Contabilidade em Salvador – BA | ConsulFis

Ativo imobilizado: conheça os procedimentos para venda de caminhão da frota

Ativo Imobilizado Os Procedimentos Para Venda De Caminhao Da Frota Post (1) - Contabilidade em Salvador - BA | ConsulFis

Entenda como funciona o ativo imobilizado e não tenha problemas com esse aspecto em sua transportadora!

Quer saber como funciona a venda de um caminhão da frota ativo imobilizado?

É exatamente o que você vai descobrir neste artigo, sobre esta questão frequente no campo de contabilidade e que diz respeito aos bens de uma transportadora.

Sendo assim, é hora de entender tudo sobre a venda de caminhão da frota ativo imobilizado.

O que um ativo imobilizado?

O ativo imobilizado pertence à empresa e é usado para gerar receita, enquanto o estoque é um ativo atual, pois, é razoável esperar que ele possa ser convertido em dinheiro dentro de um ano útil.


Do ponto de vista contábil, o ativo imobilizado representa a propriedade que a empresa possui. 

Dessa forma, o ativo imobilizado faz parte do total de ativos de uma empresa, que são todos os recursos de propriedade que a mesma possui, como dinheiro, contas a receber, estoque, investimentos, terrenos, edifícios e equipamentos. É importante saber o que compõe seus ativos imobilizados e, particularmente, entender o que representa seu inventário consumível, pois, acaba perdendo valor de acordo conforme mais tempo é mantido.Por fim, existem alguns critérios para ser um ativo imobilizado, confira eles a seguir:

Quais são os tipos de ativo imobilizado?

Saiba que um ativo imobilizado é dividido em classes.

E bem, o plano de contas referencial da Receita Federal apresenta alguns exemplos de classes, que configuram os tipos de ativo imobilizado:

 

O que é a depreciação de um ativo imobilizado?

A depreciação é um processo de alocação pelo qual o custo histórico acumulado de um item imobilizado é distribuído e debitado ao longo de sua vida útil estimada. 

A seguir, vamos apresentar uma descrição dos termos relevantes para o cálculo da depreciação:

Ativo imobilizado: como fica a venda de caminhão da frota?

A venda de ativo imobilizado é registrada em contas em que o valor de compra da contribuição ou produção foi registrado, se o ativo foi produzido internamente na empresa. 

Posto isso, para entender como fica a venda de caminhão da frota?

Bem, para entender isso, você precisa estar atento às instituições estaduais e federais. 

Assim, confira abaixo como ficam os procedimentos tributários.

Procedimentos estaduais

Neste momento, não terá a tributação de ICMS nas vendas de bens do ativo imobilizado e o contribuinte terá que gerar a nota fiscal, veja abaixo como fica:

Procedimentos federais

Você pode cuidar dos procedimentos federais no momento em que inserem na venda de caminhão da frota o ativo imobilizado.

Veja abaixo quais são esses procedimentos federais.

Simples Nacional

Bem, a tributação do rendimento acabará por ser estabelecida através de uma incidência sobre a diferença entre o valor da venda (no caso, a venda de caminhão da frota) e o custo de aquisição deduzida da depreciação, amortização ou mesmo exaustão acumulada.

Outra coisa, mesmo que uma microempresa ou uma empresa de pequeno porte não sejam capazes de preservar a escrituração contábil dessas projeções para tributação.

Logo, caso uma pessoa jurídica escolha pelo regime tributário do Simples Nacional, que não for capaz de fazer a escrituração contábil, haverá uma forma de validar de acordo com a documentação competente.

Vale dizer que terá uma alíquota de 15% da Simples Nacional, sendo que isso é calculado sobre o ganho de rendimento, tendo que ser pago até o último dia útil do mês posterior a percepção dos rendimentos.

Lucro Presumido

Saiba que empresas que escolhem pelo Lucro Presumido tem a incidência de tributação caso surja a apuração de ganho de capital, pois, isso está de acordo com a diferença positiva entre o custo de aquisição do bem (no caso, a venda de caminhão da frota).

Feito isso, existirá a redução dos tributos de depreciação, amortização ou exaustão acumulada, mesmo que a empresa de transporte não possua uma escrituração contábil.

Outra coisa veja alguns dos tributos incidentes do Lucro Presumido são:

Lucro Real

Saiba que, no Lucro Real, o rendimento de capital ou ganho de capital vai ser reconhecido por meio da apuração do lucro líquido da época.

Logo, não existindo rendimento no período, acabará por não ocorrer tributações.

No entanto, caso seja apurado o lucro no período, como resultado terá a tributação de IRPJ e CSLL.

Sendo assim, esta tributação e outras já citadas acabam por entrar na venda de caminhão da frota.

E aí, gostou de saber sobre a venda de caminhão da frota? Já tinha visto algum dos pontos trabalhados? 

Tem alguma dúvida? 

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

5/5 - (2 votes)
Sair da versão mobile