Não existe sucesso sem organização e conhecimento, e o coração de uma empresa é seu setor financeiro, afinal, não há como crescer sem o amparo de uma boa contabilidade. O que inclui alguns processos da gestão financeira, entre eles está o rateio de custos, que possui um papel fundamental apesar de nem todos o conhecerem.
O que é o rateio de custos?
Como seu nome sugere, o rateio de custos é a divisão proporcional dos custos de uma empresa, seu cálculo inclui os custos diretos e indiretos, explicitando todos eles, possibilitando uma análise clara de todos os gastos para traçar estratégias mais precisas.
Por isso ele é tão utilizado pelos setores de contabilidade, dessa forma, o acompanhamento dos gastos e seus destinos são mais visíveis, permitindo que a empresa continue operando sem nenhum problema.
Qual é a sua importância?
Como foi dito, através do rateio de custos é possível conhecer a empresa internamente, por meio da análise dos seus custos de forma mais precisa, feito isso, fica mais simples observar os custos por setores.
Ou seja, quanto em gasto em cada parte da produção de um produto ou mão de obra de um serviço durante todo o seu processo, ficando mais nítido onde os custos estão sendo excessivos e onde deve ser investido um pouco mais.
Dessa forma, as estratégias para a redistribuição desses gastos resultarão na redução de desperdícios e aumento de ganhos e rentabilidade.
Outro ponto que a análise do rateio de custos permite analisar são os métodos utilizados por cada setor da empresa e quais estão dando resultados positivos e quais precisam de uma atenção maior.
Facilitando o remanejamento de verbas para atender as necessidades individuais de cada setor e da empresa na totalidade, melhorando o seu faturamento.
Além disso, o rateio contribui para uma precificação mais justa, que realmente cobre as despesas da produção do produto ou mão de obra do serviço, enquanto gera lucro para a empresa, o que muitas vezes não ocorre pela falta de conhecimento do custo de cada etapa do processo.
Quais são os tipos de rateio?
Existem diferentes métodos de rateio que podem se encaixar melhor com tipos diferentes de empresas, o primeiro e também mais popular e intuitivo é o rateio por absorção, que consiste na divisão dos custos igualmente pelos itens analisados.
Também existe o rateio por headcount, o qual é basicamente uma variação do anterior, porém focado nos membros da equipe, comumente usado com consultoria e gestão, o terceiro tipo é o rateio por meio de atividade, que pode ser um pouco mais complexo por ser mais rico em detalhes.
Por fim, o rateio por faturamento realiza o cálculo da participação de cada item produzido no faturamento mensal, possibilitando a compreensão do percentual que cada item representa no valor total.
Além disso, existem duas outras categorias, o rateio por custos diretos e indiretos, o primeiro tipo de rateio, por custos diretos, como o seu nome sugere, está relacionado à produção e possui uma correspondência proporcional.
Em outras palavras, de modo a medir o consumo de materiais, são identificados para quais produtos aqueles materiais são utilizados, por meio de um sistema de requisições.
Para chegar ao resultado do custo de mão de obra direta, é preciso identificar quais são os funcionários que atuam em cada produto ou serviço, em qual período e com qual carga horária.
Enquanto o rateio por custos indiretos possui uma particularidade no cálculo, ele inclui as parcelas proporcionais equivalentes aos custos indiretos no valor de cada produto, o que exige mais cuidado, tendo em vista que qualquer valor errado pode alterar o resultado.
Quais são as vantagens?
A aplicação correto do rateio de custos torna o cotidiano da empresa mais eficiente na totalidade, seja na gestão dos setores e funcionários como na de produtos e serviços.
Justamente por possibilitar uma análise completa da empresa por setores, deixando as estratégias mais específicas para as necessidades de cada setor individualmente, bem como da empresa.
Além disso, pode ser citada a melhora na eficiência nos processos, conhecendo as necessidades de cada setor, é possível adotar formas de saná-las.
O que, muitas vezes, torna o processo mais rápido e efetivo, com decisões como a de terceirizar algum serviço que não está compensando ser feito pela própria empresa.
Outra vantagem é a gestão de custos, como já foi dito, o rateio de custos permite uma análise interna completa, o que, consequentemente, contribui para a melhora da gestão financeira da empresa, permitindo uma divisão mais eficiente dos gastos internos e sua organização.
Muitas vezes, a distribuição de gastos entre os setores de uma empresa, não são proporcionais às suas necessidades, qualidade de serviço e entrega, por isso que a redistribuição após a análise do rateio é tão importante para garantir que os custos sejam justos.
Quais são as melhores práticas para o rateio de custos?
Para realizar o rateio de custos eficientemente, alguns pontos devem ser considerados, incluindo algumas práticas que devem ser realizadas, o que deve ser reforçado ao tratar do cálculo dos custos indiretos, que por si já são mais complexos.
A pergunta frequente é: quais práticas são passíveis de rateio? Bom, existem algumas, entre elas pode-se citar custos com infraestrutura, como água, energia, aluguel, internet e telefone.
Os salários pagos aos funcionários e encargos sociais também devem ser considerados, assim como os custos com serviços terceirizados, impostos e taxas, os custos de depreciação de maquinário e os custos com a manutenção dos funcionários no local de trabalho e todos os materiais necessários para a sua execução.
No entanto, de nada adianta realizar todo o cálculo e não manter um acompanhamento minucioso sobre os cálculos, alguns softwares realizam essa função de forma otimizada, porém, ela pode ser feita manualmente por meio de uma planilha de controle que deve ser constantemente analisada e atualizada.
Uma forma de encaixar esse acompanhamento na rotina dos profissionais, é por meio de relatórios com prazos definidos, onde devem constar as informações obtidas por meio da análise de custos, que posteriormente serão utilizadas para o rateio.
Assim, é garantido um controle maior dos gastos totais de cada setor e organizadamente, permitindo que novas estratégias sejam traçadas com foco em maximizar os lucros e a eficiência da empresa.
Apesar de ser uma medida simples, o rateio de custos é muito importante para a organização das empresas, para que ele seja realizado de maneira correta, é interessante ter o auxílio de uma empresa de contabilidade especializada.
Para mais informações sobre contabilidade e seus serviços, acesse o nosso site.