• Edif. Advanced Trade, Sala 601, Caminho das Árvores, Salvador-Bahia
  • (71) 3052-1011
  • contato@consulfis.com.br

Como a contabilidade consultiva pode salvar pequenos negócios? Confira!

img

16

maio

Como a contabilidade consultiva pode salvar pequenos negócios? Confira!

16/05/2022 Artigos, Contabilidade Consultiva, Gestão de negócios, Gestão Empresarial

Contabilidade pode ser muito mais do que um serviço terceirizado que você apenas paga ao final do mês ou uma sala pequena que você mantém na sua empresa. Esqueça essa ideia relacionada aos responsáveis contábeis se você quer ter ações estratégicas, contar com direcionamento financeiro especializado e alavancar a sua empresa. É muito comum que as pessoas tratem a contabilidade como algo que apenas precisa ser cumprido. No entanto, essa pode ser muito mais do que isso e pode ser capaz de salvar pequenos negócios! Tudo isso é possível através da contabilidade consultiva, uma maneira diferenciada que poucos serviços de contabilidade são capazes de oferecer.

Trata-se de uma atuação mais próxima do cliente e de seus interesses que permite tomar decisões mais assertivas pautadas em um vínculo consultivo das empresas com os responsáveis pela sua contabilidade.

Neste artigo, além de explicar melhor sobre o que é a contabilidade consultiva, você pode entender de que modo a contabilidade consultiva pode salvar pequenos negócios. Portanto, não deixe de conferir o texto na íntegra para entender tudo sobre o assunto! Boa leitura!

Entenda o que é a contabilidade consultiva

Você deve estar acostumado a entregar nas mãos da contabilidade notas fiscais da sua empresa e deixar com eles também as questões de fisco. Mas já pensou em ter uma consultoria especializada dentro do seu serviço de contabilidade?

Basicamente é isso o que acontece quando você investe em uma empresa que atua com a contabilidade consultiva, como a ConsulFis. Em resumo, a contabilidade consultiva é um modelo de negócios em que mais do que auxiliar com as questões contábeis, a contabilidade fornece um suporte estratégico ao cliente.

Isso quer dizer que o cliente pode realizar consultas referente ao direcionamento financeiro que deve seguir com a sua empresa. Ou seja, se você investe em uma contabilidade consultiva, mais do que ter suas questões contábeis sanadas, você pode saber, de repente, onde investir, onde reduzir custos, entre outros fatores.

Além disso, a contabilidade consultiva permite que você tire dúvidas, que receba informações relevantes e resumidas do que os dados contábeis vêm apresentando. Essa é uma excelente maneira de fazer escolhas assertivas em seu negócio e é justamente dessa maneira que ela é capaz de ajudar muitas empresas.

Como a contabilidade consultiva pode salvar pequenos negócios?

No caso de empresas pequenas, negócios recém-criados ou até mesmo pequenos negócios que vêm lutando para não fechar as portas, a contabilidade consultiva pode ser um verdadeiro diferencial. 

Esse modelo de negócios pode ser fundamental para evitar que um negócio termine ou para que ele dê fim nos prejuízos. Ou seja, mais do que entregar o balancete, o profissional da contabilidade pode fazer uma consultoria completa a partir das informações coletadas.

No entanto, não é de praxe que os serviços terceirizados façam isso, se limitando apenas aos ofícios contábeis e de fisco. Não é toda empresa que se engaja em ofertar tal serviço e também não são todos os clientes que sabem a importância de investir nessa modalidade de negócio.

Entretanto, para quem desfruta dessa possibilidade, os benefícios podem ser inúmeros! Afinal, é possível fazer um aparato geral a partir das orientações da contabilidade e corrigir muitos pontos que vêm prejudicando a empresa ou até mesmo limitando seus lucros.

Erros com valores, irregularidades junto ao fisco… Esses são pontos que qualquer contador é capaz de perceber. No entanto, sinais, tendências, erros persistentes, furos que se mantêm, pontos de melhoria não aproveitados… Tudo isso pode ser percebido por um contador consultivo e esses são os fatores que poderão ser decisivos para o futuro do seu negócio.

Abertura De Empresa Em Salvador Bahia - Contabilidade em Salvador - BA | ConsulFis

Resoluções de uma contabilidade consultiva para pequenos negócios

A partir da análise de dados e da interpretação acurada dessas informações, uma contabilidade consultiva pode evitar que pequenos negócios se percam. É justamente a interpretação das informações advindas do balancete que podem auxiliar na tomada de decisões.

Entretanto, não são todas as pessoas que estão aptas a visualizar o balancete e tirar informações pertinentes como um contador consultivo é capaz. Por isso, contar com profissionais especializados é tão importante.

Além disso, o processo de contabilidade consultiva requer um bom alinhamento entre a empresa do serviço e o pequeno negócio. A comunicação é fundamental para que a análise seja eficaz e o retorno estratégico garantido!

Com as ferramentas certas, é possível realizar um bom trabalho e aproveitar todos os benefícios que essa parceria pode prover.

Benefícios de contar com profissionais de contabilidade consultiva para pequenos negócios

Quem lidera ou gerencia pequenas empresas precisa ficar atento às maneiras de comandar o negócio de maneira correta. Afinal, projetos iniciais como empresas ainda pequenas são mais propensas a desandarem do que empresas médias, grandes e consolidadas.

Por meio da análise bem feita a partir de ferramentas e trabalho especializado, planejamentos e ações bem executadas após criadas as estratégias é possível desfrutar de muitas vantagens. Abaixo você entende quais são algumas das razões para que um pequeno negócio queira contar com a contabilidade consultiva:

Redução de custos

Naturalmente, uma contabilidade pode identificar problemas em notas fiscais, pagamentos, entre outros fatores, o que pode gerar um retorno de dinheiro. Entretanto, mais do que isso, uma contabilidade consultiva consegue reduzir custos através da avaliação de pontos que precisam de atenção, mas que não estão sendo mostrados de maneira explícita em notas ou na rotina normal de uma contabilidade.

Esse fator pode ser fundamental para que um bom pequeno negócio não perca mais do que pode e não comece a afundar!

Aumento de ganhos

Da mesma maneira com que uma contabilidade consultiva permite a redução de custos, ela também auxilia no aumento de ganhos através de melhorias. As estratégias tomadas após a análise de informações que a contabilidade consegue pode ser decisiva para alavancar as vendas.

É possível que as ações consigam incluir ganhos consideráveis para que os pequenos negócios possam reinvestir e crescer.

Além disso tudo, é possível ter um negócio melhor estruturado que se baseia em dados concretos para tomar decisões. Tudo isso é capaz de alavancar qualquer pequeno negócio!

Caso você tenha se interessado pelo assunto e deseja ter uma consultoria consultiva para te dar o suporte que você precisa para evoluir com seu negócio, conte com a ConsulFis! Visite o nosso site e conheça os nossos serviços!

Classifique nosso post post

Comentários:

Categorias

Outras notícias

Tags

Compartilhe

Recomendado só para você
A assessoria contábil é responsável por prestar diversos serviços na…
Cresta Posts Box by CP