Abertura de um negócio é um momento certamente muito celebrado pelos empresários. Aqueles que decidem iniciar a gestão financeira de restaurantes, por exemplo, além de pensar no design do local e na atração de clientes, também deve considerar a qualidade dos alimentos e seguir as normas previstas pela Vigilância Sanitária.
Mas, caso você não saiba, todos esses pontos estão relacionados ao planejamento de negócios de um restaurante, que deve considerar vendas, gestão, operações, marketing e financeiro.
Por se tratar de tema importante e que possui relação direta com o sucesso do negócio, nós, da Consulfis, vamos falar sobre gestão financeira para restaurante e quais são as dicas para possuir um setor financeiro eficiente e que trabalhe a favor do restaurante. Continue a leitura!
Gestão de negócios e sua importância
A gestão financeira de um restaurante está ligada ao tema de gestão de negócios, que consiste no planejamento estratégico de determinado empreendimento.
A gestão de negócios não está relacionada apenas à área financeira. Pelo contrário, abrange a própria estrutura do negócio, abarcando desde a área operacional até a gestão de pessoas.
Com a boa gestão de negócios, aumentam-se as chances de sucesso de uma empresa, em razão do seu desenvolvimento e melhora na entrega de resultados.
Quando se fala em restaurante, ter uma boa gestão de negócios pode tornar sua empresa mais relevante, diante do cenário de consumidores cada vez mais exigentes e conscientes dos seus direitos.
Dessa maneira, a gestão de negócios é importante, porque contribui para a melhoria na prestação de serviços, com o aumento da qualidade, otimização do tempo, a partir da redução de custos e alcance de metas e objetivos estabelecidos, a partir de melhores entregas de resultado.
Como fazer a gesta financeira de um restaurante?
Agora que você já sabe a importância de uma boa gestão de negócios, é hora de compreender como efetuar uma boa gestão financeira do seu restaurante.
Afinal, por meio da rotina financeira, com controle de fluxo de caixa, precificação e controle de contas a pagar, é possível melhorar a eficiência operacional do setor financeiro do seu restaurante.
Confira as dicas a seguir!
Planejamento regular e verificação do plano de negócios
O planejamento de negócios deve ser feito antes de o restaurante iniciar as atividades. Nele, estarão informações como local de funcionamento, quantidade de funcionários, cardápio, nome fantasia, razão social, entre outros.
Uma vez que o restaurante esteja em funcionamento, o empreendedor não deve deixar de lado as diretrizes estabelecidas no documento e deve verificar constantemente o planejamento de negócios, com o objetivo de embasar a tomada de decisões.
Fluxo de caixa para gestão financeira de restaurantes
Considerado o coração da gestão financeira, o controle de entradas e saídas do restaurante deve ser efetuado diariamente. Valores a pagar e a receber também devem constar na previsão de despesas.
Uma vez com o valor mínimo estabelecido para manter a operação do restaurante em atividade, o gestor do negócio deve analisar o fluxo de caixa para entender quais ações tomar, seja para melhorar ou investir no futuro do restaurante.
Planilha mensal de controle financeiro
O controle financeiro mensal do restaurante permite analisar, dentro de determinado período, o lucro líquido obtido pelo negócio, a partir do desconto das despesas fixas e variáveis.
Assim, é possível se planejar para os meses seguintes e entender se há possibilidade de alteração em algum ponto da gestão financeira do restaurante.
Controle de estoque para uma boa gestão financeira de restaurantes
Em um restaurante, o controle do estoque deve ser feito de forma rigorosa, em atenção às normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária. Afinal, é uma atividade com potencial de causar impactos negativos na saúde física dos consumidores.
Desse modo, para evitar desperdícios não apenas de alimentos, mas perdas financeiras, o controle de estoque deve ser feito para verificar quantidade, qualidade, tempo de validade dos produtos, além de entender qual deve ser o período para efetuar as compras.
Escolha de fornecedores
A escolha dos fornecedores deve estar relacionada à capacidade financeira de contratação do seu restaurante. Assim, o ideal é encontrar uma pessoa que forneça bons alimentos com preços que você possa pagar.
Portanto, não economize esforços na busca por bons fornecedores e alimente uma parceria confiável com um dos principais responsáveis pelo sucesso do seu restaurante.
Precificação adequada de produtos
A gestão financeira de um restaurante abrange a precificação adequada dos produtos comercializados, desde pratos até bebidas e drinks exclusivos servidos no local.
Dessa maneira, antes de fixar o preço é preciso analisar os custos, margem de lucro e todas as variáveis envolvidas na formação de preço de um alimento.
Porém, é preciso levar em consideração, igualmente, os preços praticados pela concorrência, o ponto comercial no qual o restaurante está situado, além do público alvo do restaurante.
Contas bancárias distintas para pessoa física e pessoa jurídica
O início de um negócio pode ser complicado para todo empreendedor. No entanto, um ponto deve ser estabelecido: A conta bancária de pessoa física e pessoa jurídica deve ser distinta.
Isso porque, corre o risco de haver lançamentos errados na conta da pessoa jurídica, com impacto negativo para a empresa.
Assessoria contábil e financeira
Pode parecer simples efetuar o controle de caixa do restaurante. No entanto, o porte do negócio, quantidade de clientes, faturamento e outros fatores possuem o poder de impactar na gestão financeira.
Assim, para evitar problemas com documentação, manter a regularidade tributária, com o pagamento adequado de impostos e taxas, é fundamental contar com uma assessoria contábil para o seu restaurante.
Afinal, no decorrer do negócio pode ser que haja a prática de pagamentos a mais, com consequências negativas no resultado do negócio. O mesmo acontece com impostos, que podem ser pagos a menor, o que pode gerar problemas futuros com a Receita Federal.
Conclusão sobre a gestão financeira de restaurantes
Como é possível observar, a gestão financeira de um restaurante depende, em primeiro lugar, do planejamento de negócios, o que abrange gestão de custos, tributos, fluxo de caixa e diferentes técnicas que, combinadas, contribuem para aumento dos resultados e da margem do lucro.
Assim, para que o seu restaurante obtenha um diferencial frente à concorrência, é fundamental pensar na contabilidade como protagonista da gestão financeira, com apoio técnico de um time qualificado, focado em contabilidade consultiva, para o seu restaurante.
Com a ConsulFis você pode não só efetuar o planejamento financeiro do seu restaurante, mas obter dicas de como otimizar a gestão de custos para obter melhores resultados financeiros.
Para falar conosco, nos envie uma mensagem através do WhatsApp no número +55 71 3052-1011 ou por meio do Instagram no perfil @Consulfis.
Para se manter atualizado sobre os principais temas de contabilidade, acesse o nosso blog!