Cada dia que passa o mundo digital cresce mais, e junto com ele os negócios digitais vão criando cada vez mais espaço no mundo inteiro. Como exemplo desses negócios digitais, podemos citar: startups, lojas virtuais, produtores de conteúdo digital e afiliados, plataformas online, entre outros. Veja nesse artigo como uma contabilidade para negócios digitais pode ajudar no sucesso da sua empresa.
Os negócios digitais por possuírem comportamentos bem específicos, necessitam de uma contabilidade especializada nessa área para evitar problemas futuros, e prejuízos para a sua empresa.
Se você trabalha com negócios digitais e gostaria de saber mais sobre a contabilidade para essa área, continue lendo que você saberá sobre tudo.
Saiba mais sobre o que são negócios digitais?
Demos exemplos de alguns negócios digitais logo acima, mas você sabe o que realmente são eles?
Os negócios digitais são aqueles que fazem uso da tecnologia e da internet para desenvolver e também comercializar produtos e serviços, deixando com que consumidores e fornecedores fiquem cada vez mais próximos e conectados.
Como exemplos de negócios digitais que fazem sucesso temos:
- Ifood – Um aplicativo que você faz pedido em qualquer restaurante pelo celular, e dentro de alguns minutos é entregue na sua casa;
- Uber – Você pode solicitar carona para ir em qualquer lugar por esse aplicativo;
- Amazon – Um famoso e grande site de produtos variados que você pode comprar somente pela internet.
Conheça os tipos de negócios digitais
Para criar o próprio negócio, você pode optar por alguns dos exemplos a seguir, que são muito utilizados por quem investe nessa área:
- E-commerce – que são as lojas virtuais de qualquer tipo, mas a venda somente acontece pela internet;
- Infoprodutos – que é a compilação de um determinado assunto, transformando ele em produto digital, com curso online, e-book, webinars, entre outros;
- Vendas pelo Facebook ou Instagram – possuem um alto potencial de engajamento para a divulgação de produtos e venda online;
- Canal no Youtube – Muitas pessoas estão ganhando dinheiro com vídeos pelo youtube, ensinando ou comentando sobre alguma coisa;
- Aulas – Dar aulas, principalmente de língua estrangeira é uma alternativa que a maioria das pessoas procura. Se você domina algum idioma, você pode montar um plano de aulas e oferecê-las através de divulgação, utilizando o Skype, por exemplo, para dar aulas online;
- Programa de afiliados – é um negócio que está em alta. Ele faz a conexão entre o produto e o público, por meio de blog ou algum meio digital;
- Produção de conteúdo – Elaboração de conteúdo para a captação de novos clientes, é algo fundamental para quem investe nessa área, seja através de textos para redes sociais, blogs, ou vídeos.
Por que ter uma contabilidade para negócios digitais?
Com o crescimento do empreendedorismo, sabemos que muitas pessoas deixaram os seus empregos tradicionais e abriram o seu próprio negócio, que na maioria das vezes surge como algo digital.
Esse tipo de contabilidade especializada surgiu justamente para atender a esses empreendedores digitais, fazendo com que você se dedique somente para a captação de novos clientes e da qualidade do seu produto, e deixe para o contador a parte burocrática, digamos assim, do seu negócio.
Você pode estar se perguntando se não pode fazer essa parte também. E resposta é: até que pode. Mas as chances de que você se confunda com as questões burocráticas, esquecendo os prazos, preenchendo documentação de maneira errada, são muito altas.
Um contador na área de negócios digitais fará toda essa parte para você, orientando em muitas questões que ajudam o seu negócio a crescer e estar completamente organiza. Veja como a ConsulFis pode ajudar seu negócio digital
Quais as vantagens de uma contabilidade para negócios digitais?
Com uma contabilidade especializada na área de negócios digitais você terá várias vantagens. A seguir separamos uma listagem com as principais:
- Segurança – Uma contabilidade para negócios digitais dará mais segurança referente aos dados do seu negócios, usando ferramentas que possa proteger essas informações;
- Evitará multas – Um contador ajudará que você tenha os impostos com pagamento em dia, além de entregar no prazo as declarações referentes a sua empresa, bem como deixará disponível para você tudo relacionado ao seu negócio, como o faturamento, Balancete, DRE, entre outros;
- Análise do regime tributário – Fornecerá dados de acordo com a sua empresa para escolher o melhor regime tributário, ajudando no crescimento da mesma, pois a escolha dele afeta diretamente na contabilidade e parte fiscal do seu negócio;
- Tecnologia – Uma contabilidade especializada usará da tecnologia a seu favor para fornecer todas as ferramentas necessárias para a contabilidade da sua empresa;
- Especialização – Um contador será especializado na área de atuação da sua empresa, se dedicando somente a isso, e saberá o que fazer em relação às melhorias do seu negócio, através de uma contabilidade organizada e específica.
Empresas de negócios digitais podem ser MEI?
Existem vários modelos de empresa que o seu negócio digital pode se encaixar, segundo o seu contador, mas se ele der a opção que a sua empresa pode ser MEI, de acordo com a sua atividade, será uma ótima opção.
O MEI (Microempreendedor Individual) é a legalização do negócio de uma pessoa que trabalha por conta própria, desde que esteja dentro das atividades permitidas. Veja quais são aqui.
Sendo MEI você deve ter um faturamento anual de até R$ 81.000,00, e pagará mensalmente um imposto com uma taxa mais reduzida que os outros modelos. O regime de tributação para o MEI é o Simples Nacional.
Fazendo o recolhimento mensalmente do imposto, você pode ter acesso aos seguintes benefícios, como o Auxílio Maternidade, Auxílio Doença, e a Aposentadoria.
Para quem é um afiliado ou trabalha com algum tipo de negócio pela internet, ser MEI é uma oportunidade que pode facilitar a sua vida. Além de poder pagar um imposto mais reduzido, você mesmo pode cuidar da sua própria empresa.
Mas procure um profissional contábil para fazer a abertura, se você não conseguir, e consultar os códigos de tributação e obrigações necessárias, para ficar em dia com as questões burocráticas do seu negócio.
Para saber mais sobre o Mei, clique aqui.
Gostou do post? Que tal compartilhar nas suas redes sociais para que outras pessoas saibam como funciona a contabilidade para negócios digitais?
Referências:
Imagens – Link: https://pixabay.com