• Edif. Advanced Trade, Sala 601, Caminho das Árvores, Salvador-Bahia
  • (71) 3052-1011
  • contato@consulfis.com.br

A importância da Gestão Financeira para as Construtoras

img

29

dez

A importância da Gestão Financeira para as Construtoras

29/12/2021 Contabilidade para Construtoras

A Gestão Financeira na Construção Civil apresenta seus desafios, principalmente por se tratar de valores geralmente elevados, o que torna a gestão ainda mais complexa. 

Neste setor, é possível ter dificuldades em manter um fluxo de caixa positivo, seja pelo retardo na aquisição de novas vendas, seja pelo atraso no pagamento de seus clientes, seja na liberação de eventuais empréstimos.

No setor, somente empresas com uma administração sólida e uma gestão financeira estruturada para as construtoras, têm conseguido se destacar. 

Portanto, para se manterem eficientes e competitivas no mercado, frente a uma crise ou não, as empresas prestadoras de serviços de construção devem adotar um controle financeiro altamente eficaz.

Foi pensando nisso que elaboramos este artigo, para te mostrar a importância da Gestão Financeira e te ensinar algumas dicas para ter uma gestão financeira eficaz. Fique com a gente e aproveite a leitura!

O que é Gestão Financeira?

Uma boa definição que podemos dar para a Gestão Financeira é: uma série de ações e atividades que são feitas com o intuito de planejar, analisar e controlar os recursos financeiros de uma empresa. 

Ou seja, trata da gestão de despesas fixas e variáveis, financiamentos, investimentos, empréstimos, lucros e valor de ativos, além de suas ações que incluem atividades de planejamento, monitoramento e análise. Para garantir o equilíbrio entre as entradas e saídas de recursos, a fim de orientar as próximas etapas da forma mais produtiva possível.

Desafio da Gestão Financeira nas Construtoras

Um dos principais desafios do Engenheiro e do Gestor da Obra é cumprir o orçamento e o prazo inicial, pois eventos inesperados ocorrem constantemente: ausência de pessoal, baixa produtividade, burocracia com papéis e planilhas, falhas de máquinas e troca de produtos e oscilação nos preços dos produtos estão entre os mais comuns.

 

Para ter uma boa Gestão Financeira, é importante estar atento para alguns indicadores financeiros como:

  • Valor de mercado: Mede quanto vale o seu negócio comparado ao preço da ação;
  • Liquidez: Avalia se a empresa está conseguindo cumprir as obrigações com rapidez;
  • Indicadores de Atividade: Serve para medir a entrada e saída de dinheiro;
  • Indicadores de Rentabilidade e Lucratividade: Mostram quanto a empresa lucra de acordo com o valor do patrimônio.

Agora, vamos te ensinar algumas dicas para que você consiga ter uma gestão financeira eficaz. Confira!

4 dicas para uma Gestão Financeira eficaz!

1. Tenha um Cronograma Financeiro

Para começar, é necessário verificar se existe um cronograma de construção junto ao orçamento de construção, mesmo que isso já seja uma realidade no seu negócio de construção. Além disso, é fundamental verificar a eficácia das ferramentas que se utiliza para isso, até porque existem várias maneiras de realizar esse processo.

O objetivo principal é avaliar o gasto total que se planeja nas fases de realização de cada obra, por isso, o que se recomenda é ter em mãos um software de gestão que permita acompanhar de perto todas as fases.

De acordo com as informações encontradas, a solução tecnológica certa é capaz de cruzar os dados necessários para fornecer os dados relevantes. Com eles, você vai projetar os gastos das semanas ou meses que virão com a máxima precisão.

Dessa forma, todo o processo de  decisão orçamentária será organizado e alinhado de acordo com o andamento da construção do empreendimento.

2. Tenha um Controle das Contas a Pagar

Esse controle vai te ajudar a ter noção dos custos relacionados com os empreendimentos. Isso vai permitir que você possa registrar os valores utilizados em cada obra e, a partir daí, minimizar um problema clássico: despesas adicionais excessivas.

Sabemos que mesmo com a elaboração de um orçamento prévio, a estimativa de gasto inicial  está sujeita a alterações que geralmente são decorrentes de imprevistos.

Como a apropriação de custos é feita ao mesmo tempo que a construção do prédio, achar falhas que possam trazer prejuízos ou perda de lucro, acaba ficando mais fácil.

3. Faça Conciliação Bancária

A Reconciliação Bancária é a comparação entre o saldo existente na conta bancária da empresa e o Controle Financeiro feito pela empresa através dos seus registros de pagamentos e recebimentos, tanto em folhas de cálculo como em software especializado.

Esse procedimento serve para confirmar se os registros de receitas e despesas internas da empresa correspondem às transações bancárias. Se houver diferença entre esses registros e a conta bancária, a fonte deve  ser encontrada e, em seguida, corrigida.

Eventuais discrepâncias precisam passar por investigação e correção imediata, pois podem indicar um prejuízo futuro para o negócio, como quando é preciso comprar um material às pressas e isso não é registrado logo ou uma mão de obra adicional, que não estava no planejamento financeiro original.

4. Controle o Fluxo de Caixa

Por último, mas não menos importante, o controle do Fluxo de Caixa é muito importante para a Gestão Financeira das Construtoras. Embora nem todos os gestores tenham uma relação amigável com essa prática, muitas vezes por falta de conhecimento ou por acumular tarefas.

De maneira simples, ter o Controle do Fluxo de caixa nada mais é do que verificar quanto a empresa recebeu e quanto ela pagou. Esse controle permite que você possa monitorar a falta ou excesso de recursos financeiros na liquidez da construtora.

Portanto, isso vai permitir que você consiga prever quando estará no vermelho e por quanto tempo terá de operar nessas condições e, dessa forma, ter tempo para organizar suas operações para obter resultados positivos ao final do projeto.

Gostou das nossas dicas? Está precisando de ajuda para conseguir fazer uma gestão financeira eficaz? A ConsulFis tem uma equipe de especialistas contábeis, que vão te auxiliar a ter um melhor controle financeiro da empresa e construir uma trajetória de sucesso.

Quer conhecer mais dos nossos serviços? 

Clique aqui agora mesmo e entre em contato através de nossos canais de atendimento.

Classifique nosso post post

Comentários:

Categorias

Outras notícias

Tags

Compartilhe

Recomendado só para você
A ART, sigla para Anotação de Responsabilidade Técnica, é um…
Cresta Posts Box by CP