da emissão de nota fiscal na sua empresa e acabam dando um “jeitinho” nas obrigações fiscais com o objetivo de economizar.
O que muitos não sabem é que, na verdade, o que aparenta ser uma economia, pode acabar custando caro a empresa. A emissão da nota fiscal é obrigatória por lei e não fazê-la pode acarretar diversos problemas de caixa e multas.
No post de hoje, vamos mostrar o que é, para que serve e quais os benefícios das notas fiscais para o seu negócio.
Confira também: Contabilidade para Negócios Digitais em Salvador – BA | ConsulFis
E aí, se interessou pelo nosso conteúdo? Continue lendo o artigo e entenda a importância da emissão de nota fiscal na sua empresa!
O que é a nota fiscal?
A nota fiscal é o documento fiscal que registra todas as movimentações de propriedade de bens ou prestação de serviço entre duas pessoas jurídicas ou entre uma pessoa jurídica é uma pessoa física.
Tal documentação serve como comprovante de que as transações que aparecem no caixa de uma empresa correspondem verdadeiramente ao que ela diz que vendeu ou comprou. Sendo assim, a empresa consegue comprovar de forma legal que está cumprindo com todas as suas obrigações tributárias junto ao Governo e a Receita Federal.
Vale ressaltar que, a partir do momento que a empresa não emite notas fiscais, isso pode caracterizar como atividade de sonegação de imposto, também conhecido como caixa 2.
O tipo de nota fiscal, varia de acordo com o tipo de empresa, serviço prestado ou produto comercializado.
Qual a importância da emissão de nota fiscal?
Como mencionado anteriormente, a nota fiscal é um documento que comprova todas as transações e fiscalizam o recolhimento dos impostos devidos pela venda de produtos ou prestações de serviços.
Para o consumidor, uma forma de garantir os seus direitos como consumidor e o pagamento, por parte da empresa, do ICMS.
Já, para uma empresa, a emissão desse documento é extremamente importante para o controle financeiro e como uma garantia da prestação de serviço e impostos recolhidos.
Além disso, é uma forma de garantir aos seus clientes e fornecedores que fazer negócio com a marca é seguro, aumentando a confiabilidade de todos!
Quais os benefícios da emissão da NF para a empresa?
Além de evitar problemas financeiros para a empresa e garantir os seus direitos trabalhistas, a emissão da nota fiscal garante vantagens competitivas para o negócio – principalmente quando se trata de pequenos prestadores de serviço.
Tal documentação permite que o seu contador consiga escriturar a movimentação do negócio e lançar nas suas respetivas contas, criando demonstrações financeiras e contáveis, gerando confiança e credibilidade.
Por fim, a emissão da nota fiscal é uma forma da empresa analisar quais são os gastos que possui e se tem necessidade disso para fazer uma melhor gestão.
Você sabia que não emitir nota fiscal é crime?
A sonegação de imposto consiste no processo de receber ou enviar dinheiro de uma instituição, sem os devidos registros fiscais e contábeis – ou seja, sem a nota fiscal.
O artigo 1º da Lei número 8.137/1990 diz que “a supressão ou redução de tributo por vários meios (entre os quais a omissão de informação e adulteração ou corrupção de notas fiscais, bem como negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente), poderá ensejar reclusão de dois a cinco anos e multa”
Ou seja, o caixa 2 é considerado um crime passível de punição com reclusão e multa que pode variar de acordo com o valor sonegado.
Como é possível descobrir que uma empresa prática a sonegação de imposto?
A receita federal trabalha com um sistema complexo de cruzamento de dados fiscais para identificar as quantidades sonegadas comparando os dados com as movimentações da empresa. Com o surgimento da instituição da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), o monitoramento remoto tornou-se mais apurado. Sendo assim, os sistemas da Receita e do Ministério da Fazenda são capazes de avaliar mais de milhões de dados em segundos, determinando se as contribuições estão sendo geradas e pagas de forma correta.
O que é a NF eletrônica?
A NF-e é um documento obrigatório que tem como objetivo regularizar e registrar o processo de compra ou transferência de qualquer tipo de produto ou bem da empresa para um cliente ou fornecedor. Tal documento serve como garantir da mercadoria – informando seu tipo, série, modelo, marca e valor -, além de conter informações importantes da empresa.
A emissão da nota fiscal eletrônica é extremamente importante para comprovar que a empresa paga seus tributos de forma correta e de acordo com a lei. Ela surgiu com o intuito de oferecer mais segurança, agilidade e melhor controle fiscal, trazendo diversos benefícios para contribuintes, compradores e também para sociedade como um todo.
Para o contribuinte, a emissão da nota fiscal eletrônica traz uma diminuição nos gastos, visto que, não existe mais a necessidade de gastar com impressão e envio. Além disso, aumenta o espaço de armazenamento de documentos, simplificação do processo, otimização do tempo e aumento da segurança.
Já no caso do comprador, a emissão da nota fiscal eletrônica traz uma diminuição nos erros, pois não existe mais a necessidade de preenchimento das notas na entrada de mercadorias. Além disso, auxilia na diminuição do consumo de papel e uma garantia de troca.
Por fim, quando se trata da sociedade como um todo, a emissão da nota fiscal eletrônica incentiva o comércio eletrônico e diminui os impactos ambientais.
Atualmente, o processo de emissão de nota fiscal está mais simplifico, devido a criança da NF-e. Para resolver essas questões, você pode contar com um sistema de contabilidade consultiva que vai garantir um ótimo sistema de gestão, facilitando os processos e promovendo um grande diferencial para sua empresa.
E aí, gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos e familiares e continue acompanhando nosso site para mais conteúdos como esse.
Comentários: