Existem diversos tipos de empresas que podem ser organizadas de formas diferentes, para conhecer o tipo de sociedade adequada e qual a participação dos sócios nela, é importante entender estes conceitos. Ao abrir uma empresa, seu sucesso é muito almejado, porém, sem que haja o entendimento da parte mais burocrática, não há como alcançá-lo, o tipo de sociedade adotada deve estar alinhado com os objetivos e organização da empresa. Por esse motivo, é importante entender qual a diferença entre sócio e sócio administrador.
O que é uma Sociedade?
Uma sociedade empresária é composta por uma ou mais pessoas que possuem a realização de uma atividade econômica, profissionalmente e organizada como um objetivo comum, que visa produzir, oferecer e comercializar bens ou serviços, para obter lucro.
Cada tipo de sociedade possui um objetivo, forma de organização e regras próprias, por isso, é necessário entender como estas sociedades funcionam e em qual sua empresa se encaixa melhor.
Existe a Sociedade Simples; Sociedade Limitada; Sociedade Limitada Unipessoal; Sociedade Anônima; Sociedade em Nome Coletivo; Sociedade em Comandita Simples; Sociedade em Conta de Participação; Sociedade Comandita por Ações; sociedade para advogados; e a Sociedade Cooperativa.
O que é ser um sócio de uma empresa e o que é um sócio administrador?
Em conceito, um sócio é aquele que se vincula a uma entidade ou pessoa, buscando um mesmo objetivo nos negócios, portanto, pode-se entender a sociedade como uma parceria, além disso, um sócio possui alguma parte daquela empresa, mesmo que uma pequena fração dela.
Os sócios podem ser classificados por algumas características que os diferem, um sócio majoritário, por exemplo, possui o maior número de cotas ou ações da empresa, por isso, é dono da maior parte dela.
Apesar de cada empresa ter autonomia para definir sua organização, os sócios se envolvem de modo diferente conforme cada função da empresa, entre as opções estão o sócio proprietário, o administrador e o cotista.
O que é sócio proprietário?
Simplificando, um sócio proprietário, como o nome sugere, é aquele que possui a propriedade da empresa, mesmo que em parte, portanto, esse tipo de sócio tem uma participação societária na sociedade.
Essa participação, normalmente, é representada por meio de cotas ou ações, essa questão pode variar conforme o tipo da empresa e seu regime jurídico, e é acompanhada de deveres e direitos regidos pela legislação e consolidados através do contrato social da empresa.
Dentre eles está a participação em decisões, o recebimento dos lucros proporcionais a sua porcentagem da empresa, o cumprimento das obrigações estabelecidas em contrato, a contribuição com recursos financeiros e até bens.
O que é sócio cotista?
O sócio cotista não necessariamente atua na empresa, porém, mesmo sem trabalhar nela, ele receberá os valores referentes a sua parte sempre que houver distribuição de lucros, portanto, sua participação na empresa é tida como um investimento onde há um rendimento.
Assim, o sócio cotista possui menos responsabilidades mesmo recebendo o equivalente à quantidade de cotas que ele detém, além disso, caso ocorra da empresa se endividar, se seu capital estiver completamente integralizado, seus bens pessoais estão protegidos.
O que é sócio administrador?
Um sócio administrador possui duas funções que os difere dos demais tipos de sócios, primeiramente, ele é um sócio como os outros, mas, desempenha a função de gestor da empresa, ficando responsável por determinar estratégias e possuindo poder de decisão no cotidiano.
Apesar de trabalhar efetivamente como um gestor no negócio, ele não recebe um salário, e sim um pró-labore por sua atuação, sobre ele incide o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a contribuição social, essa quantia deve estar presente no contrato social da empresa.
Comumente, o sócio proprietário também desempenha o papel de administrador, principalmente por tomar decisões, mesmo quando necessário consultar os demais sócios, ademais, o sócio administrador pode responder com seu capital pessoal caso seja comprovada irresponsabilidade em sua gerência.
O que um sócio de uma empresa faz?
Como já foi explicado, as funções de um sócio podem variar conforme como a organização da empresa for definida, portanto, uma empresa pode ter diversos sócios, enquanto outras apenas um, o que afeta diretamente sua gestão.
Tudo relacionado a tomada de decisões, marketing, estratégias, mercado consumidor, gestão interna e objetivos, faz parte das funções dos sócios, o que pode ser feito individualmente ou em conjunto, a depender do tipo de empresa e de sócios que a compõe.
De modo geral, um sócio deve sempre buscar como prioridade, cuidar dos aspectos de gestão da empresa, a fim de manter suas operações ativas e da melhor forma possível.
Qual a diferença de sócio e sócio administrador?
Ao falar em sócio cotista e sócio administrador, sua principal diferença é observada nas responsabilidades atribuídas a cada cargo, principalmente no cotidiano da empresa, suas denominações denunciam que o sócio cotista tem uma função relacionada as cotas, enquanto o sócio administrador à gestão administrativa.
O sócio cotista não está envolvido na rotina da operação da empresa, seu papel é mais próximo de um investidor do que de um funcionário, enquanto o sócio administrador, além de investir, está presente no dia a dia da empresa, gerindo o negócio, e garantindo seu triunfo, e respondendo por ela.
Gerenciar os processos, pessoais e capital da empresa fazem parte das atividades desempenhadas por um sócio administrador, por outro lado, um sócio cotista realiza o acompanhamento do desenvolvimento da empresa, exigindo explicações quando cabível e necessário, sem tomar decisões no dia a dia.
Portanto, o sócio cotista tem sua participação no negócio limitada, sem participar do cotidiano da empresa, de todas as decisões e do modo como ela é gerida, apesar de poder estar presente em reuniões, ele não possui poder ativo no negócio, além disso, sua responsabilidade com a empresa, é proporcional ao seu investimento em cotas.
Outros pontos que os diferem é que o sócio cotista não é remunerado como pró-labore, mas sim com o recebimento dos lucros referentes aos resultados positivos, proporcionais a sua participação, o mesmo ocorre com os prejuízos e sua responsabilidade de arcar.
Enquanto o sócio administrador está por dentro de praticamente tudo o que ocorre na empresa, justamente por ser ativo em sua rotina e gestão, logo, entre as suas principais atribuições estão a condução do negócio, a tomada de decisões, assinatura de documentos, ações gerenciais e responder pela sociedade.
Por fim, sua remuneração é por meio do pró-labore, que representa o seu envolvimento na empresa, recolhe INSS e pode ser chamado de “salário do sócio administrador”.
Agora que você sabe diferenciar os tipos de sócios, acesse o nosso site para mais informações do mundo da contabilidade empresarial.
Comentários: