Contabilidade em Salvador – BA | ConsulFis

Contabilidade para clínicas veterinárias: a importância da gestão contábil para clínicas e consultórios veterinários

Contabilidade Para Clínicas Veterinárias (1) - Contabilidade em Salvador - BA | ConsulFis

As clínicas veterinárias estão espalhadas por todo Brasil sendo uma importante fonte de renda para muitas pessoas. Caso você seja um proprietário desse tipo de empreendimento chegou a hora de conhecer a importância de ter uma boa contabilidade para clínicas veterinárias.

É bastante útil conhecer as peculiaridades desse tipo de empresa para realizar uma contabilidade direcionada, levando em consideração toda a legalização, tributos e muito mais. Confira tudo logo abaixo!

Contabilidade para clínicas veterinárias

Primeiramente é preciso entender qual é o diferencial da contabilidade realizada nas clínicas veterinárias comparada aos demais empreendimentos.

Nesse caso, as clínicas são um ramo especializado e diferenciado, necessitando de um conhecimento nesse setor e nos serviços prestados.

Dessa forma, a gestão contábil para consultórios veterinários necessita de profissionais qualificados e que já possuam experiencias de como o negócio realmente funciona, podendo propor soluções assertivas.

Benefícios da contabilidade em clínicas veterinárias

Como foi dito acima, contar com o apoio de um escritório de contabilidade especializado nas necessidades de uma clínica veterinária vai auxiliar a extrair todos os benefícios dessa prática e aumentar o seu faturamento.

Dessa forma, as principais vantagens são de:

O que é a gestão contábil?

O primordial de toda contabilidade feita para a clínica veterinária é implementar a gestão contábil. Essa ferramenta muito útil possui a característica de conseguir reunir todas as informações financeiras importantes para produzir relatórios que vão auxiliar na tomada de decisões.

Com isso, o papel da empresa é fornecer todos os dados atualizados e completos para que através da gestão contábil tudo possa ser feito de maneira assertiva e traduzido em resultados visíveis dentro do empreendimento.

Somente através da transparência é que o contador consegue calcular corretamente todos os valores referentes a tributos, obrigações, valores a receber, etc. Tudo isso visitando o aproveitamento integral das potencialidades da empresa.

Tributações de médico veterinário e consultório veterinário

Se tratando de um negócio é preciso que o veterinário deixe de ser uma pessoa física e passe a ser uma pessoa jurídica, possuindo CNPJ para garantir todos os direitos e deveres referentes a uma empresa.

Para se ter noção, o médico veterinário que atua como autônomo é tributado através do Imposto de Renda de Pessoa Física, que possui alíquota em torno de 27% todo mês, enquanto ao atuar como PJ o valor é reduzido, referente ao regime em que se enquadra.

Com isso, a tributação principal das clínicas veterinárias de acordo com o Simples Nacional deve seguir a regra do Fator R onde o pagamento varia de acordo com o faturamento em 12 meses e se a folha de pagamento for superior ou inferior a 28% do faturamento.

Dessa forma, se a empresa tem folha de pagamento menor do que 28% a sua alíquota de pagamento é da seguinte forma:

No caso de quem possui folha de pagamento igual ou superior a 28% é de:

Lembrando que de acordo com a legislação os médicos veterinários não podem atuar como Microempreendedor Individual (MEI), portanto possuir CNPJ é a única opção para deixar de ser pessoa física.

Como escolher o melhor regime tributário

Um sério problema entre muitas empresas é no momento de selecionar qual o regime tributário se encaixa melhor em sua realidade, cometendo um sério equivoco e perdendo dinheiro através de um enquadramento incorreto.

Para isso, contar com um escritório de contabilidade especializado e com credibilidade é o mais ideal, como a ConsulFis. Através da contabilidade consultiva é possível oferecer um serviço completo que auxilia na tomada de decisões assertivas.

Para se ter noção de algumas diferenças de tributo, quem atua como autônomo possui uma tributação até 27,5%, no entanto, o do tipo Lucro Presumido é entre 13,33% à 16,33%, enquanto o Lucro Real varia conforme o lucro do consultório veterinário.

Principais erros na gestão contábil de consultórios veterinários

A gestão contábil é uma ferramenta que exige parceria entre o contador e a empresa, por esse motivo, caso a empresa não esteja totalmente disposta a solucionar os problemas encontrados isso pode dificultar a ação do contador.

Assim como, se o contador não tiver a expertise no assunto, a empresa pode ser prejudicada por atitudes equivocadas e erradas.

Dessa forma, os 3 principais erros que podem ocorrer são:

Gostou desse conteúdo? Para saber mais e conhecer a ConsulFis visite nosso Instagram @Consulfis ou entre em contato através do WhatsApp (71) 3052-1011. Para ler mais e expandir o seu conhecimento sobre contabilidade em diversos segmentos conheça o Blog ConsulFis.

Classifique nosso post post
Sair da versão mobile