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Sefaz – BA: Esclarecendo as 5 principais dúvidas!

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Sefaz – BA: Esclarecendo as 5 principais dúvidas!

22/11/2021 Sefaz - BA

Dê fim às suas dúvidas sobre a Sefaz – BA conferindo o esclarecimento das principais dúvidas

Saiba como funciona a Sefaz – BA e de que forma ela impacta o seu negócio na Bahia

Manter a completa conformidade de um negócio exige diversos conhecimentos e o cumprimento de diversos processos indispensáveis para que tudo esteja em ordem.

Dessa forma, você, empresário na Bahia, deve se atentar a todos os detalhes que são responsáveis por garantir o funcionamento em regularidade do seu negócio. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para falar sobre um órgão que impacta diretamente o seu negócio de diversas maneiras: Sefaz – BA.

Apesar de serem inerentes ao cotidiano de empresários na Bahia, é comum que ainda existam muitas dúvidas sobre o assunto, por isso selecionamos as 5 principais e vamos esclarecê-las para você ao longo deste artigo. 

Sendo assim, vamos ao conteúdo!

Sefaz – BA: Por que é importante conhecê-la?

A Sefaz – BA é um órgão de extrema importância e que impacta diretamente a regularidade fiscal do seu negócio. 

Ou seja, é importante saber do que se trata para que você saiba como proceder e como acionar os serviços conforme for necessário. 

Sendo assim, separamos as principais dúvidas voltadas ao funcionamento deste órgão, de forma que você tenha o direcionamento correto para quando necessitar de algum serviço.

Esclarecimentos sobre as 5 principais dúvidas sobre a Sefaz – BA! 

Estudamos as 5 principais dúvidas e vamos trazer os esclarecimentos sobre cada uma delas, de forma a te direcionar da forma adequada.

1 – O que é a Sefaz – BA? 

A primeira coisa que deve estar muito clara é o que é a Sefaz – BA e em quais momentos ela pode e deve ser acionada. 

Sefaz é a sigla para Secretaria da Fazenda, nesta situação, do Estado da Bahia, sendo um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda.

Sua principal finalidade é cuidar das finanças públicas de cada Estado.

2 – Como consultar débitos na Sefaz – BA?

Por vezes, as obrigações com o Fisco podem ficar pendentes, o que leva à geração de débitos que devem ser quitados. 

Para consultar, é preciso entrar no site da Sefaz – BA, acessar a “Inspetoria Eletrônica” e “Consulta de Dívida Ativa”; assim, basta informar os seus dados e ter ciência da situação.

3 – Como emitir um DAE? 

Para emitir o DAE, também é necessário acessar o site da Sefaz – BA, sendo que a opção sobre o DAE está disponível na própria página de home.

Dessa maneira, é possível realizar o cálculo e a emissão.

4 – Como consultar o parcelamento do ICMS?

A consulta do parcelamento do ICMS também pode ser acessada pela “Inspeção Eletrônica”, na aba de pagamentos, podendo realizar o cálculo e a emissão.

5 – Como imprimir o boleto do IPVA?

Por fim, a impressão do boleto IPVA também pode ser realizada pelo site da Sefaz-BA, sendo que cada vez mais os processos são realizados de forma online. 

Para isso, o procedimento é o mesmo do ICMS, acessando a “Inspeção eletrônica” e realizando o processo de cálculo e de emissão do boleto. 

Acabe com qualquer complicação tendo o suporte de especialistas no assunto

Para evitar complicações, oneração do seu tempo ou qualquer outro problema na sua rotina, ter o suporte de especialistas é crucial.

E para isso, você pode contar conosco, da Consulfis! Nossa equipe é especializada em contabilidade na Bahia e estamos à disposição para te atender.

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