• Alameda Salvador, 1057, Caminho das Árvores, Salvador - Bahia

Trabalho autônomo: O que é? Quais são as suas características, vantagens e desvantagens?

img

30

jan

Trabalho autônomo: O que é? Quais são as suas características, vantagens e desvantagens?

30/01/2023 Artigos, Trabalho Autônomo

O trabalho autônomo tem crescido a cada dia no Brasil. Muitas pessoas tem recorrido a essa forma de trabalho, buscando driblar a crise e a falta de empregos.

No entanto, é preciso ter atenção redobrada na hora de se tornar um autônomo, pois para se destacar é necessário ter uma boa qualificação e experiência, visto que o autônomo é seu próprio chefe e deve sair em busca de clientes para garantir maior segurança financeira.

De acordo com dados colhidos nos últimos censos pelo IBGE, o número de trabalhadores autônomos só cresceu. Ele saltou de 24 milhões em 2019 para 26 milhões em 2022.

Mesmo com essa tendência de crescimento se engana quem acha que o mercado já está fraco ou saturado. São tantas as possibilidades que um trabalhador autônomo pode atuar, bastando criatividade e uma pitada de ousadia. Entenda tudo sobre o trabalho autônomo logo abaixo!

O que é o trabalho autônomo?

Podemos definir o trabalho autônomo como toda e qualquer atividade profissional que é realizada de forma liberal, podendo ser por pessoa física ou jurídica, sem nenhum vínculo empregatício com nenhuma empresa.

O trabalhador autônomo deve ser responsável por sua gestão financeira e profissional, prestando serviços a outras pessoas ou empresas., assumindo também todos os riscos inerentes.

De acordo com a Lei 9.876 de 1999, o trabalhador autônomo é classificado como:

  • Quem presta serviço de natureza urbana ou rural, em caráter eventual, a uma ou mais empresas, sem relação de emprego;
  • Pessoa física que exerce, por conta própria, atividade econômica de natureza urbana, com fins lucrativos ou não.

As principais características desse tipo de trabalho é:

  • Maior flexibilidade de horários;
  • Não possuir carteira assinada nem vínculo com empresas;
  • Prestar serviços para pessoas físicas ou jurídicas.
  • Ser responsável judicialmente por seus erros;
  • Pagar os tributos necessários para emitir nota fiscal ou recibo de pagamento.

Existe diferença entre autônomo, profissional liberal e MEI?

Muitas pessoas ainda confundem a diferença entre essas 3 classificações muito utilizada. É preciso entender cada uma delas para escolher e identificar qual categoria profissional você se enquadra.

Autônomo

Se tratando dos profissionais autônomos, como já foi dito eles não possuem nenhum tipo de vínculo empregatício com empresas, por isso a sua carteira não é assinada. Ele pode ser uma pessoa física ou jurídica (como o MEI).

O autônomo fica livre de prestar qualquer tipo de comprovação, certificado ou diploma de alguma habilidade, podendo prestar serviços para empresas ou pessoas. No trabalho autônomo não existe hierarquia de cargos, e todos os erros cometidos são de sua responsabilidade.

Profissional liberal

No caso dos profissionais liberais, são classificados aqueles que realizam atividades em seu próprio negócio ou para terceiros, podendo por tanto ter vínculos empregatícios com uma ou até mais empresas. Sua carteira pode ser assinada mais de uma vez, obtendo todos os benefícios da modalidade.

Alguns exemplos de profissionais liberais são os médicos, advogados, engenheiros, nutricionistas e muitos outros. Esses profissionais possuem conselhos ou sindicatos que os representam.

A taxação nesses profissionais ocorre com base em seus serviços, e são necessários para o exercício da profissão, como o PIS, INSS, IRPF, Registro no Conselho e outros.

Microempreendedor Individual (MEI)

O MEI são os trabalhadores que pretendem se tornar uma pessoa jurídica, portanto, uma empresa. Ele deve fazer parte de algumas características, além de realizar o pagamento mensal da taxa manutenção.

Um MEI só pode ter um único registro de pessoa jurídica, só pode ter 1 funcionário, não ter sócios e faturar no máximo R$ 81 mil ao ano.

Exemplos de trabalhos autônomo 

Para exemplificar melhor como funciona o trabalho autônomo, confira alguns exemplos desse tipo de serviço.

Abertura De Empresa Em Salvador Bahia - Contabilidade em Salvador - BA | ConsulFis

De forma geral, podemos dividir os autônomos em dois grandes grupos, que são aqueles que prestam serviços de profissões regulamentadas e aqueles que prestam serviços de profissões não regulamentadas.

Regulamentadas: Psicólogo, médico, nutricionista, engenheiro, advogado, etc.

Não regulamentadas: Pintor, pedreiro, encanador, faxineiro, consultor, vendedor de internet, redator, doceiro, babá, manicure, etc.

Vantagens e desvantagens em ser autônomo

Como toda profissão e modalidade de serviço, existem vantagens e desvantagens em sua atuação, confira as principais delas.

Vantagens

Uma das grandes vantagens em ser autônomo é não necessitar de um certificado ou diploma para comprovar a sua habilidade. No entanto, isso não dispensa a necessidade de cursos e aperfeiçoamento.

Junto a isso, um profissional autônomo tem liberdade para trabalhar quando e como quiser, ele faz a sua própria escala de horários e não necessita bater ponto de horário de início e fim do expediente.

Dessa forma, o autônomo consegue administrar melhor suas atividades profissionais e pessoais, sendo o próprio patrão.

Desvantagens

As desvantagens em seu autônomo é justamente a perda de todos benefícios referentes ao trabalhador com carteira assinada como por exemplo direito a 13° salário, FGTS, horas extras, férias, etc.

Além disso, não tem direito a plano de saúde, vale refeição, vale transporte, e a segurança de ter a certeza que irá receber um salário fixo no final do mês.

Se tratando da aposentadoria, o profissional autônomo também tem direito, no entanto, quem tem carteira assinada paga apenas uma parte do benefício, ficando a maior parte por conta do empregador.

Dicas de como ser um trabalhador autônomo de destaque

Como falamos no início desse texto, a competitividade entre os autônomos pode ser alta devido à grande quantidade de profissionais que atuam nessa modalidade. Para se destacar entre a multidão, é preciso seguir essas dicas abaixo.

Planeje

Antes de iniciar é preciso realizar um planejamento bem estruturado, traçando metas e planos para o seu serviço.

Nesse planejamento é preciso incluir quais campos e atuação você pretende abraçar, qual será o valor de seu serviço e quais estratégias serão utilizadas para captação de clientes.

Crie a sua imagem própria

O trabalhador autônomo necessita de um bom marketing pessoal para poder se destacar. A sua imagem é a sua principal arma e deve ser o diferencial para atrair novos clientes e fidelizar.

Tenha boa comunicação

Você já ouviu falar que a “comunicação é a chave do negócio”? Para quem é autônomo é essencial uma boa comunicação. Isso se refere a maneira de se direcionar ao cliente, tom de voz, escrita correta, clareza, articulação e dicção.

Controle de estresse

Por fim, quem decide ser o próprio chefe deve saber que nem tudo é tão lindo quanto parece. Todos problemas e dificuldades recaem sobre si, e, portanto, é preciso ter um bom controle e gerenciamento do estresse, não deixando que a carga de problemas afete a execução de um serviço.

Se você curtiu esse conteúdo e uma ajuda na organização de seu trabalho autônomo, confira mais em nosso site!

Classifique nosso post post

Comentários:

Categorias

Outras notícias

Tags

Compartilhe

Icone whatsapp
Recomendado só para você
Pensando em mudar o rumo da sua vida e abrir…
Cresta Posts Box by CP