• Edif. Advanced Trade, Sala 601, Caminho das Árvores, Salvador-Bahia
  • (71) 3052-1011
  • contato@consulfis.com.br

Como funciona a Contabilidade para Construtoras?

img

16

out

Como funciona a Contabilidade para Construtoras?

16/10/2020 Contabilidade para Construtoras

Contabilidade Para Construtora - Contabilidade em Salvador - BA | ConsulFis

A contabilidade para construtoras é parecida com a contabilidade das outras empresas, mas também tem algumas particularidades, como a diferença nos custos e apropriação das receitas.

Um profissional especializado na atuação de construtoras, empresas de construção civil ou empreiteiras trará mais agilidade e ajudará na tomada de decisões e também nas rotinas contábeis da sua empresa.

Se você tem uma construtora e quer de saber mais sobre como proceder com a contabilidade dela, então continue lendo este artigo que vamos ajudar você.

No que uma contabilidade para construtoras pode ajudar na sua empresa?

Um profissional especializado na prestação de serviços de contabilidade para construtoras é essencial para a economia tributária da sua empresa, além de ter o cuidado para que todas as obrigações e tributos sejam feitos de maneira correta, dentro do prazo.

Ele, como especialista nessa área, deve ter o conhecimento necessário sobre a área de atuação da construtora, sendo competente e eficaz na sua atuação.

Com uma contabilidade para construtoras, você pode ter os seguintes benefícios:

  • Redução dos tributos trabalhistas sobre a folha de pagamento, de maneira correta;
  • Retenção de Impostos sobre as Notas Fiscais, devido ao município da prestação de serviço;
  • Apoio na parte trabalhista e de segurança do trabalho;
  • Ajuda na criação de um planejamento tributário adequado;
  • Redução da carga tributária em quantias significativas;
  • Estar com a parte de lançamento fiscal e contábil em dia;
  • Obrigações entregues no prazo;
  • Impostos gerados para pagamento na data correta;
  • Trazer, através de perspectivas diferentes, decisões mais assertivas para o cliente, através dos demonstrativos e dos dados da sua empresa.

O contador tem o dever de manter o cliente informado e devidamente atualizado sobre as questões da sua construtora, funcionando como um consultor. 

Ele também precisa sempre estar atento à legislação para verificar as suas mudanças.

Qual o regime tributário mais adequado para construtoras?

Regime Tributario Para Construtora - Contabilidade em Salvador - BA | ConsulFis

Uma margem de lucro adequada deve ser critério para escolha do melhor regime tributário, bem como a definição da sociedade e o que está sendo planejado para o negócio.

A melhor opção para construtoras, devido ao tamanho da empresa e a vários empreendimentos, é o Lucro Real ou Lucro Presumido, levando em consideração que, no primeiro, a carga tributária vai depender dos custos de construção e, no segundo, a carga tributária do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro líquido é sempre a mesma.

Uma contabilidade para construtoras poderá auxiliar você na escolha do melhor regime, analisando a lucratividade da sua empresa, com base em projeções financeiras e no fluxo de caixa, que oferecem melhores condições para a definição do regime tributário.

A diferença entre o Lucro Presumido e o Lucro Real está na forma de apuração da base de cálculo, porque, em ambos os regimes, a alíquota do Imposto de Renda é a mesma

Lucro Presumido para Construtoras

O Lucro Presumido trabalha com a estimativa de lucro, estimando a base de cálculo de acordo com um percentual de presunção, com alíquotas para o Imposto de Renda e para o CSLL, determinado assim a base de cálculo dos tributos. 

A empresa deve pagar os impostos, mesmo que tenha prejuízo. 

Veja mais sobre o Lucro Presumido aqui.

Lucro real para Construtoras

Já no Lucro Real, o cálculo é feito com base no lucro contábil apresentado, após os ajustes de adições e exclusões permitidas por lei. A empresa só faz o recolhimento dos impostos quando apresenta lucro, porque, se houve prejuízo, não precisa fazer o recolhimento de nenhum imposto.

Veja mais sobre o Lucro Real aqui. 

Simples Nacional é uma boa opção para sua construtora?

Você deve estar se perguntando se não pode optar pelo Simples Nacional, que tem taxas de impostos mais reduzidas…

É que, devido ao tamanho do empreendimento e do crescimento constante, a melhor opção seria o Lucro Presumido ou o Lucro Real, porque se você optar pelo Simples Nacional, corre o risco de ultrapassar o limite rápido demais e ter que ir para um desses dois regimes depois.

Por causa da sua legislação, uma contabilidade para construtoras poderá ajudar você na melhor maneira possível quanto ao regime tributário.

Que tal conhecer algumas dicas para escolher um bom profissional contábil para a sua construtora?

Lucro Presumido Construtora - Contabilidade em Salvador - BA | ConsulFis

Diante da complexidade da legislação e das burocracias relacionadas às rotinas contábeis, você pode perceber o quanto um contador especializado na área de construção é fundamental.

Para que você possa escolher o profissional a altura de tudo que você precisa para a sua empresa, separamos algumas dicas a seguir:

  • Verifique a organização –  Observe se o contador é organizado e se está passando isso para a sua empresa. 
  • Responsabilidade e Ética – Ter esses dois conceitos é essencial para a função de um contador. É preciso que ele saiba manter sigilo, ter competência, honra e, sobretudo, segurança para proporcionar informações de forma confiável. É essencial que a conduta pessoal do profissional seja idônea em qualquer situação;
  • Boa comunicação – O profissional contábil deve saber se comunicar bem com os seus clientes, para transmitir mais segurança e veracidade nas suas informações;
  • Se manter sempre atualizado – O profissional contábil sempre deve estar por dentro das leis e normas referente a sua empresa. 
  • Fazer as coisas corretas – Esse profissional deve sempre fazer o que for certo, tanto quanto a qualquer situação que ocorrer no seu escritório, como em relação ao recolhimento de impostos e declarações;
  • Saber separar o profissional do pessoal – O contador deve saber separar a sua vida profissional da sua vida pessoal, para que isso não afete os seus clientes e funcionários. E não fazer brincadeiras que podem afetar alguns deles.
  • Ter respeito – Ele deve sempre ter respeito com os seus clientes e funcionários, deixando o ambiente o mais agradável possível. Nunca expor nenhum deles a nenhuma situação complicada ou injusta e nem descontar a culpa das coisas em cima de um dos dois.
  • Cobrar valores justos – Verifique os valores que eles cobram pelos serviços prestados, se não está muito caro ou muito barato, afinal o barato também pode sair caro. É melhor prestar atenção nos valores cobrados.

Antes de contratar uma contabilidade para construtoras, você deve verificar essas características no profissional que cuidará da sua empresa, para evitar problemas futuros. 

Procure pesquisar com calma e opte pela contabilidade que você tem certeza que será a  melhor para a sua empresa.

Gostou do post? Que tal compartilhar nas suas redes sociais para que outras pessoas saibam como funciona a contabilidade para construtoras?

[Compartilhar no Facebook]

5/5 - (2 votes)

Comentários:

Categorias

Outras notícias

Tags

Compartilhe

Recomendado só para você
Entenda como funciona o ativo imobilizado e não tenha problemas…
Cresta Posts Box by CP