• Alameda Salvador, 1057, Caminho das Árvores, Salvador - Bahia

Como abrir um CNPJ em São Paulo? Veja agora!

img

12

maio

Como abrir um CNPJ em São Paulo? Veja agora!

12/05/2023 Abertura de Empresa em São Paulo, Artigos, CNPJ, São Paulo

Quando falamos em empreendedorismo estamos nos referindo a uma arte, a ciência de empreender. Logo, encontrar soluções, formar projetos e ir atrás de oportunidades já é uma forma de praticar essa arte. No universo empresarial, empreender se relaciona bastante com a criação de empresas e produtos e se você almeja abrir um CNPJ é importante que se atente ao local que seu estabelecimento ficará.

Claro que é super possível abrir uma empresa em qualquer lugar que você estiver, porém, existem algumas cidades que, caso tenha a oportunidade, pode trazer grandes benefícios mais rápidos nesse processo, como o crescimento e reconhecimento acelerado da sua marca, por exemplo.

Desse modo, uma das cidades mais conhecidas por ser um dos maiores centros empresariais é São Paulo. Ela é o maior centro financeiro do país, além de também ser a região mais rica. Consequentemente, conquistou o título de melhor localidade para começar um negócio no Brasil, conforme o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE).

Assim, é possível afirmar que essa cidade foi uma das que mais avançou em comparação as demais no processo de formalização de empresas de forma mais rápida e em maior quantidade, possibilitando também que todas as etapas burocráticas possam ser efetuadas de forma online.

Atualmente é possível abrir um CNPJ 100% pela internet, o que acaba poupando muito tempo, além de possibilitar uma economia com deslocamento e evita o acumulo de papeladas. Visto isso, elaboramos esse artigo com o fito de mostrar como abrir um CNPJ na cidade de São Paulo de forma prática e rápida. Confira a seguir.

O que é CNPJ?

Em primeira instância, antes de começarmos a falar sobre o processo de abrir um CNPJ na cidade de São Paulo, primeiramente é preciso entender o que significa essa sigla.  Afinal, saber sobre essa sigla é fundamental para todas as pessoas que almejam abrir uma empresa e formalizar o seu negócio no mercado de trabalho.

Assim, se você tem planos para começar a empreender, o primeiro passo é ter conhecimento sobre esse registro. Desse modo, o CNPJ ou Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas é o número emitido pela Receita Federal no momento em que uma empresa é aberta.

Logo, ele tem a função de identificar o negócio visto que, existem vários que trabalham com a mesmo produto ou em uma mesma área como loja de eletrônicos, por exemplo. Essa identificação é efetuada através da emissão de notas fiscais ou pagamento de impostos.

Em suma, para ser possível manter uma organização na gestão financeira e publica sobre a atuação e feitos do setor privado de vários estabelecimentos por todo o país, é necessário que se tenha conhecimento sobre a existência de cada uma delas.

Além disso, também é preciso saber todos os dados fundamentais como qual o tipo de produto comercializado, o tipo de negócio e principalmente, quem são as pessoas responsáveis por aquela empresa no intuito de tentar evitar demais problemas futuros.

Logo, o CNPJ é de suma importância, por possibilitar o armazenamento de informações cadastrais das pessoas jurídicas de interesse das administrações tributárias.

Abertura De Empresa Em Salvador Bahia - Contabilidade em Salvador - BA | ConsulFis

Por que abrir uma empresa em São Paulo?

Após o esclarecimento acima, fica o questionamento: por que a cidade de São Paulo é o melhor lugar para abrir um negócio? Como já mencionado, essa é uma grande megalópole brasileira que conta com um PIB (Produto Interno Bruto) de simplesmente R$699,3 bilhões, esse valor equivale a cerca de 10% do PIB nacional ou a soma do PIB de 4305 cidades do país, segundo dados da Casa Civil.

Somado a isso, uma das principais atribuições da cidade é o fato de ser uma grande concentração da economia do setor de serviços, correspondendo a cerca de 88% de todo o dinheiro produzido no município, conforme pesquisas do IBGE.

Ademais, São Paulo ainda mantém a posição de primeiro lugar no ranking de cidades que mais empreendem, segundo dados publicados pela Endeavor, contando com uma nota geral de 8,49. Assim, após todos esses dados é possível imaginar o porquê essa é, sem dúvidas, a melhor cidade do Brasil para abrir o seu negócio.

Afinal, ela abre um leque de oportunidades para todos os tipos de negócios possíveis, contando com uma grande concentração empresarial, oferecendo uma maior infraestrutura, rede de apoio e várias referências para os empreendedores iniciantes. Além de ser uma das cidades mais populosas do país, e deter de uma alta circulação de capital como nenhuma outra.

Como abrir uma empresa em São Paulo?

Finalmente chegamos a parte mais prática desse artigo, como fazer para de fato abrir um CNPJ em São Paulo. Para começar, é importante saber que se você é um empreendedor iniciante é preciso ter uma noção básica sobre contabilidade e gestão de recursos.

Dito isso, é preciso afirmar que uma das maiores vantagens em abrir uma empresa nessa cidade é a possibilidade de fazer esse processo de forma muito mais prática e rápida.

Há alguns anos esse processo de abertura levava em média 100 dias até de fato o negócio ser formalizado, além dos empreendedores, precisarem passar por uma série de processos burocráticos e demorados.

Todavia, atualmente é possível passar por todas essas etapas de forma online. Visando diminuir o prazo de espera e trazer mais praticidade para a vida dos empreendedores, a Prefeitura de São Paulo criou o Empreenda Fácil no ano de 2017. Esse projeto consiste em um portal responsável por fazer a integração entre a Via Rápida da Empresa (REDESIM) da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e a prefeitura.

Desde junho de 2020 esse portal vem ganhando novos recursos que facilitam o oferecimento de todo o suporte que as empresas precisam desde a sua abertura até o fechamento, quando necessário. Assim, entre os procedimentos que o Empreenda Fácil consegue dar assistência estão: abertura, alteração, regularização, licenciamento e baixa.

Logo, é possível resolver todo esse processo até a efetivação da formalização do negócio de forma online sem precisar lidar com estresses burocráticos ou amontoados de documentos. Visto isso, confira o resumo do passo a passo para abrir o seu CNPJ através do portal:

  1. Faça a solicitação da análise da viabilidade no Empreenda Fácil
  2. Preencha o coletor nacional
  3. Realize o registro no órgão correspondente (OAB, Junta comercial ou Cartório)
  4. Desbloqueie o cadastro no CCM (Cadastro de Contribuintes Mobiliários)

Chegamos ao fim do nosso artigo e esperamos que todas as informações tenham ficado claras para você. Para saber mais sobre o mundo empresarial e contabilidade não deixe de acessar Consulfis.

Classifique nosso post post

Comentários:

Categorias

Outras notícias

Tags

Compartilhe

Icone whatsapp
Recomendado só para você
O objeto social de uma empresa é basicamente uma forma…
Cresta Posts Box by CP