Fique por dentro de alguns tributos cobrados no Brasil
ISS – Imposto Sobre Serviços
O imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS), com exceção dos impostos compreendidos em circulação de mercadorias (ICMS), conf art. 155 II da CF/88 (ISSQN ou ISS), é um imposto brasileiro municipal, ou seja, somente os municípios têm competência para instituí-lo (Art.156, III, da Constituição Federal).
Fonte: Wikipedia
ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
O ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação) é de competência dos Estados e do Distrito Federal.
Fonte: Portal Tributário
IRPJ – Imposto de Renda da Pessoa Jurídica
O imposto de renda para pessoas jurídicas (IRPJ) é o imposto cobrado e específico para empresas com cadastros jurídicos, bem como todas as empresas que são registradas ou não, além de empresas estatais, pertencentes a sociedades mistas, estabelecimentos em estado de falência ou de negócios rurais.
Fonte: Blog Conta Azul
CSLL – Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido
A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido(CSLL) é um tributo federal brasileiro que incide sobre o lucro líquido do período-base, antes da provisão para o Imposto de Renda.
Fonte: Wikipedia
PIS/PASEP – Programa de Integração Social
O PIS- Programa de Integração Social, é um tributo que incide sobre o faturamento das empresas e tem destinação legal, ou seja, sua arrecadação é destinada ao custeio do seguro desemprego e abono dos empregados, com média de até dois salários mínimos de remuneração mensal
Fonte: Brainly
COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social
Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) é uma contribuição federal brasileira, de natureza tributária, incidente sobre a receita bruta das empresas em geral, destinada a financiar a seguridade social, a qual abrange a previdência social, a saúde e a assistência social.