Abrir uma empresa pode ser uma verdadeira realização na vida de uma pessoa. Esse é um sonho que envolve tempo de preparação, mas também esforço financeiro que significa muito para o empresário. Porém, de forma alguma você deve deixar que os desafios te parem! Pensando nisso, hoje iremos te esclarecer os passos para a abertura de uma empresa em Lauro de Freitas.
De certa forma, o processo de abertura de uma empresa em qualquer cidade do Brasil é bastante semelhante, tá? O que muda de verdade é a relação de documentos e também de instituições às quais você deverá recorrer. Por isso, leia com cuidado cada detalhe, pois será importantíssimo para que a sua empresa saia do papel!
Qual tipo de empresa você pretende fazer a abertura em Lauro de Freitas
Para essa pergunta, é muito provável que você queira responder com: “eu quero abrir uma loja!” ou então “uma rede de prestação de serviços”. Mas não é bem esse tipo de empresa que estamos falando agora. Na verdade, estamos falando dos portes de empresa que estão disponíveis para você escolher.
Ao escolher o porte, você também estará definindo, mesmo ainda sem botar o seu negócio na rua, qual o lucro que você espera para o seu negócio e também a quantidade de funcionários que você pretende ter. Confira a seguir quais são os tipos mais comuns que você pode escolher para o seu planejamento:
Microempreendedor Individual (MEI):
Por apenas R$ 60 mensais você abre um CNPJ, faz suas próprias contribuições para o INSS e também emite notas fiscais! Essa é a ideia por trás do MEI, para quem quer trabalhar por conta própria e se livrar de complicações.
Porém, nem tudo são flores, né? Esse tipo de empresa acaba sendo limitado, já que somente é possível contratar 1 funcionário e limita a participação de profissões intelectuais, como advocacia ou publicidade. Além disso, o faturamento anual deve ficar em até R$ 81 mil.
Microempresa (ME)
Ótima opção para quem quer reunir sócios (dois ou mais) com mais opções de profissões e possibilidade de contratação. Isso sem falar que o total de faturamento anual pode ser para lá de maior, em até R$ 360 mil ao ano.
Empresa de Pequeno Porte (EPP)
Aqui o faturamento anual pode ficar entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões ao ano. Além disso, é possível contratar entre 9 e 19 funcionários com carteira assinada e com a participação de sócios.
É comum você ficar em dúvida quanto ao tipo de empresa escolher. Mas é para isso que um bom contador é fundamental na hora de abrir uma empresa. Isso porque ele poderá analisar qual o melhor tipo, considerando regime tributário e o seu próprio planejamento para a empresa.
Por isso, sentiu que precisou daquela mãozinha na hora de abrir a sua empresa? Então entre em contato com a ConsulFis! Nosso escritório conta com profissionais capacitados para te dar toda a consultoria que você precisa.
Quanto à natureza jurídica e as Atividades Econômicas (CNAEs)
Os próximos passos ainda dizem respeito à constituição da sua empresa. No caso da natureza jurídica, a informação que precisamos é justamente sobre os sócios e investimento inicial de sua empresa. Nesse caso, encontramos os três seguintes tipos de natureza:
- Empresário Individual (EI): Opção para quem pretende ter um negócio menorzinho, sem a possibilidade de sócios e com possibilidade de comprometer o patrimônio pessoal em ocasião de dívidas da empresa. É mais simples, mas limitado para muitas profissões (como médicos e psicólogos) e envolve muitos riscos, né?
- Sociedade Limitada Unipessoal (SLU): Quer abrir uma empresa sem sócio, mas sem comprometer os bens pessoais? Então essa é a melhor opção. Sem falar que não há exigência de capital mínimo!
- Sociedade Limitada (LTDA): Para quem quer abrir a empresa com dois sócios ou mais no modelo de formação de capital social. Cada sócio tem uma responsabilidade restrita e sem exigência de valor mínimo.
Mais uma vez a presença de um contador pode te orientar muito mais para essa etapa. Logo em seguida, você precisará escolher qual o ramo de atividade de sua empresa dentro da lista de Classificação Nacional de Atividades Econômicas do IBGE. É possível ter mais de uma CNAE, mas é bom pensar bem antes de escolher, pois a mudança pode envolver complicações.
Elaboração do Contrato Social
Chamamos de Contrato Social o documento que irá servir como a “Certidão de Nascimento” da sua empresa. Será lá que estarão as informações e dados dos seus sócios, endereços, tipo de empreendimento e afins. Ou seja, todas as informações que citamos acima, não é?
A elaboração desse documento exige muito cuidado, o que sem sombra de dúvidas exige a consultoria de um profissional da contabilidade. Essa documentação será exigida nas próximas etapas, então fique atento!
Documentação e Alvará
Reuniu todas as informações? Hora de começar a pensar na documentação exigida. Aqui você precisará consultar o site da Junta Comercial da Bahia, responsável pela abertura de empresas no estado. Lá você deverá solicitar a viabilidade, que é uma consulta para ver se o tipo de negócio pode ser aberto na região de sua escolha.
É também na JUCEB que você irá entrar com o registro de sua empresa para obter o tão sonhado CNPJ. No próprio site da instituição você encontra quais os documentos necessários para o passo e todo o procedimento é feito online.
Por fim, se a sua atividade envolver armazenamento de alimentos ou materiais sensíveis, descarga de mercadorias ou afins, então pode ser que você precise do alvará de funcionamento. Trata-se de uma autorização que você consegue com a Secretaria da Fazenda da Bahia, a SEFAZ.
Essa autorização vem após uma vistoria que garante que você está obedecendo todas as normas sanitárias da cidade. Depois disso, você está mais que preparado para colocar o seu negócio na rua e conseguir ganhar aquela renda extra.
Conclusão sobre como realizar a abertura de uma empresa em Lauro de Freitas
Os passos para a abertura de uma empresa podem soar um pouquinho complicado, né? Especialmente para quem não está familiarizado com essas instituições e as classificações. No entanto, não é nada complicado demais para que você pode resolver.
Porém, certamente a participação de um contador em todo o processo irá te ajudar muito para trabalhar em todos os passos. Assim, você diminui a chance de precisar refazer o processo várias vezes por conta de erros de documentação ou declarações.
Nesse sentido, você já sabe que pode contar com a ConsulFis, que hoje é referência em contabilidade no estado da Bahia. Nós contamos com uma equipe interdisciplinar, para todo o tipo de especialidade contábil. Para saber mais, não deixe de acessar o nosso site e entrar em contato conosco!
Comentários: