A contabilidade é um dos principais setores de uma empresa, independente de qual atividade ela desempenhe, o regime societário que ela segue ou sua organização interna, com isso, existem alguns fatores essenciais para a sua função, entre eles estão os bens móveis e imóveis.
Os bens fazem parte do patrimônio de uma empresa, porém existem algumas divisões de classificações, organizá-los da maneira correta é essencial para o sucesso do negócio, mas o que eles são e qual a sua necessidade para a manutenção da saúde financeira de uma empresa?
Os bens possuem diversos significados a depender do contexto e âmbito em que eles estão presentes, a contabilidade possui seu próprio entendimento acerca dos bens, que possuem uma funcionalidade específica e classificação.
O entendimento geral é de que os bens são coisas úteis, sendo capazes de sanar as necessidades pessoais de indivíduos e empresas, portanto, os bens são tangíveis e propriedades de um negócio, podendo ainda serem convertidos em um valor monetário.
Devido ao seu amplo conceito, existem diversas subdivisões para os bens, onde estão inclusos os bens móveis e bens imóveis.
O que são bens móveis?
Os bens móveis são aqueles que podem ser movimentados de um lugar para outro sem que haja nenhum tipo de dano para a sua estrutura, por isso, tudo aquilo que se encaixe nessa definição, pode ser considerado um bem móvel.
Sendo classificados pelo art. 82 do Código Civil como “suscetíveis de movimento próprio, ou de remoção por força alheia, sem alteração da substância ou da destinação econômico-social”, não existe nenhum tipo de cobrança de impostos sobre eles, com a exceção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Bem como, não é exigida nenhuma escritura pública, entre alguns exemplos de bens móveis pode ser citado o próprio dinheiro e os veículos de locomoção, existindo a possibilidade de comprá-los, vendê-los, serem objetos de herança, ocupação ou invenção.
O que são bens imóveis?
Estando claro o conceito dos bens móveis, é mais simples de entender o dos bens imóveis, sendo o oposto do anterior, eles estão ligados de algum modo ao solo, por isso, não pode ser movimentados de um local para outro sem que haja algum dano em sua estrutura.
Como ocorre com terrenos e construções, que, assim como os bens móveis podem ser objeto de compras, vendas, invenções, ocupações e heranças, no entanto, diferentemente dos bens móveis, os imóveis possuem algumas burocracias.
Enquanto não é exigida nenhuma escritura pública para os bens móveis, os imóveis necessitam de alguns documentos para a sua regulamentação, o que inclui a escritura pública, bem como o registro no Cartório de Registro de Imóveis.
Além disso, ainda são cobrados alguns impostos e taxas sobre estes bens, como, por exemplo, o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
Quais tipos de bens existem?
Além dos bens móveis e imóveis, existem outras classificações e subdivisões deles, como os bens tangíveis, que assim como os anteriores, existem de forma física e podem ser tocados, por isso, um bem pode ser tangível e móvel ao mesmo tempo.
Enquanto isso, os bens intangíveis não são materiais, por isso, não possuem uma forma física, ótimos exemplos de bens intangíveis são as marcas ou aplicativos, que existem, mas não no mundo físico, portanto, não são palpáveis.
Os bens de consumo são aqueles que existem com a finalidade única e exclusiva de serem consumidos, no entanto, a frequência do consumo não influencia a sua classificação, como, por exemplo, as roupas e materiais de modo geral.
Por fim, os bens permanentes possuem um valor aproximado de vida útil, que deve ser superior a um ano, além disso, eles também podem ter a finalidade de gerar benefícios econômicos futuros, eles não precisam ser tangíveis, como os softwares, por exemplo.
Qual o papel dos bens móveis e imóveis para a contabilidade?
Os bens móveis e imóveis podem ser responsáveis pelo crescimento do negócio, para isso, eles precisam ser explorados da maneira correta, além existir a possibilidade de eles fazerem parte da atuação de empresa.
Com isso, é extremamente importante possuir uma boa organização financeira que conheça e registre todos os bens do negócio, para priorizar sua utilização para o crescimento da empresa e alcance das metas estabelecidas.
Por isso, a contabilidade possui o importante dever da realização do plano de contas do empreendimento, o que proporciona a identificação das movimentações financeiras da empresa.
Tais dados são fundamentais como base para a elaboração dos relatórios presentes no cotidiano da contabilidade, como, por exemplo, o balanço patrimonial.
Caso a empresa não possua esse tipo de organização, se torna complexo obter uma análise e acompanhamento preciso do seu desempenho financeiro e da situação real da empresa, o que dificulta a elaboração de estratégias e a tomada de decisões de forma assertiva para o seu crescimento.
Esse é um dos principais motivos para a necessidade da contratação de um escritório de contabilidade que possa ser responsável pela gestão da empresa, assim realizando o levantamento das contas da empresa de forma correta, além de identificar os bens do negócio e sua posição patrimonial.
Como um sistema de gerenciamento pode ajudar?
Apesar de parecer simples, a organização financeira de uma empresa pode ser complexa, além disso, é preciso realizar o acompanhamento do seu desempenho, o que também não é muito simples, principalmente se for concretizada de forma manual.
Ademais, todos os indivíduos estão sujeitos aos erros, no entanto, em um negócio, primordialmente na gestão financeira dele, os erros podem resultar em diversos tipos de prejuízos e confusões.
Sua principal vantagem são os registros diários dos números da empresa, assim, quando for necessário reunir os dados de um determinado período, eles já estarão registrados no sistema, reduzindo os erros e agilizando o processo.
Com isso, além de contar com o suporte, auxílio e orientação de um escritório de contabilidade especializado, é possível combiná-lo com a contribuição de um sistema de gerenciamento financeiro, o que otimiza o acompanhamento financeiro de uma empresa diariamente.
Além disso, os profissionais da contabilidade podem cuidar de outras questões da empresa, principalmente no setor tributário, que costuma ser a principal fonte de erros, o que reduz custos desnecessários e contribui para o crescimento da empresa.
Para conhecer os serviços deste tipo de profissional, acesse o nosso site.
Comentários: