• Edif. Advanced Trade, Sala 601, Caminho das Árvores, Salvador-Bahia
  • (71) 3052-1011
  • contato@consulfis.com.br

Contabilidade para Startups: Conheça como funciona!

img

04

ago

Contabilidade para Startups: Conheça como funciona!

04/08/2020 Contabilidade para Startups

Entenda o porquê da contabilidade para Startups ser crucial para o seu sucesso!

Entenda como funciona e o que uma contabilidade para startups pode fazer pelo sucesso do seu negócio!

Você, com certeza, já ouviu falar sobre startups… São um tipo de empresa, de certa forma temporárias, que buscam um modelo de negócio escalável, repetível e lucrativo, usando uma iniciativa ou uma ideia.

Ao abrir uma startup, você estará trabalhando com um modelo de empresa inovadora,  abraçando uma ideia nova que provoca uma ruptura com padrões já estabelecidos no mercado. 

Ou seja, não terá um modelo empresarial previsível antes de iniciar alguma coisa, pois, os empreendedores partem para a inovação, a desenvolvendo conforme o feedback do mercado.

As startups, assim como todas as empresas, têm a parte burocrática que é destinada a um profissional especializado nessa área.

Se você tem uma startup ou quer abrir uma, mas não sabe como funciona a parte de uma contabilidade para startups, então continue lendo que vamos ajudar você!

Você sabe como funciona uma contabilidade para startups?

As startups têm uma realidade diferente, devido a incerteza do cenário em que se encontram, por isso, ter uma boa contabilidade pode fazer a sua empresa ter sucesso mais rápido.

Assim como a maioria das empresas, é preciso que sejam entregues as obrigações fiscais e tributárias, e somente alguém especializado pode fazer esse procedimento que fornece dados importantes para as tomadas de decisões na sua startup.

Uma contabilidade para startups ajuda a estabelecer estratégias de curto, médio e longo prazo, fornecendo uma gestão empresarial mais eficaz, auxiliando você nos seguintes tópicos:

  • Ajuda na escolha do regime tributário que for melhor para sua startup;
  • Um profissional especializado em contabilidade para startups poderá trabalhar na legalidade desde a abertura da sua empresa, reduzindo as incertezas e os desafios, auxiliando na tributação correta;
  • O contador encontra investimentos que podem gerar lucro para a sua empresa, assim como as estratégias para agregar valor ao seu negócio;
  • Controla o aporte de investimento, que pode ser de dentro ou de fora do país;
  • Faz o monitoramento adequado dos dados, identificando situações problemáticas;
  • Ajuda na gestão financeira e na organização das questões trabalhistas;
  • Analisa o faturamento, lucratividade e rentabilidade da startup.

Qual o tipo ideal de regime tributário para uma startup?

Essa questão parece fácil de responder, mas exige muito conhecimento e pesquisa para escolher o regime tributário ideal, ainda mais ela sendo uma empresa diferenciada das outras. 

Porém, tendo uma contabilidade especializada nessa área, poderá ter pontos positivos quanto ao sucesso do seu negócio.

Através da elaboração de um planejamento tributário, poderá ser definido qual o melhor regime de tributação para a sua startup, podendo ser os seguintes:

  • Simples Nacional – É baseado na LC 123/2006 e é um dos regimes mais utilizados, com uma taxa de imposto reduzida, pagando uma única guia com todos os impostos incidentes, chamada de DAS.
  • Lucro Presumido – Esse regime tributário é utilizado pelas empresas maiores, que não conseguiram ou não conseguem ter um faturamento que permita que sejam do Simples Nacional. Nesse regime, a sua empresa passará a recolher mensalmente PIS (0,65%) e COFINS (3%), e trimestralmente o IRPJ (15%) e CSLL (9%)
  • Lucro Real – Esse regime é semelhante ao Lucro Presumido, mudando somente as alíquotas mensais de PIS (1,65%) e COFINS (7,60%), e trimestralmente o IRPJ (15%) e CSLL (9%) ficam as mesmas alíquotas. 

Uma contabilidade para startups irá ajudar você a decidir quais desses regimes é o melhor para a sua empresa.

Como saber qual a natureza jurídica da minha startup?

Para saber a natureza jurídica da sua startup, o auxílio do contador também é imprescindível, pois, o mesmo irá analisar de acordo com o perfil do seu negócio, com a quantidade de sócios e funcionários que você terá, com o seu faturamento mensal e de acordo com a sua atividade.

Os tipos de natureza jurídica mais utilizadas na abertura de uma empresa são:

  • Empresário Individual –  Pessoa física que constitui a empresa;
  • Sociedade Simples – Não possui capital social mínimo e pode ser aberto por um sócio ou mais;
  • Sociedade Empresária Ltda – Tem dois ou mais sócios, que possuem responsabilidade dentro da empresa. Deve ser registrada na Junta Comercial para o exercício de atividade como empresa;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) – Possui registro em cartório e obriga a integralização de capital mínimo de 100 salários mínimos para início da empresa;
  • MEI (Microempreendedor Individual) – Com ele, você paga uma taxa reduzida de imposto e não precisa de um escritório de contabilidade para se manter. Basta que você tenha um faturamento anual de até R$ 81.000,00 e  realize uma atividade autorizada para se formalizar. Para saber mais sobre MEI, clique aqui.

Para essa última natureza jurídica, o Microempreendedor Individual, será preciso verificar qual a atividade da sua empresa para se formalizar, pois, ela contém uma listagem de atividades que não são permitidas, e um contador irá auxiliar você na abertura dela, se for possível.

Se a sua startup puder ser formalizada pelo MEI, então, você não precisará se preocupar com taxas elevadas de impostos, pois o regime dele é o Simples Nacional, assim, você recolherá um único imposto e terá que fazer a Declaração Anual da empresa – e isso pode ser feito por você mesmo!

A não ser que você precise de um faturamento mensal, de relatórios de saídas e entradas, ou de balancetes da empresa, nestes casos, você precisará continuar com uma contabilidade, mas mesmo assim, ainda irá economizar nas questões dos impostos.

Independente de qual for a sua natureza jurídica e o seu regime tributário, uma contabilidade para startups irá ajudar você a tomar as melhores decisões e terá todo o suporte para que o seu negócio cresça.

Se você ainda não procurou um profissional especializado nessa área, então, faça isso o quanto antes para evitar dor de cabeça com a sua startup futuramente. 

Lembre-se que, com uma ótima contabilidade para startups, você terá um excelente resultado na sua empresa e irá alavancar o seu crescimento.

Gostou do post? Que tal compartilhar nas suas redes sociais para que outras pessoas saibam como funciona e como aderir a uma contabilidade para startups?

Compartilhar no facebook

Classifique nosso post post

Comentários:

Categorias

Outras notícias

Tags

Compartilhe

Recomendado só para você
Entenda importância de cadastrar a sua obra no CNO! Acabe…
Cresta Posts Box by CP