• Edif. Advanced Trade, Sala 601, Caminho das Árvores, Salvador-Bahia
  • (71) 3052-1011
  • contato@consulfis.com.br

Como abrir uma Transportadora em Salvador

img

04

maio

Como abrir uma Transportadora em Salvador

04/05/2020 Contabilidade para Transportadora

Transportadora: tudo o que você precisa saber para abrir este tipo de empresa

A imagem demonstra duas rodovias e caminhões transportando mercadorias
O setor de transporte é um dos mais importantes do país e movimenta a economia.

Nos últimos anos, com a crise econômica, os diversos setores encolheram e mudaram, mas o desenvolvimento de novas tecnologias, principalmente a internet, também influenciou a evolução do mercado.

Aqueles que desejam iniciar seu próprio negócio e ter uma oportunidade de emprego podem abrir uma empresa de transporte.

De fato, graças ao comércio eletrônico, os volumes de mercadorias transportadas e, consequentemente, também os espaços para novos negócios no mercado aumentaram.
Obviamente, como acontece com todo tipo de empresa, é necessário estudar o território em que atua bem, fazer uma avaliação dos clientes e concorrentes em potencial.

Embora não haja escassez de mercadorias para movimentação, existem muitos concorrentes e, portanto, a elaboração de um plano de negócios ajuda a identificar a área, o alvo dos clientes e os serviços mais sensíveis à demanda do mercado.
Esses são os trunfos e preparar um plano de ação com informações reunidas para definir bem os objetivos é o passo essencial para começar com o pé direito.

Nesta tarefa, a contabilidade para transportadora pode ajudar, que disponibiliza sua experiência para apoiar o empreendedor na elaboração do plano de negócios.

O especialista, naturalmente, aconselha sobre como lidar com os vários aspectos e, acima de tudo, permite que você se lembre de todos os detalhes a serem analisados.
O profissional também desempenha papel fundamental na realização das práticas burocráticas exigidas por lei.

Existem vários requisitos para prestar atenção e, nesse caso, o contador continua preenchendo os formulários e enviando-os aos escritórios competentes, liberando assim o proprietário da empresa da tarefa.

Dito tudo isso, acompanha agora este artigo.

A ConsulFis é uma contabilidade especializada em transportadora! Clique aqui e saiba mais.

Requisitos e burocracia para abrir uma transportadora

A tecnologia é aliada da contabilidade para transportadora.

Sem dúvida, quem trabalha nessa área deve ter conhecimento do setor para poder atuar de maneira eficaz e oferecer aos clientes soluções vantajosas.

Seja iniciando um negócio de um determinado tamanho ou começando a operar com um único veículo pesado dirigido pelo proprietário da empresa, é importante cumprir os requisitos das normas.

Se o veículo usado tiver um peso superior a 1,5 toneladas, documentação adicional deverá ser produzida para obter autorização para operar no transporte de mercadorias.
Deve ser apresentado um título que ateste a força financeira e a aptidão física e psíquica do motorista para enfrentar condições de trabalho particularmente difíceis.

De fato, muitos sacrifícios são necessários em termos de tempo e, portanto, concentração. Este aspecto diz respeito à segurança viária, destinada a proteger o próprio motorista.

Você deve entrar em contato com o município em que reside para ter um ato capaz de atestar o profissionalismo da empresa.
Obviamente, a autoridade local deve confiar em determinadas informações e, por esse motivo, é necessário participar de um curso especial.

Como alternativa, uma prova em papel pode ser entregue aos escritórios municipais atestando uma experiência de trabalho anterior de pelo menos cinco anos.

Este é um requisito indispensável para poder praticar a profissão.
Obviamente, essas obrigações são adicionais às da burocracia normal das empresas. Para abrir uma empresa de transporte, você terá que ter o CNPJ e solicitar à Receita Federal e depois registrar a atividade comercial no Registro Comercial na Junta

Você deve ter uma permissão para dirigir conforme exigido pelo Código da Estrada.
Além disso, se você decidir transportar pessoas, deverá ter uma autorização regular em nome do fundador da empresa.

Por conseguinte, deve ser realizado um exame para comprovar o conhecimento das regras em matéria de transporte público e direito comercial, tributário e civil que regulamenta, entre outras coisas, as relações entre empresas de transporte e clientes. Após a conclusão dos procedimentos burocráticos, você pode se dedicar à realização do trabalho real.

Os serviços de uma transportadora

A contabilidade especializada em transportadora pode ajudar na gestão.

Um dos aspectos que devem ser esclarecidos desde o primeiro momento, ao decidir compilar o plano de negócios, é o tipo de empresa.

Esta não é a fórmula corporativa que é estabelecida posteriormente, aproveitando os conselhos do contador, mas o tamanho e os objetivos a serem alcançados.

De fato, é possível operar como proprietários e, portanto, oferecer às empresas o transporte simples de mercadorias.
Deve-se considerar que, assim que o caminhão estiver cheio, não haverá outro espaço disponível até você descarregá-lo no seu destino e você corre o risco de viajar com o corpo vazio no caminho de volta. Portanto, se você optar por uma empresa com vários meios, terá a oportunidade de atender mais empresas e transportar mais mercadorias.

Especialmente com uma atividade de logística, você tem mais oportunidades para fazer com que veículos cheios viajem tanto nas viagens de ida quanto nas de retorno.
Os fatores que influenciam a tendência são muitos e diferentes, mas, obviamente, dependendo do orçamento disponível e dos contatos mantidos, a empresa também pode ser estruturada gradualmente.

Melhor não começar com uma empresa muito grande, para não assumir compromissos muito caros que não se refletem nos resultados.

De qualquer forma, se você decidir abrir uma empresa de transporte, precisará se concentrar nos serviços.
Quem possui uma grande frota e um galpão pode oferecer o armazenamento de mercadorias, o manuseio de procedimentos alfandegários para importação e exportação, bem como contratos personalizados para apoiar as empresas de forma contínua e para as mais variadas necessidades.

Com base nos resultados da pesquisa de mercado, é possível se especializar na gestão de bens especiais. Ou seja, alimentos, medicamentos e produtos químicos.
Para isso, você precisa de caminhões com geladeiras e células refrigeradas no armazém ou veículos equipados com dispositivos específicos.

São atividades exigentes, mas podem ser mais lucrativas e os nichos de mercado são conquistados com poucas operadoras e diferentes empresas interessadas em utilizar esses serviços.

Obviamente, oferecer embalagens e materiais de embalagem é outra opção muito apreciada pelos clientes.

Marketing de uma transportadora

Como em todas as empresas, mesmo para abrir uma empresa de transporte, você precisa pensar em uma campanha promocional para se tornar conhecido.

Se, por um lado, contatos diretos e contagem de boca em boca, para atingir um grande público de clientes em potencial, vários canais devem ser usados.

Os tradicionais, como rádio, televisão e jornais, não devem ser esquecidos, mas a internet também é muito importante. De fato, ainda hoje o comércio B2B ocorre online.
O uso de redes sociais e um site onde os serviços são descritos e informações úteis são fornecidas é um sinal de confiabilidade.

Afinal, conquistar aqueles que lidam com o comércio e, portanto, o transporte de objetos de vários tipos é crucial para o sucesso da empresa.

Se você não possui fortes habilidades comerciais e de marketing, deve contar com especialistas para poder calibrar a mensagem de acordo com a meta a ser atingida.
Não se deve esquecer que, se você tem vários meios e um galpão, é preciso pessoal. Motoristas profissionais e trabalhadores de armazém devem ser contratados, bem como funcionários para gerenciar a logística e a parte comercial.

Precisamos de colaboradores porque não podemos cuidar de tudo sozinhos. Melhor coordenar a equipe e talvez trabalhar no relacionamento com os clientes.

Funcionários de uma transportadora

De fato, conforme exigido por lei, é essencial abrir uma posição de seguro para o proprietário e os funcionários e, ao mesmo tempo, ordenar o pagamento de contribuições para a previdência social.

A equipe deve ter o tamanho ideal para o número de caminhões e o tamanho da empresa, porque a velocidade no gerenciamento das mercadorias e sua entrega se torna extremamente importante para satisfazer os clientes.

Se a intenção é ter um galpão e vários caminhões usados ​​para o transporte de mercadorias, fica claro que apenas uma pessoa não consegue pensar em tudo, mas a equipe deve ser contratada. Motoristas e trabalhadores de armazém devem ser contratados e, claro, aqueles que lidam com logística.
Também neste caso, é necessário regularizar as posições de seus colaboradores.
 
Iniciando uma transportadora: o que é preciso para ter sucesso?

Veja os itens que fazem uma transportadora ter sucesso:

  • Habilidades relacionais e capacidade de interagir com os clientes
  • Determinação e paixão pelo trabalho
  • Excelente resistência ao estresse
  • Precisão e confiabilidade
  • Profissionalismo máximo
  • Altas habilidades organizacionais, tanto em termos de tempo quanto do próprio trabalho.
  • Em resumo, iniciar um negócio desse tipo requer muito esforço, tanto do ponto de vista financeiro (que não é exatamente baixo), mas também como um trabalho em si, porque é necessário ser muito preciso, pontual e é necessária uma alta concentração.

Então, aprendeu como abrir uma transportadora?

A ConsulFis é especialista em abertura de empresas! Clique aqui e saiba mais.

Classifique nosso post post

Comentários:

Categorias

Outras notícias

Tags

Compartilhe

Recomendado só para você
O passo a passo para abrir uma empresa em Salvador…
Cresta Posts Box by CP