• Edif. Advanced Trade, Sala 601, Caminho das Árvores, Salvador-Bahia
  • (71) 3052-1011
  • contato@consulfis.com.br

Assessoria contábil: Descubra qual a importância de se ter ao abrir um negócio

img

10

maio

Assessoria contábil: Descubra qual a importância de se ter ao abrir um negócio

10/05/2022 Abertura de Empresa em Salvador – BA, Artigos, Gestão de negócios, Gestão Empresarial

A assessoria contábil é responsável por prestar diversos serviços na área, que vão desde assegurar o cumprimento de obrigações fiscais, patrimoniais e trabalhistas, até auxiliar na administração financeira de um negócio e auxiliá-lo no crescimento, caso esse seja o objetivo da empresa.

Embora muitas pessoas não acreditem, até mesmo para os empresários que têm um vínculo com o MEI, é importante manter a assessoria contábil. Assim, os profissionais terão menos preocupações e melhor controle financeiro como resultado disso. Além de reduzir a possibilidade de erros, também ajuda a diminuir despesas desnecessariamente grandes para o negócio. Sendo assim, confira neste artigo mais sobre o que é assessoria contábil e qual a importância para o seu negócio. 

O que é assessoria contábil?

De forma geral, a assessoria contábil pode ser entendida como um serviço prestado a empresas ou profissionais, no intuito de ajudar nos cumprimentos tributários, fiscais e trabalhistas. Essa assistência é prestada por um profissional da área contábil capaz de dar novos rumos e identificar potenciais riscos. Uma das principais importâncias do serviço é garantir o sucesso e a continuidade de uma empresa de uma forma eficiente.

Além disso, a assessoria contábil também pode auxiliar no controle das movimentações financeiras. Isso garantirá que as decisões sejam tomadas com confiança e que os lucros sejam realizados acima de todos os custos. O serviço pode ser visto como uma detecção e análise de movimentos comerciais suspeitos. A contabilidade, portanto, pode ser vista como um registro do patrimônio de uma empresa ou de um profissional. Tudo é minuciosamente averiguado, desde o custo da matéria-prima até o produto final.

Entenda mais sobre como funciona os serviços da assessoria contábil

Desde pequenas empresas a grandes corporações, a assessoria contábil tem muito a oferecer. Quanto maior for o cuidado de uma corporação com seu setor financeiro, maior será o resultado, bem como a manutenção do sucesso da organização. Veja a seguir algumas das principais funções deste serviço.

1. Gestão financeira

Uma gestão financeira de qualidade não funciona apenas para manter a rentabilidade da empresa “no azul”. Com relatórios claros, é possível identificar problemas e tomar as melhores decisões, resultando em um crescimento claro e seguro para a empresa. É possível consultar esse serviço através de uma assessoria contábil qualificada.

Além destes profissionais terem uma vasta experiência na área, os custos serão, sem dúvida, inferiores ao custo de contratação de uma equipa de colaboradores para realizar esta tarefa. Como resultado, o processo de tomada de decisões ocorre de forma mais assertiva, resultando na expansão dos negócios.

2. Regularização 

Devido ao enorme crescimento da demanda, há a necessidade de formalizar o seu negócio. No entanto, o que se sabe no Brasil é que a maioria dos negócios não foi aberta adequadamente. Com isso, com a assessoria contábil será possível operar nesse aspecto e regularizar todos os processos, evitando problemas financeiros.

Além disso, existem formas de obter orientações sobre processos e declarações e os profissionais contábeis são capazes de cuidar de todas as tarefas necessárias, permitindo que o CNPJ funcione regularmente.

Abertura De Empresa Em Salvador Bahia - Contabilidade em Salvador - BA | ConsulFis

3. Certificados digitais

Com a modernização dos processos, a internet também se tornou o principal local de regulamentação. Um certificado digital, por exemplo, pode ser usado como assinatura digital. Ele tem autoridade para oficializar todas as operações da corporação. Além disso, também serve para fins legais, tornando obsoleta a maioria dos processos tradicionais.

O assessor contábil trabalha diretamente com essas certificações digitais. Eles são essenciais, visto que são usados ​​em muitos dos processos de uma organização. A contratação de um serviço é obrigatória, e deve ser feita de forma que não haja problemas de longo prazo. Dessa forma, a presença de um profissional na área na empresa é essencial.

4. Auditoria

Esta é uma tarefa delicada que necessita da participação de profissionais altamente qualificados para realizá-la. Isso porque durante a auditoria, são identificadas potenciais irregularidades na situação financeira, trabalhista e tributária da empresa. Além de prevenir problemas financeiros, esse monitoramento fornece informações cruciais para ajudar os empresários a organizar suas finanças de forma estratégica.

5. Folha de pagamento

Manter o pagamento dos colaboradores em dia é mais do que necessário para o bom funcionamento da empresa. Além de motivá-los, também evita processos trabalhistas. Por isso, as obrigações trabalhistas não devem ficar em esquecimento. Os problemas com funcionários serão evitados a todo custo se o RH da empresa for bem administrado. 

Além desses fatores, também é importante gerenciar corretamente a contratação e demissão de funcionários. O pagamento dos seus direitos, bem como a distribuição dos documentos de comprovação dos salários dos funcionários são fundamentais. Portanto, para manter tudo em ordem o suporte primário do RH será fornecido assessoria contábil. Por fim, são por esses motivos que esse serviço se tornou indispensável para a organização e obstrução de processos.

6. Documentos contábeis

A contabilidade corporativa requer uma série de documentos relacionados ao trabalho, como balanços, DREs e resultados financeiros, sendo estes só alguns dos outros vários necessários. Portanto, manter todos esses documentos nas mãos de profissionais que entendem do assunto é importante para otimizar o processo, tempo e valores a investir. Isso sem contar na redução da probabilidade de ocorrer riscos processuais. Este é apenas um dos serviços que uma empresa de avaliação confiável e confiável pode fornecer.

Qual a importância da assessoria contábil para o negócio?

Depois de analisar todos os serviços prestados pelo centro de avaliação, fica mais fácil perceber por que é tão vital a assessoria contábil para a empresa. Afinal, ter profissionais qualificados na área para ajudá-lo garantirá que seus negócios funcionem sem problemas em todos os momentos. Também é crucial evitar problemas financeiros ou legais para manter a empresa no caminho certo.

Além disso, outro papel vital desempenhado pelo assessor contábil foi durante a pandemia. Com a constante atualização da legislação pelo Governo Federal, é necessário entender como gerenciar essas mudanças. Assim, os profissionais têm a responsabilidade primordial de assessorar os empreendedores sobre como adaptar e atualizar constantemente sua papelada. Sendo esse processo importante para manter tudo em conformidade e garantir o controle financeiro.

Certamente, essas são tarefas que o empreendedor não pode realizar sozinho. Afinal, são inúmeras as questões que abordamos no dia a dia de um empreendedor. 

Se você gostou desse conteúdo e quer ter acesso a muito mais é só conferir o site da ConsulFis e ficar por dentro de tudo o que acontece nessa área. 

Classifique nosso post post

Comentários:

Categorias

Outras notícias

Tags

Compartilhe

Recomendado só para você
Conheça os 3 passos que você precisa dar quando se…
Cresta Posts Box by CP