Vai abrir uma empresa? Saiba que não existe fórmula mágica. Cada empreendedor possui características e habilidades próprias que são combinadas com as oportunidades do mercado e a oferta de um produto ou serviço de qualidade.
Porém, independentemente de cada realidade, há uma série de fatores que devem ser observados na abertura de uma empresa. Estamos falando dos principais erros cometidos por empreendedores de primeira viagem, que acabam dando atenção demais a alguns assuntos mas deixam outros de lado.
O sucesso de uma empresa começa a ser criado antes mesmo de ela abrir as suas portas. Por conta disso, veremos a seguir o que você deve evitar na abertura de uma empresa!
Escolher os sócios errados
Muitas pessoas acham que precisam de sócios para que o negócio funcione e, para cumprir essa exigência, criam sociedades com os primeiros interessados que aparecem. A verdade é que os sócios são importantes, mas na prática, e não apenas no papel.
Os sócios ideais são aqueles que possuem conhecimentos complementares aos seus e podem acrescentar no desenvolvimento da empresa. Além disso, é muito importante que todos estejam alinhados em relação aos objetivos e estratégias adotadas.
Formar uma equipe inadequada
Assim como a escolha dos sócios, a contratação da sua equipe deve ser pensada com base nos objetivos da sua empresa. Os seus funcionários precisam ter uma mentalidade que vá de encontro à sua e também possuir a capacidade de desempenhar as suas funções com eficiência.
Subestimar os gastos iniciais
Os gastos na abertura de uma empresa são bem semelhantes aos gastos da construção de uma casa: por mais que você faça um bom estudo para orçar o custo total, sempre surgirão novas despesas inesperadas.
Leve isso em conta na hora de elaborar o seu orçamento para os primeiros meses de funcionamento. Não inicie nada que possa ficar inconcluído por falta de dinheiro e assuma que o valor do investimento inicial poderá ser superior ao estimado, de forma que isso não comprometa o seu fluxo de caixa.
Ter foco indefinido
Você já viu uma daquelas empresas que vendem produtos de diversos segmentos mirando em vários públicos diferentes e não conseguem chegar com eficiência a nenhum deles? É o caso das lojas que vendem roupas, materiais escolares, produtos de decoração, alimentos e serviços de conserto. Tudo ao mesmo tempo.
A sua empresa precisa ter um foco bem definido e utilizar toda a sua força para atingi-lo. Se você quer comercializar roupas, foque apenas nisso e em entregar os melhores produtos para o seu cliente. Seja certeiro. Quem atira para todos os lados acaba sem atingir ninguém.
Não saber o seu diferencial
Imagine que você está abrindo um restaurante em um bairro em que já existem diversos outros restaurantes. A primeira pergunta que você deve fazer é: por que as pessoas escolheriam ir ao seu restaurante em vez de continuar frequentando os que já existem?
Isso remeterá diretamente ao seu diferencial. É somente conseguindo entregar algo superior aos concorrentes que você conseguirá conquistar o seu público. Sendo assim, uma empresa que não tem um diferencial já começa atrás de todas as demais.
Menosprezar a concorrência
Por outro lado, alguns empreendedores julgam ter um diferencial tão grande que os concorrentes não oferecem ameaça. Realizam a abertura de suas empresas esperando roubar, facilmente, todo o mercado consumidor.
Fuja dessa cilada. Mesmo que todos os planos funcionem da melhor forma – o que já é difícil – e você consiga conquistar o público, a primeira coisa que os seus concorrentes farão é adotar ações de melhoria para bater de frente com você. Saiba como analisar sua concorrência neste artigo da Endeavor
Você já conhecia todos esses fatores que deve evitar na abertura de uma empresa? Se você gostou do conteúdo e deseja saber mais sobre abertura de empresa assista o vídeo abaixo