Salvador é uma cidade com uma gastronomia diversa e bastante conhecida em todo Brasil. Se você pretende abrir um restaurante na cidade, que conquiste muitos clientes oferecendo um serviço de excelência, confira as dicas que separamos ao longo do texto!
Vale lembrar que abrir e administrar um restaurante é um trabalho extenso, que envolve o preparo do local, decoração, gestão de pessoas, aquisição de insumos, e muitos outros pontos fundamentais.
Além do investimento, você deve contar com cálculo de riscos, marketing e seguro contra acidentes. Leia mais abaixo!
Passo a passo para montar um restaurante em Salvador
Como falamos inicialmente, para conquistar sucesso com um restaurante em Salvador é preciso pensar em diversas questões, das mais simples até as mais complexas.
Um restaurante além de um ponto de refeições, também é um local de interação social e comemorações, devendo ser aconchegante e acolhedor para os clientes.
A limpeza e a organização são outros pontos essenciais para fazer tudo funcionar. A comida de um local pode ser excelente, porém se o restaurante se mostra mal organizado ou sem cuidados com a higiene de pratos, funcionários e alimentos, é possível que ele enfrente um sério problema de clientela. Confira todos os passos importantes abaixo:
Defina o tipo de restaurante
Você já deve ter percebido a quantidade extensa de tipos de restaurantes que existem no Brasil. No mundo todo, cada país possui a sua culinária, além de variações dela, como é o caso do Brasil, onde a culinária do Norte é diferente da culinária da região Sul, por exemplo.
Portanto, antes de definir o tipo de restaurante, é preciso refletir, e responder algumas perguntas básicas:
- Eu pretendo abrir um nicho diferente ou seguir com o que o público já conhece (como por exemplo culinária japonesa ou pizzas)?
- O restaurante vai ser do tipo la carte ou self-service?
- Qual será o nível de complexidade do cardápio?
- Será um restaurante para qual classe social?
Responder essas perguntas básicas vai ajudar a delimitar o tipo de restaurante que você pretende abrir. Por exemplo, se você pretende abrir um restaurante de comida típica da Rússia em Salvador, provavelmente vai enfrentar uma dificuldade na captação de clientes.
Construa um plano de negócio
Independentemente do tipo de empresa a ser aberta, é preciso realizar um plano de negócios para alinhar e delimitar todas as atividades que devem ser realizadas na construção de uma empresa.
O plano de negócios envolve cálculo de investimentos, objetivo central, quantidade de profissionais necessários, cálculo de espaço físico e muitas outras questões.
Se tratando de um restaurante, o plano de negócios deve envolver:
- O tipo de restaurante determinado;
- Qual tipo de público serão os clientes;
- Construção do cardápio;
- Quais equipamentos serão necessários para a execução desse cardápio;
- Qual é a estimativa de pratos vendidos por dia;
- Quais produtos serão necessários para a execução do cardápio;
- Qual a estimativa de investimento necessário para tudo funcionar.
Essas são só algumas perguntas que devem constar no plano de negócio de um restaurante.
Calcule o espaço físico
Um restaurante se divide em salão e cozinha. Portanto, é necessário calcular qual será o tamanho ideal para o salão e para a cozinha.
Essas duas partes devem estar em harmonia, pois, um salão grande, capaz de receber muitos clientes, e uma cozinha pequena com uma baixa capacidade de produzir pratos, pode ser um sério problema.
Além disso, o cálculo do espaço deve levar em consideração a quantidade de mesas, cadeiras e equipamentos disponíveis. Um salão ou cozinha vazia, mal utilizada e mal otimizada, pode representar gastos desnecessários.
Qual será a localização do restaurante
Se você acha que qualquer bairro de Salvador pode receber qualquer tipo de restaurante, está se enganando com isso! Um exemplo é o bairro da Pituba, famoso por ter uma população mais velha, o bairro possui inúmeras farmácias e clínicas, com um baixo movimento em restaurantes.
No entanto, regiões mais movimentadas como o Imbuí, se dá muito bem com bares e restaurantes que servem a chamada “comida de boteco”.
Portanto, avalia bem os locais e bairros de Salvador, os tipos de restaurantes que existem em cada região e qual é o perfil de moradores no entorno.
Tenha um gerenciamento financeiro
Ter um restaurante, mas sem realizar um bom gerenciamento financeiro, seu negócio tende ao fracasso! O controle financeiro de despesas, custos de insumos, mão de obra, energia, água, aluguel, etc., é essencial para não ter um descontrole financeiro e baixa lucratividade.
O ideal é contratar um contratar um escritório de contabilidade, como a Consulfis, que realiza a contabilidade consultiva em Salvador em diversos estabelecimentos e setores, sendo responsável por aumentar a margem de lucros, diminuir os custos e auxiliar na abertura de novas empresas.
Para conhecer mais e ter a Consulfis em seu negócio, basta enviar uma mensagem para o do WhatsApp no número +55 71 3052-1011 ou por meio do Instagram no perfil @Consulfis.
Terá delivery?
O delivery é uma tendência mundial. Impulsionado após a pandemia, o setor de entregas de comida a domicílio é um dos que mais cresce em todos os países.
Para expandir seu público e conseguir com que sua comida chegue a pessoas distantes, é louvável incluir delivery em seu restaurante.
Nesse caso existem duas formas de realizar a entrega: por frota própria ou através dos aplicativos de delivery. Na frota própria, você é responsável pelos motoboys e pela entrega. Ambas as formas possuem benefícios e malefícios para cada empresa.
Defina o horário e os dias de funcionamento
Após definir o tipo de cardápio e público de seu restaurante, você consegue definir quais os horários e dia de funcionamento.
Alguns restaurantes não funcionam na segunda-feira devido ao baixo movimento, optando por funcionar por mais tempo nos finais de semana. Enquanto outros devido à alta rotatividade optam por funcionar de forma ininterrupta (como as redes de fast-food).
Outro ponto é o seu cardápio deve fazer ligação com o horário de funcionamento. Por exemplo, se em seu cardápio possui itens do café da manhã, como torradas, ovo mexido, café, etc., ele deve obrigatoriamente funcionar no período da manhã.
O horário que os concorrentes funcionam também é bastante importante, visto que se vocês funcionarem sempre no mesmo horário durante os mesmos dias, estarão sempre disputando os clientes.
Curtiu esse conteúdo? Visite nosso blog para ler mais dicas sobre a abertura de empresas e gerenciamento financeiro!
Comentários: