Em algumas profissões, o profissional pode atuar como uma empresa, que assim como qualquer outra, passa por muitos processos burocráticos e pagamentos de tributos, com isso, é essencial ter o auxílio de outras empresas especializadas, como ocorre com a contabilidade para corretores de imóveis.
É comum que um corretor PJ não tenha muito tempo livre ou conhecimento suficiente para assumir todos os papéis desempenhados por uma empresa de contabilidade, sem o suporte e orientação de uma.
Hoje, é possível que isso ocorra no meio digital, mas mantendo a segurança dos dados, o que tornou alguns processos mais práticos e eficientes, continue lendo para entender seu funcionamento e importância.
Qual o papel do corretor de imóveis?
Para entender a importância de sua contabilidade, primeiro é necessário compreender como funciona a profissão, então, o que um corretor de imóveis faz? Bom, um corretor de imóveis atua na intermediação de contratos e negócio que envolvam a compra ou locação de algum imóvel, seja ele comercial ou residencial.
Com isso, um corretor está por dentro do mercado imobiliário, principalmente por sua experiência, entendo como funcionam todos os trâmites legais e negociações de imóveis, realizando a ponte entre proprietários, compradores, locadores e locatários em suas negociações.
Portanto, o corretor de imóveis é o grande responsável por fazer com que uma venda ou locação ocorra, sendo intermediários nas negociações e ofertando consultorias e outros serviços relacionados.
Corretor de imóveis precisa de CNPJ?
Existem três modos distintos de exercer a profissão, que pode ocorrer de forma autônoma, como pessoa física ou como pessoa jurídica, o que é possível, pois os corretores são regulamentados pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).
Apesar de ser muito popular sua atuação como pessoa física, com a abertura de empresa, os corretores se tornam pessoas jurídicas e pagam menos impostos, o que é recomendo por muitos contadores.
Então, não, um corretor de imóveis não precisa necessariamente de um CNPJ, mas ele representa grande economia, visto que um corretor que atua como pessoa física paga uma porcentagem maior em impostos quando comparado com uma pessoa jurídica.
Além da economia do pagamento de tributos, um corretor de imóveis que atua com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) pode usar um nome fantasia, participar de alguns programas de benefícios que apenas empresas tem acesso, tem facilidade em processos financeiros e pode emitir nota fiscal.
Como funciona a tributação para corretores de imóveis?
A tributação é um dos grandes fatores para a necessidade do auxílio de empresas de contabilidade especializadas para corretores de imóveis, com isso, é feita uma análise para descobrir qual a melhor opção para reduzir o máximo possível os custos com impostos.
A tributação para corretores que atuam como pessoa física é a que possui maior custo entre as opções, a alíquota de contribuição mensal pode atingir quase 30%, enquanto aqueles que optaram por atuar como pessoa jurídica podem ter uma alíquota inicial de apenas 6%, porém esses valores podem variar conforme alguns fatores.
Como abrir um CNPJ para corretor de imóveis?
Um contador, além de conciliar com a parte tributária, também auxilia o processo de abertura de um CNPJ, sendo mais simples do que aparenta, sendo possível realizar todo o processo por meio digital, e colocando o endereço residencial como sede, o que implica na economia de alguns gastos.
O primeiro passo é opcional, mas recomendado, antes de abrir um CNPJ é interessante contratar uma empresa especializada em contabilidade para corretores de imóveis, assim, a parte mais burocrática dos trâmites do processo ficarão a cargo de um contador.
Alguns documentos serão exigidos para o processo ser concluído, incluindo o RG e CPF do corretor e um comprovante de residência.
Com a apresentação de todos os documentos necessários, o contador ficará responsável pelo acompanhamento do processo, abertura e regularização do CNPJ, que costuma durar em média 30 dias.
Qual é a função de uma contabilidade para o corretor de imóveis?
Além de auxiliar na transição de pessoa física para uma pessoa jurídica, a contabilidade é essencial para o corretor de imóveis, que, com esse suporte, terá todas as suas transações financeiras registradas, e relatórios que explicitam a realidade da situação patrimonial, econômica e financeira do corretor, amplamente.
De mesmo modo, será disponibilizado um atendimento direto com o corretor de imóveis, para qualquer dúvida ser sanada, independentemente do assunto, seja com relação a alguma alteração no CNPJ, no cálculo de pagamento dos impostos ou até no campo da gestão financeira.
Qual a diferença entre Contabilidade Tradicional e a Contabilidade Digital?
Apesar de concretizar seus serviços de modo diferente, a contabilidade tradicional e a digital desempenham a mesma função para um corretor de imóveis, que se resume ao cuidado com a vida financeira da empresa.
O que as difere é que uma ocupa o meio digital e o outro o físico, a contabilidade digital consegue ofertar alguns benefícios além da tradicional, enquanto garante mais praticidade e acompanhamento de detalhes.
Isso acontece porque a contabilidade tradicional utiliza processos mais manuais que a digital, por isso, eles podem ter uma duração maior e necessitam que os documentos e informações sejam enviados com mais antecedência.
Em uma contabilidade digital, todos os processos contam com o apoio de plataformas automatizadas, que conseguem realizar tarefas repetidas vezes, enquanto o contador fica responsável apenas por sua análise e manipulação.
Quais são as vantagens da contabilidade para um corretor de imóveis?
Existem muitos motivos para contratar uma empresa de contabilidade para uma empresa, independentemente de seu segmento, para os corretores de imóveis, a contabilidade proporciona uma série de vantagens.
Como, por exemplo, o controle e acompanhamento das informações da empresa possibilitados pelos sistemas e plataformas presentes na contabilidade digital, tornando mais prática a análise da saúde financeira da empresa.
O que implica na otimização do tempo gasto com esse processo, que antes era manual, e com a digitalização da contabilidade, é possível encontrar todas as informações em apenas um lugar.
Contribuindo para a redução de multas por atraso de pagamento, tornando mais prático o processo de solução de algum problema que apareça.
É essencial para a eficácia dos serviços prestados que a empresa de contabilidade possua um serviço especializado para corretores de imóveis, como acontece com a Consulfis.