• Edif. Advanced Trade, Sala 601, Caminho das Árvores, Salvador-Bahia
  • (71) 3052-1011
  • contato@consulfis.com.br

Abrir uma startup: 3 passos importantes que você deve dominar

img

05

maio

Abrir uma startup: 3 passos importantes que você deve dominar

05/05/2022 Abrir Empresa, Gestão Empresarial

Conheça os 3 passos que você precisa dar quando se trata de abrir uma startup

3 passos que vão ajudar você a abrir sua startup com mais segurança e da maneira certa

Você precisa abrir uma startup, mas não sabe por onde começar?

Então, parabéns, está no lugar certo, o artigo que preparamos foi pensado em ajudar você nessa tarefa.

Nele, vamos entender, com mais detalhes, sobre o que, de fato, é uma startup e as dificuldades que gestores possuem relacionadas ao assunto. Trouxemos, também, 3 passos que vão ajudar você a começar o seu negócio com mais facilidade.

Sendo assim, continue com a gente até o final do nosso artigo, ótima leitura e bons negócios!

O que é uma startup?

Apesar de, burocraticamente falando, uma startup tenha que cumprir exigências como as demais empresas, como, por exemplo:

  • Formalizar-se junto ao Estado;
  • Pagar tributos;
  • Enviar declarações etc.

Ela possui muitas características que a diferenciam das demais.

Uma delas é se tratar de um negócio dito “escalável” e “repetível”, ou seja, que tem potencial para produzir uma grande quantidade de produtos ou de serviços, os quais serão facilmente absorvidos pela sociedade, o que contribui para a geração de renda, de empregos e para impacto social.

Outra característica presente em uma startup é a possibilidade de um crescimento rápido devido à importância do produto ou do serviço para resolver algum tipo de assunto.

Sendo assim, ao pensar em abrir uma startup, é importante que você tenha em mente a solução inovadora para um determinado problema, isso tudo em um cenário instável e dominado por incertezas.

Desafiador, concorda?

Sabendo isso, separamos alguns artigos que vão ajudar você a ter uma gestão mais eficiente do seu negócio, mesmo que ele ainda não tenha começado a operar:

Quais as principais dificuldades existentes na abertura desse negócio?

O primeiro grande obstáculo que você terá será justamente encontrar essa ideia que, por vezes, acaba trazendo algum tipo de “revolução” para o mercado.

Caso isso não aconteça, você estará abrindo uma empresa como todas as outras.

Outro ponto que causa desconforto em muitos empreendedores e que pode, inclusive, atrasar o início do negócio está em lidar com a burocracia.

Ainda, conseguir todos os registros do empreendimento e deixá-lo pronto para operar costumam ser outros grandes contratempos.

Abertura De Empresa Em Salvador Bahia - Contabilidade em Salvador - BA | ConsulFis

Também podemos incluir a obtenção de recursos para iniciar o negócio.

Conheça os 3 passos que vão ajudar você a começar sua startup da maneira certa

Sabendo disso, nas próximas linhas, traremos alguns passos que, ao serem tomados, vão ajudar você a lidar com esses infortúnios com mais tranquilidade.

Passo #1 – Conte com apoio especializado

Obter apoio de quem entende, ou seja, de um profissional especializado, ajudará você a entender melhor como direcionar suas ações para que você possa abrir uma startup com mais segurança e de maneira acertada.

Com o auxílio de um contador, fica muito mais fácil escolher o regime tributário ideal para o seu negócio, cumprir todas exigências para formalização do seu empreendimento e entender, com mais clareza, como suas decisões estão impactando os seus resultados.

Passo #2 – Faça o seu plano de negócio

Ao abrir uma startup, um passo fundamental que você precisa realizar é conhecer o mercado em que irá atuar, quem são seus fornecedores, concorrentes, a praça onde sua empresa irá se localizar e os produtos a serem fornecidos.

Também é importante levantar todos os gastos que serão necessários, principalmente nos primeiros meses do negócio, nos quais geralmente há pouca entrada de dinheiro.

Realizar um plano de negócios ajudará você nessa tarefa.

No vídeo abaixo, do Sebrae, você entenderá com mais detalhes como ele deverá ser feito:

Passo #3 – Providencie o registro da sua empresa

O último passo importante é lidar com a burocracia, bem como obter seus registros junto à:

  • Junta Comercial;
  • Receita Federal; 
  • Secretaria da Fazenda Estadual;
  • Prefeitura etc.

Tudo vai depender da área na qual você precisará atuar, por exemplo, prestadores de serviços precisam obter inscrição apenas no município, na Junta Comercial e na Receita, e não na Secretaria da Fazenda Estadual.

Consulfis: uma contabilidade especializada em startups que vai ajudar você a fazer escolhas certas ao abrir sua empresa

Como vimos em nossa conversa, abrir uma startup demanda entender o propósito desse tipo de empresas e as características específicas exigidas para que ela possa assim ser classificada.

Nesse sentido, seguir os passos que trouxemos, em nosso artigo, ajudará você a lidar com o contexto com mais segurança e a aumentar as chances das suas escolhas serem acertadas.

Dito isso, cabe lembrar que nós, da Consulfis, somos especialistas nesse segmento e vamos contribuir para que você possa abrir startup com mais praticidade, de maneira estratégica e alinhada com o que exige a legislação.

Clique no botão abaixo, converse com um de nossos profissionais e saiba, em detalhes, as vantagens de contar com o nosso suporte.

Quero ajuda para abrir uma startup com mais facilidade!

Classifique nosso post post

Comentários:

Categorias

Outras notícias

Tags

Compartilhe

Recomendado só para você
Entenda de uma vez como fazer um controle de agendamentos…
Cresta Posts Box by CP