• Edif. Advanced Trade, Sala 601, Caminho das Árvores, Salvador-Bahia
  • (71) 3052-1011
  • contato@consulfis.com.br

Sistema de Gestão de Obras: Saiba tudo!

img

08

jun

Sistema de Gestão de Obras: Saiba tudo!

08/06/2022 Contabilidade para Construtoras, Gestão de Obras, Tecnologia

Hoje em dia, para poder considerar uma obra eficiente, é essencial que a sua construtora tenha um bom sistema de gestão de obras.

A quantidade e diversidade de serviços existentes em uma obra é tanta, que sem um software de gestão fica praticamente impossível conseguir controlá-la.

Por isso, é fundamental entender como uma gestão de obra funciona, para que ela serve e qual é a importância dela na construção civil, e é exatamente isso que vamos te explicar neste artigo. Acompanhe a leitura e entenda!

O que é e pra que serve a gestão de obras?

Muitas vezes você deve ficar se perguntando o que é preciso fazer para que o cronograma da obra seja cumprido dentro do prazo. Bom, isso é simples, uma boa gestão de obra. 

Com ela você vai fazer a gestão da equipe, dos recursos e do tempo, garantindo assim que a obra seja entregue no prazo estipulado.

Além disso, você também consegue cumprir com o cronograma financeiro, evitando novos gastos e desperdícios.

Outra atribuição de uma boa gestão de obras é o gerenciamento de pessoal, supervisionando todos os profissionais que fazem parte dos setores de uma construção civil.

Ou seja, uma boa gestão de obras não é responsável apenas pela organização dos processos, mas também por garantir que cada um deles funcione como planejado e traga os melhores resultados.

Como funciona a gestão de obras?

O principal papel da gestão de obras é administrar os processos que estejam envolvidos no projeto, fazendo uso de estratégias e técnicas que possibilitem que a empresa e a equipe alcancem os resultados desejados.

Além disso, a gestão de obra funciona em várias áreas da construção civil, tanto na coordenação, como no planejamento e também na execução e conferência.

Uma boa gestão de obras precisa ter uma equipe de profissionais capacitados em todas as áreas da construção e que tenham expertise para lidar com possíveis problemas.

A importância da gestão de obras e de um sistema para isso na construção civil

A gestão de obras é importante para a coordenação do fluxo de informações e para ter uma comunicação mais organizada.

A seguir, separamos as principais vantagens de se fazer uma boa gestão de obras. Veja!

Redução de custos

Uma boa gestão é sinônimo de redução de custos. Isso porque um mau planejamento pode gerar atrasos, contratações ruins, entre outros problemas que podem surgir.

Os atrasos e equívocos são alguns dos fatores que mais geram gastos, que poderiam ser evitados com uma boa gestão, possibilitando uma maior economia de tempo e recursos.

Eficiência

O aumento na eficiência da empresa é um dos mais importantes ganhos que uma boa gestão de obras pode oferecer. 

Isso vai ajudar na execução das atividades, deixando-as de acordo com o que era esperado no cronograma.

Um modelo de produção ligado a tecnologia, através de softwares, vai garantir um trabalho mais otimizado, sem contar que é um excelente indicador de que o serviço prestado será de qualidade. 

Então, uma boa gestão de obras está diretamente ligada a uma estratégia de produtividade para a empresa.

Gestão de estoque e de materiais

Uma outra vantagem de um bom gerenciamento é poder fazer a gestão de estoque e de materiais, trazendo menos desperdícios e mais economia para o seu negócio.

Isso se dá através de registro e acompanhamento de todos os materiais, garantindo que seu uso esteja sendo feito de maneira adequada.

Dessa forma, não se faz necessário gastos com novos materiais e eles seguem o que estava planejado no cronograma.

Até porque, um sistema de gestão vai te ajudar na hora de verificar o histórico e fazer os cálculos necessários para saber as quantidades de matéria-prima necessária, evitando a compra de materiais que não serão usados.

Gestão de qualidade

Um outro ponto muito importante, mas que geralmente passa despercebido é a gestão de qualidade. Normalmente, isso se dá por causa de um mau planejamento, o que deixa o cronograma mais apertado e faz com que as equipes precisem agilizar seus trabalhos.

Com uma gestão de qualidade, você consegue fazer um planejamento possível de ser executado e de acordo com os seus recursos e com a produtividade da sua equipe. Isso vai otimizar e agilizar as suas entregas. Assim, você faz uma gestão de qualidade correta e evita retrabalhos. 

Fazer uma gestão de obras pode ajudar através da automatização e geração de relatórios que vão servir de matéria prima para o setor de qualidade.

Auxilia na supervisão do projeto

Em muitos projetos uma das maiores dificuldades enfrentadas é fazer o acompanhamento de como anda a situação. Muitas empresas usam planilhas e serviços manuais, o que só atrasa e dá mais trabalho.

O que uma gestão de obras traz de positivo é a possibilidade de fazer um cronograma de entregas que pode ser atualizado pelos responsáveis de cada setor, permitindo assim, que todos fiquem a par de como anda a situação e a evolução do projeto.

Um sistema de gestão permite que as informações sejam centralizadas em um único local, formando uma linha do tempo do andamento do projeto. 

Desse modo, você vai perceber de maneira mais clara e detalhada os erros e acertos do projeto, podendo fazer as devidas melhorias na sua obra.

Tecnologia na construção civil

Se você quer ter garantia de sucesso na sua obra, então opte por fazer uso de um software de gestão de obras especializado. Ele vai te dar o controle total do projeto, dos custos, do fluxo de caixa, dos prazos e dos contratos. 

Com um software de gestão você faz um acompanhamento detalhado de cada etapa da sua obra, com um bom planejamento e executado da maneira correta você garante os seus prazos e a qualidade do seu serviço.

E se precisar de um parceiro, conte com a ConsulFis! Entre em contato com a gente através do nosso Whatsapp 71 3052-1011 ou Instagram @Consulfis

Se gostou do nosso conteúdo, acompanhe o nosso blog!

Classifique nosso post post

Comentários:

Categorias

Outras notícias

Tags

Compartilhe

Recomendado só para você
E-commerce - 5 dicas de contabilidade para abrir seu comércio…
Cresta Posts Box by CP